PT/Prabhupada 0030 - Krishna está simplesmente desfrutando

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Provided ID could not be validated.


Sri Isopanisad, Mantra 2-4 -- Los Angeles, May 6, 1970

"A Personalidade de Deus, apesar de estar fixo na Sua morada, é mais veloz que a mente e pode superar a todos. Os semideuses poderosos, não podem aproximar-se dEle.. Apesar de estar num lugar, Ele controla aqueles que fornecem o ar e a chuva. Ele supera a todos em excelência." Isto também está confirmado no Brahma-saṁhitā: goloka eva nivasaty akhilātma-bhūtaḥ (Bs. 5.37). Kṛṣṇa, apesar de estar sempre em Goloka Vṛndāvana, não tem nada que fazer. Simplesmente desfruta na companhia de Seus associados, as gopīs e os vaqueiros, com Sua mãe e Seu pai. Livre, completamente livre. E aqueles que são Seus associados, ainda têm mais liberdade. Porque, quando os associados estão em perigo, existe ansiedade por parte de Kṛṣṇa para os salvar mas os associados, não têm nenhuma ansiedade. "Oh, aqui está Kṛṣṇa." Vejam só. (ri entre dentes). Os associados não têm nenhuma ansiedade. Lerão no livro de Kṛṣṇa. Qualquer coisa que acontecia-e havia muitos perigos. Os rapazes, juntamente com Kṛṣṇa, iam diariamente com os seus bezerros e vacas brincar na floresta, às margens do Yamunā, e Kaṁsa, enviava algum demónio para mata-los. Vocês já leram e também já viram as pinturas. Eles só desfrutam porque têm muita confiança. Isso é vida espiritual. Avaśya rakṣibe kṛṣṇa viśvāsa pālana. Esta fé firme, "Em qualquer situação perigosa, Kṛṣṇa salvar-me-a," isso é rendição.

Existem seis passos na rendição. O primeiro, é que devemos aceitar tudo o que seja favorável para o serviço com devoção, e rejeitamos tudo o que seja desfavorável ao serviço com devoção. E o seguinte passo é associar com os associados do Senhor. Kṛṣṇa tem muitos associados, nós podemos... Claro está, que isso não é feito artificialmente. Quando formos avançados, compreenderemos qual o nosso relacionamento com Kṛṣṇa. Tornamos familiares com essa associação, e depois vem a confiança que "Kṛṣṇa dar-me-a protecção." Na verdade, Ele está a dar protecção a todos. Essa é a realidade. Mas influenciados por māyā, pensamos que nos protegemos e que nos alimentamos. Não. Essa não é a realidade.