PT/Prabhupada 0125 - A Sociedade Está Muito Poluída

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 1.5.23 -- Vrndavana, August 4, 1974

Todas as pessoas que são inferiores aos śūdras chamam-se pañcamas, pessoas de quinta classe. O brāhmaṇa é de primeira classe, o kṣatriya é de segunda classe, o vaiśya é de terceira classe, o śūdra é de quarta classe e todas as outras são de quinta classe São chamadas caṇḍālas. Os caṇḍālas... O varredor, o sapateiro, e o... Inferiores. Mesmo nos dias de hoje, na India, só as pessoas de quinta classe comem carne, porcos e algumas vezes vacas. São de quinta classe. Agora, tornou-se uma prática regular e a pessoa que come é considerada de primeira classe. Vejam só. Os hábitos das pessoas de quinta classe, tornaram-se os hábitos dos pseudo políticos Compreendem? Como poderemos ser felizes sendo governados por pessoas de quinta classe? Não é possível. Como pode haver tranquilidade social? Não é possível. Mas mesmo as pessoas de quinta classe podem ser purificadas através do movimento da consciência de Kṛṣṇa. Portanto, este movimento é muito necessário.. Porque, no momento actual não existem pessoas de primeira classe, de primeiro grau, nem de pessoas de segundo grau Talvez de terceiro grau, quarto grau, quinto grau, sexto grau Mas eles podem ser purificados. Quer dizer... O único método é este movimento para a consciência de Kṛṣṇa Qualquer pessoa pode ser purificada. Māṁ hi pārtha vyapāśritya ye 'pi syuḥ pāpa-yonayaḥ (BG 9.32). São chamados pāpa-yoni, nascidos em famílias de grau inferior, pecaminosas. Pāpa-yoni. Kṛṣṇa diz, ye 'pi syuḥ pāpa-yonayaḥ Māṁ hi pārtha vyapā..."Se se refugiam em Mim,..." Esse refúgio está disponível porque o representante de Kṛṣṇa está a fazer propaganda.

Não existe escassez. Só temos que refugiar-nos nele. Só isso. A missão de Caitanya Mahāprabhu é criar pessoas que façam propaganda. "Ide a todas as partes. " Āmāra ājñāya guru hañā tāra' ei deśa (CC Madhya 7.128). "Ide!" Ele costumava enviar Nityānanda Prabhu, Haridāsa Ṭhākura a fazerem propaganda, "Por favor cantem Hare Kṛṣṇa. Por favor cantem Hare Kṛṣṇa. Por favor rendam-se a Kṛṣṇa." Certa vez havia um aglomerado de pessoas. Quando Nityānanda Prabhu e Haridāsa Ṭhākura viram, eles perguntaram, " Qual a razão desta multidão?" Jagāi and Mādhāi são dois irmãos e causam muitos problemas. São bêbados, mulherengos, comedores de carne estão sempre a criar problemas." Nityānanda Prabhu tomou a decisão imediatamente, "Porque não libertar primeiro estas pessoas? Então, o nome do Meu Senhor será glorificado." O nome de Śrī Caitanya Mahāprabhu será glorificado."

Esta é a missão do discípulo, a de glorificar o mestre espiritual, paramparā. Eu glorifico o meu mestre espiritual e vocês glorificam o vosso mestre espiritual. Se simplesmente fizermos isso, Kṛṣṇa será glorificado Nityānanda Prabhu tomou essa decisão, "Porque não libertar primeiro estas almas caídas?" A encarnação de Caitanya Mahāprabhu vem para libertar as almas caídas. E...E não há escassez de almas caídas nesta era.

patita-pāvana-hetu tava avatāra
mo sama patita prabhu nā pāibe āra

Narottama dāsa Ṭhākura colocou-se perante os pés de lótus de Śrī Caitanya Mahāprabhu, "Meu querido Senhor, o propósito de Vossa encarnação é o de reclamar todas as almas caídas. Mas eu sou o mais baixo de todas as almas caídas. A minha petição tem prioridade. Tem a bondade de me libertar." Mo sama patita prabhu nā pāibe āra. "A vossa missão é a de salvar os caídos. Eu sou a pessoa mais caída. Por favor aceite-me." As pessoas sofrem em Kali-yuga.

São todas caídas, são todas comedoras de carne, bêbados, são todas pessoas de quinto grau, de sexto grau. São orgulhosas, mas na verdade são pessoas de quinto, sexto, décimo grau, nem sequer são cavalheiros. Por isso é que o meu Guru Mahārāja costumava dizer, " Este não é um lugar para cavalheiros. Esta sociedade está muito poluída." E...Mas existe oportunidade para servir Caitanya Mahāprabhu. A sociedade está muito caída mas existe uma grande oportunidade para servir a Śrī Caitanya Mahāprabhu. A missão da encarnação de Śrī Caitanya Mahāprabhu é a de recuperar as almas caídas. E nós temos a oportunidade de servir Śrī Cai..., de satisfazer Caitanya Mahāprabhu, porque Ele queria que as almas caídas se libertassem. Kṛṣṇa também queria. Yadā yadā hi glānir bhavati bhārata, dharmasya glānir bhavati bhārata. Kṛṣṇa aparece... Esta é... Esta é a missão de Deus. Ele está muito ansioso de recuperar estes desavergonhados que apodrecem neste mundo material. Kṛṣṇa está sempre ansioso. Ele próprio vem. Vem como um devoto. Ele aparece, envia o Seu servo genuíno, o Seu filho genuíno.

Esta é a preocupação de Kṛṣṇa, recuperar todas as almas caídas. Portanto, esta é uma oportunidade. Os yoginīs, os yoginaḥ, viajam por todo o mundo. Só param durante a estação das chuvas. Não é que nas outras estações do ano só comiam e dormiam. Não. A estação das chuvas é só de quatro meses porque apresenta muitos inconvenientes para viajar. Eles paravam num lugar durante esses quatro meses e as pessoas que os serviam, até um simples rapaz, eram libertados. Não havia pregação. Pelo simples facto de terem uma oportunidade de servir, as almas caídas libertavam-se. Mas para receber serviço, a pessoa tem que ser competente. Ela não pode receber serviço e não dar nada de troca. Se assim for, irá ao inferno. Se verdadeiramente estiverdes na posição espiritual, as pessoas serão libertadas por alcançarem uma pequena oportunidade de vos servir. Nem precisam entender a filosofia. O devoto deve ser perfeito. Porque isso, quando alguém vê um devoto, prostra-se e toca os pés. Esse é o costume. Porque ao tocar os pés... Mahat-pāda-rajo-'bhiṣekam. Se a pessoa está verdadeiramente elevada na vida espiritual, e as pessoas tocarem os seus pés de lótus elas tornam-se devotas. É esse o processo.