PTBR/Prabhupada 0055 - Tocando Krishna pela recepção auditiva

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 2.18 -- Hyderabad, November 23, 1972

A previsão de Caitanya Mahāprabhu: "Como muitas cidades e vilas estão lá na superfície do globo, em todos os lugares este mantra Hare Krishna, ou o nome do Senhor Caitanya, será celebrado." Isso está sendo feito. Há um imenso campo para a introdução deste culto Hare Krishna em todo o mundo. Isso é prático. Infelizmente, apesar de Caitanya Mahāprabhu confiar a questão para todos os indianos... Não que os Bengalis, porque Ele apareceu em Bengala. Ele nunca disse para os Bengalis. Ele disse, bhārata-bhūmite manuṣya-janma haila yāra (CC Adi 9.41). "Nesta terra santa de Bhāratavarṣa, quem quer que tenha o seu nascimento como um ser humano, ele deve fazer a sua vida perfeita. "Janma sārthaka kari". Você não pode pregar sem fazer da sua vida antes de tudo perfeita. Se eu permanecer imperfeito, eu não posso pregar. É preciso ser perfeito. Isso não é muito difícil. Temos direção de grandes sábios e pessoas santas e de Deus, Krishna, Ele mesmo.

Então, para tornar a nossa vida perfeita não é nada difícil. Estamos simplesmente negligenciando. Essa é a nossa desgraça. Mandāḥ sumanda-matayo manda-bhāgyāḥ (SB 1.1.10). Porque nós somos manda, manda-mataḥ, temos de aceitar alguma lógica falsa, falso "ismo", e perder o nosso tempo. Devemos tomar a partir do śāstra o verdadeiro caminho. Em seguida, deve tornar-se inteligente. Su-medhasaḥ. Yajñaiḥ saṅkīrtana-prāyair yajanti hi su-medhasaḥ (SB 11.5.32). O método de atalho. A classe inteligente de homens vai levar este movimento saṅkīrtana para sua elevação espiritual da vida. É um fato, é científico, é autorizado. Portanto, não negligencie. Tome este cantar Hare Krishna de coração e alma, e em qualquer lugar... Niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ. Não há regras e regulamentos, que "Você tem que cantar neste tempo ou naquele tempo, nesta posição ou naquela posição". Não. Porque ele é especialmente destinado para essas almas condicionadas caídas, não há nenhuma regra dura e rápida. Nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ. O nome, o santo nome de Kṛṣṇa é tão poderoso como Kṛṣṇa. Não há nenhuma diferença com Kṛṣṇa e Seu nome. Kṛṣṇa é absoluto. Portanto, não há distinção entre o nome de Kṛṣṇa, a forma de Kṛṣṇa, a qualidade de Kṛṣṇa, a comitiva de Kṛṣṇa, passatempos de Kṛṣṇa, de Kṛṣṇa. Tudo é Kṛṣṇa. Se você ouvir sobre Kṛṣṇa, então você deve saber que você está tocando Kṛṣṇa através da recepção auditiva. Se você vir Kṛṣṇa à Deidade, isto significa que você está vendo pessoalmente Kṛṣṇa. Porque Kṛṣṇa é absoluto. Ele pode aceitar o seu serviço, de qualquert forma. Porque Ele é tudo. Īśāvāsyam idaṁ sarvam (ISO 1). Sua energia. Parasya brahmaṇaḥ śaktis tathedam akhilaṁ jagat. Tudo é energia de Kṛṣṇa. Então, se estamos em contato com a energia de Kṛṣṇa, com um pouco de conhecimento, estamos diretamente em contato com Kṛṣṇa. Este é o processo. Como você se torna constantemente em contato com Kṛṣṇa, esta é a consciência de Kṛṣṇa. Então você se torna purificado. Purificado. Assim como se você colocar uma barra de ferro no fogo, ela torna-se quente, mais quente, mais quente e, por fim, torna-se vermelho quente. Quando estiver vermelho quente, é fogo. Não é mais barra de ferro. Da mesma forma, se você se mantiver sempre em Consciência de Kṛṣṇa, você se torna Kṛṣṇaizado. Este é o processo. Então, tudo se torna purificado; em seguida, sua vida espiritual se manifesta. Então, sua vida é bem sucedida.