PTBR/Prabhupada 0084 - Apenas torne-se um devoto de Krishna

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 2.22 -- Hyderabad, November 26, 1972

Assim, nossa proposta é receber conhecimento de Kṛṣṇa, a pessoa perfeita, a Suprema Personalidade de Deus. Aceitamos o śāstra, que é infalível. Não há erro. Assim como quando eu estava caminhando perto do estábulo, montes, pilhas de esterco de vaca estavam lá. Então, eu estava explicando aos meus seguidores que, se as fezes do animal..., aliás, quero dizer, se fezes humanas fossem amontoadas aqui, ninguém iria aqui. Ninguém viria aqui. Mas o esterco de vaca, há tanto montes de esterco de vaca, ainda assim, sentimos prazer ao passearmos por aqui. E nos Vedas é dito: " O esterco de vaca é puro." Isso é chamado de śāstra. Se você argumentar: "Como é que pode? São fezes de animais." Mas os Vedas, eles... Porque o conhecimento é perfeito, que mesmo em argumento não podemos provar como as fezes do animal tornam-se puras, mas são puras. Portanto, o conhecimento védico é perfeito. E se aceitarmos o conhecimento dos Vedas, pouparemos muito tempo para investigação ou pesquisa. Nós gostamos muito de pesquisa. Tudo está lá nos Vedas. Por que você desperdiça seu tempo?

Assim, este é o conhecimento védico. Conhecimento védico significa aquele que é falado pelo Senhor Supremo. Isso é conhecimento védico. Apauruṣeya. Não é falado por um homem comum como eu. Então, se nós aceitarmos o conhecimento védico, se aceitarmos, o fato tal como é afirmado por Kṛṣṇa, ou por seu representante... Porque Seu representante não vai falar nada que Kṛṣṇa não fala. Portanto, ele é um representante. As pessoas conscientes de Kṛṣṇa são representantes de Kṛṣṇa porque uma pessoa consciente de Kṛṣṇa não vai falar nenhuma tolice, ir além da fala de Kṛṣṇa. Essa é a diferença. Outra tolice! Os patifes, eles falarão além de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz: man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65), mas o patife erudito vai dizer: "Não, não é Kṛṣṇa. É outra coisa." Onde você conseguiu isso? Kṛṣṇa diz diretamente, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Então, por que você se desvia? Por que você diz 'algo mais': "É algo dentro de Kṛṣṇa"? Você vai encontrar... Eu não desejo nomeá-los. Há tantos patifes eruditos. Eles interpretam assim. Portanto, apesar da Bhagavad-gītā ser um livro de conhecimento da Índia, tantas pessoas são enganadas. Grandes... Devido a esses patifes eruditos, os assim chamados eruditos. Porque eles simplesmente interpretam mal.

Por isso estamos apresentando o Bhagavad-gītā Como Ele É. Kṛṣṇa diz: sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Nós dizemos, nós estamos pregando esse culto: "Seja consciente de Kṛṣṇa." Apenas se torne um devoto de Kṛṣṇa. Ofereça seus respeitos..." Você tem que oferecer seu respeito a qualquer um. Você não é supremo. Você tem que bajular alguém para obter algum serviço. Essa é uma ... Mesmo se você conseguir uma boa posição, você tem que bajular. Mesmo que você se torne um presidente, se torne o presidente do país, você tem que bajular seus compatriotas: "Por favor me dê um voto. Por favor, vou dar-lhe tantas facilidades. " Então, você tem que bajular. Isso é um fato. Você pode ser um homem muito importante, mas você tem que bajular alguém. Você tem que aceitar algum mestre. Por que não aceitar Kṛṣṇa, o mestre supremo? Onde está a dificuldade? "Não. Aceitarei milhares de mestres exceto Kṛṣṇa." Esta é a nossa filosofia. "Aceitarei milhares de professores, exceto Kṛṣṇa. Esta é a minha determinação." Então, como você pode ser feliz? A felicidade só pode ser alcançada ao se aceitar Kṛṣṇa.

bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ
sarva-loka-maheśvaram
suhṛdaṁ sarva-bhūtānāṁ
jñātvā māṁ śāntim ṛcchati
(BG 5.29)

Este é o processo de śānti. Kṛṣṇa diz que você aceita que "Eu sou o desfrutador. Você não é o desfrutador." Você não é o desfrutador. Você pode ser presidente ou você pode ser secretário; você pode ser o que quer que seja. Mas você não é o desfrutador. O desfrutador é Kṛṣṇa. Deve-se saber disso. Assim como em seu ... Eu venho, tenho vindo, simplesmente respondendo a uma carta da Comissão de Amparo Andhra. O que esta comissão de amparo fará se Kṛṣṇa não está satisfeito? Simplesmente por levantar alguns fundos? Não, isso não é possível. Agora está chovendo. Agora você receberá o benefício. Mas esse chover depende de Kṛṣṇa, não de sua capacidade de angariar fundos.