PTBR/Prabhupada 0132 - Sociedade sem classes é sociedade inútil



Lecture on BG 7.1 -- Hyderabad, April 27, 1974

Então no Bhagavad-gītā encontraremos todas as soluções aos problemas humanos, todas as soluções. Cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma-vibhāgaśaḥ (BG 4.13). A menos que você separe toda a sociedade humana em quatro divisões, o brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya e śūdra... Você tem que dividir. Você não pode dizer "sociedade sem classes". Isso é uma sociedade inútil. Sociedade sem classes significa sociedade inútil. É preciso que haja uma classe superior, inteligente, uma classe ideal de homens para assegurar-se de que "aqui está uma civilização humana". Isso é brāhmaṇa. Cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma... (BG 4.13). A menos que o povo veja o exemplo dos homens ideais, como eles irão seguir? Yad yad ācarati śreṣṭhaḥ, lokas tad anuvartate (BG 3.21). O brāhmaṇa é comparado ao cérebro no corpo. A menos que haja cérebro, qual é o uso dessas mãos e pernas? Se o cérebro de alguém está danificado, homem louco, ele não pode fazer nada. Então neste momento, porque há escassez de homens com qualificação brahmínica em toda a sociedade humana... Não é feito... Brāhmaṇa não é apenas para a Índia ou para os hindus. É para toda a sociedade humana. Kṛṣṇa nunca diz que o cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭam (BG 4.13) é feito apenas para a Índia, ou para os hindus, ou para uma classe de homens. É para toda a sociedade humana, é preciso haver um homem muito intelectual, ideal, que o povo possa seguir. Cérebro, o cérebro da sociedade. Esses são os ensinamentos do Bhagavad-gītā. Você não pode dizer que "podemos passar sem o cérebro". Suponha que o cérebro é eliminado de seu corpo, sua cabeça é cortada, então você está acabado. O que as mãos e as pernas farão se há cérebro, se não há mais cérebro? Então no momento há escassez de cérebro em toda a sociedade humana. Portanto, ela está em condição caótica. Então existe a necessidade, como é dito no Bhagavad-gītā. A sociedade humana, toda a sociedade humana, precisa ser reformada desta forma, que o... Há a classe intelectual de homens, naturalmente. Há a primeira classe de homens intelectuais, a segunda classe de intelectuais, terceira classe, quarta classe, dessa forma. Então a primeira classe de intelectual, eles devem ser brāhmaṇas, com as qualificações brahmínicas, e eles devem ser conscientes de Kṛṣṇa. Então eles podem orientar toda a sociedade no caminho correto, e não haverá problema. Isso é o movimento da consciência de Kṛṣṇa.

Então aqui Kṛṣṇa diz como tornar-se consciente de Kṛṣṇa. Isso é para os brāhmaṇas, ou classe intelectual de homens. Isso está sendo descrito por Kṛṣṇa. O que é isso? Mayy āsakta-manāḥ: "A mente deve ser apegada a Mim, Kṛṣṇa". Esse é o início. De alguma forma ou de outra temos que... Nossa mente está apegada a outra coisa. A mente não pode ser desapegada. Nós temos tantos desejos. Então a ocupação da mente - é apegar-se. Então, eu aceito algo, eu rejeito algo. Essa é a ocupação da mente. Então você não pode se tornar zero, você não pode eliminar os desejos. Isso não é possível. Nosso processo... Assim como outros, eles dizem, "torne-se sem desejos". Isso é uma proposta tola. Quem pode eliminar o desejo? Isso não é possível. Se eu não tenho desejos, então eu sou um homem morto. Um homem morto não deseja. Então isso não é possível. Temos que purificar os desejos. Isso é necessário. Purificar os desejos. Sarvopādhi-vinirmuktaṁ tat-paratvena nirmalam (CC Madhya 19.170). Isso é chamado purificação. Nirmalam. Tat-paratvena. Tat-paratvena significa quando consciente de Deus, consciente de Kṛṣṇa, então os desejos se tornam puros.

Então nós temos que chegar ao ponto, não do fim dos desejos, mas ao ponto de ter desejos puros. Isso é necessário. Então aqui é dito, mayy āsakta-manāḥ: "Você não pode fazer a sua mente parar de desejar, mas você pode fixar a sua mente em Mim". Isso é necessário. Mayy āsakta-manāḥ pārtha. Esse é o sistema de yoga. Isso é chamado bhakti-yoga, e ele é chamado yoga de primeira classe. Isso é descrito no Bhagavad-gītā, que yoginām api sarveṣāṁ mad-gatenāntar-ātmanā (BG 6.47). O yogi, o yogi de primeira classe, yoginām api sarveṣām... "Há diferentes tipos de sistemas de yoga, mas a pessoa que aceitou este bhakti-yoga, ela está sempre pensando em Mim". Assim como esses meninos e meninas, eles estão sendo ensinados a sempre pensar em Kṛṣṇa, "Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare." Então se você lê Bhagavad-gītā e canta Hare Kṛṣṇa, imediatamente você aprende a ciência toda, como tornar-se apegado a Kṛṣṇa. Isso é chamado de mayy āsakta-manāḥ. Mayy āsakta-manāḥ pārtha yogaṁ yuñjan, praticar yoga... Isso é bhakti-yoga. Mad-āśrayaḥ. Mad-āśrayaḥ significa "sob a Minha direção", ou "sob a Minha proteção". Āśraya.