PTBR/Prabhupada 0153 - Através de contribuição literária, a inteligência de um indivíduo é testada

Revision as of 22:09, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York

Entrevistadora: Você poderia cobrir cada uma das três funções que você tem mencionado - comer, dormir e copular, e diga-me o que especificamente, quais as regras ou dicas você daria às pessoas que buscam a iluminação espiritual para ajudar em suas vidas dessa maneira.

Prabhupāda: Sim. Sim, isso são os nossos livros. São os nossos livros. Temos matéria suficiente para entender. Não é uma coisa que você vai entender em um minuto.

Entrevistadora: Eu entendo que você dorme muito pouco. Você dorme de três a quatro horas por noite. Você acha que isso é o que qualquer pessoa que se realiza espiritualmente também vai realizar?

Prabhupāda: Sim, nós vemos a partir do comportamento dos Gosvāmīs. Eles praticamente não tinha necessidades materiais. Este comer, dormir, acasalar e defendendo, praticamente não tinham tal coisa. Eles são simplesmente envolvidos em negócios de Kṛṣṇa.

Entrevistadora: Envolvidos em quê?

Rāmeśvara: em negócios de Kṛṣṇa ou serviço a Deus.

Bali-Mardana: Ele está dando o exemplo dos mestres espirituais predecessores.

Entrevistadora: Bem, o que eu estava interessada em saber é por que... Será que ele descobriu que três a quatro horas é o período de tempo necessário para dormir?

Bali-Mardana: Em outras palavras, por quê... Ela está perguntando por que de três a quatro horas é a quantidade de tempo que você dorme. Como você chegou a esse padrão?

Prabhupāda: Isso não é artificialmente. Quanto mais você estiver envolvido em atividades espirituais, tanto mais você se torna livre de atividades materiais. Esse é o teste.

Entrevistadora: E então você chegou a isso...

Prabhupāda: Não, eu não falo sobre mim mesmo, mas esse é o teste. Bhaktiḥ pareśānubhavo viraktir anyatra syāt (SB 11.2.42). Se você avançar em bhakti, na vida espiritual, então você se torna desinteressado pela vida material.

Entrevistadora: Você acha que há uma diferença entre os vários povos do mundo? Em outras palavras, você acha que os índios em oposição aos europeus têm uma maior tendência ou são mais propensos a aderir à consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Não, qualquer homem inteligente pode se tornar consciente de Kṛṣṇa. Isso eu já expliquei, que a menos que um indivíduo seja muito inteligente, ele não pode tomar a prática da consciência de Kṛṣṇa. Portanto ela é aberta para todos. Mas há diferentes graus de inteligência. Na Europa, na América, eles são inteligentes, mas a sua inteligência é utilizada para fins materiais. E na Índia a sua inteligência é utilizada para propósito espiritual. Portanto, você encontra tantos padrões de vida altamente espirituais, livros, literatura. Assim como Vyāsadeva. Vyāsadeva também era alguém que tinha vida de família, mas ele estava vivendo na floresta, e veja a sua contribuição literária. Ninguém pode nem mesmo sonhar. Então, por contribuição literária, a inteligência de um indivíduo é testada. Todos os grandes, grandes homens do mundo material, cientistas, filósofos e até mesmo técnicos, eles são reconhecidos por seus escritos, por sua contribuição, não pelo seu corpo gigantesco.