PTBR/Prabhupada 0154 - Mantenha a sua arma sempre afiada



Room Conversation -- May 7, 1976, Honolulu

Tamāla Kṛṣṇa: No seu artigo na revista Volta ao Supremo sobre Karl Marx, você o chama de tolo, você diz que o marxismo é disparate.

Prabhupāda: Sim, o que é a filosofia dele? Dialética?

Tamāla Kṛṣṇa: Materialismo dialético.

Prabhupāda: Então, nós escrevemos sobre o Espiritualismo Dialético.

Hari-śauri: O de Harikeśa.

Prabhupāda: Harikeśa.

Tamāla Kṛṣṇa: Sim, ele o leu para nós. Ele está pregando, eu acho que na Europa Oriental, às vezes. Nós recebemos um relatório. Ele escreveu para você?

Prabhupāda: Sim. Eu ouvi falar, mas ele está se saindo bem ou não?

Tamāla Kṛṣṇa: A partir do relatório, parece que ele vai ocasionalmente em alguns países da Europa Oriental. Ele está se concentrando principalmente na Inglaterra, Alemanha e Escandinávia. Ele tem um grupo e eles estão fazendo palestras e distribuindo livros. E ocasionalmente ele foi em quais países?

Devoto: Tchecoslováquia, Hungria, Budapeste.

Tamāla Kṛṣṇa: Ele está indo para alguns países europeus comunistas.

Devoto: Eles fazem as suas vans com fundos falsos e assim escondem os livros, então na fronteira eles não vêem. Debaixo da van estão todos os seus livros. Quando eles chegam no país, então eles distribuem os livros aos estudantes.

Tamāla Kṛṣṇa: Revolução.

Prabhupāda: Isso é muito bom.

Devoto: Às vezes ele disse que quando ele está falando, o tradutor não repete o que ele está dizendo, porque isso é...

Tamāla Kṛṣṇa: Às vezes ele esquece - geralmente ele fala com muito cuidado - palavras bem selecionadas. Mas uma ou duas vezes, diz ele, ele começa a falar diretamente sobre a consciência de Kṛṣṇa e o tradutor olha para ele e não traduz para o idioma local. Às vezes ele se distrai e começa a falar sobre Kṛṣṇa como a Suprema Personalidade de Deus e o tradutor de repente olha para ele. Normalmente, ele cobre tudo.

Prabhupāda: Ele tem feito um bom trabalho.

Tamāla Kṛṣṇa: Ele é uma pessoa qualificada, muito inteligente.

Prabhupāda: Então, desta forma... Vocês são todos inteligentes, vocês podem planejar. O objetivo é como distribuir livros. Essa é a primeira consideração. Na Bhāgavata é muito figurativamente descrito que temos esse corpo e as suas diferentes partes. Assim como Arjuna está sentado na carruagem. Há o condutor da carruagem, cavalos, rédeas. Tem o campo, e a flecha, e o arco. Eles têm sido figurativamente descritos. Então isto pode ser usado para matar os inimigos da nossa consciência de Kṛṣṇa e em seguida, abandonar toda esta parafernália, carro, nós... Assim como depois de lutar e, se vencer, então você pode matá-los. E da mesma forma este corpo existe, a mente existe, os sentidos existem. Então utilize-os para a conquista sobre essa existência material. E, em seguida, deixe este corpo e volte para casa.

Tamāla Kṛṣṇa: Será que o devoto, quero dizer exatamente como você está sempre nos incentivando a avançar...

Prabhupāda: Sim, isso é o que quer dizer estar afiando suas armas. Isso é também descrito. Ao servir ao mestre espiritual, você mantém sua arma sempre afiada. E então busque a ajuda de Kṛṣṇa. As palavras do mestre espiritual afiam sua arma. E yasya prasādad bhagavata... E o mestre espiritual fica feliz, então Kṛṣṇa imediatamente vai ajudar. Ele lhe dá força. Suponha que você tem uma espada, uma espada afiada, mas se você não tem força, o que você vai fazer com a espada? Kṛṣṇa lhe dará a força, como lutar e matar os inimigos. Tudo é descrito. Portanto Caitanya Mahāprabhu (disse) guru-kṛṣṇa-kṛpāya (CC Madhya 19.151), afie a sua espada pela instrução do mestre espiritual e então Kṛṣṇa vai lhe dar força, você vai ser capaz de conquistar. Esta explicação figurativa, acho que eu dei ontem à noite. Aqui está um verso, acyuta bala, acyuta bala. Puṣṭa Kṛṣṇa está aqui?

Hari-śauri: Puṣṭa Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Nós somos soldados de Kṛṣṇa, servos de Arjuna. Simplesmente você terá que agir em conformidade, então você vai destruir os inimigos. Eles não têm poder, apesar de seu número ser cem vezes maior. Assim como os Kurus e os Pāṇḍavas. Eles não têm poder, yatra yogeśvaraḥ kṛṣṇaḥ (BG 18.78). Mantenha Kṛṣṇa ao seu lado, então tudo vai ser bem sucedido. Tatra śrīr vijayo.