PTBR/Prabhupada 0155 - Todos estão tentando se tornar Deus

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 7.6.5 -- Toronto, June 21, 1976

Então agora descobrimos, a partir do Bhagavad-gītā, há três palavras. Sanātanaḥ, eterno, é usado ali. A primeira coisa é este jīva, estes seres vivos, que foram descritos como sanātanaḥ. Mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ jīva-loke sanātanaḥ (BG 15.7). Somos entidades vivas, sanātanaḥ. Não é que nos tornamos jīva-bhūtaḥ pela influência de māyā. Colocamos a nós mesmos sob a influência de māyā; portanto, somos jīva-bhūtaḥ. Na verdade nós somos sanātana. Sanātana significa eterno. Nityo śāśvata. Jivātmā é descrito: nityo śāśvato yaṁ na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Isso é sanātana. Então somos tão menos inteligentes que, se eu sou eterno, sanātana, não tenho nascimento e morte, por que eu fui colocado nesta tribulação de nascimento e morte? Isso é chamado de brahma-jijñāsā. Mas nós não somos educados. Mas devemos ser educados. Pelo menos devemos tirar proveito dessa instrução. Somos sanātana. E um outro mundo existe, mencionado no Bhagavad-gītā, paras tasmāt tu bhāvo 'nyo 'vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). Vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ Este mundo material se manifesta, e o pano de fundo disso é a energia material total, mahāt-tattva. Isso não se manifesta. Então vyakto 'vyaktāt. Além desta, há outra natureza, uma natureza espiritual, sanātana. Isso é chamado de sanātana. Paras tasmāt tu bhāvo 'nyo vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). E o jīva-bhūtaḥ-sanātana. E no décimo primeiro capítulo, Arjuna descreve Kṛṣṇa como sanātana. Então três sanātana. Três sanātana.

Então, se somos todos sanātana, há sanātana-dhāma e Kṛṣṇa é sanātana, também somos sanātana. Então, quando eles são combinados, isso é chamado sanātana-dharma. Eles não sabem o que é sanātana. Eles pensam que se eu me vestir de uma certa maneira e se eu nasci em uma determinada comunidade, então eu me torno sanātana-dharma. Não. Todo mundo pode se tornar sanātana-dharma. Mas eles não sabem qual é o significado de sanātana. Cada entidade viva é sanātana. E Kṛṣṇa, Deus é sanātana. E há um lugar onde podemos nos reunir - este é o sanātana dhāma. Sanātana dhāma, sanātana-bhakti, sanātana-dharma. Quando é executado, ele é chamado sanātana-dharma. Então o que é este sanātana-dharma? Suponha que eu volte para aquele sanātana-dhāma e há Deus, sanātana, e eu sou sanātana. Então, quais são as nossas atividades sanātana? Será que isso significa que, quando eu vou ao sanātana-dhāma eu me torno Deus? Não. Você não se torna Deus. Porque Deus é um. Ele é o Senhor Supremo, o Mestre, e nós somos servos. Caitanya Mahāprabhu: jīvera svarūpa haya nitya kṛṣṇa dāsa (CC Madhya 20.108-109). Então, aqui, cada um de nós, estamos reivindicando que nos tornemos Kṛṣṇa. Mas quando você retorna ao sanātana-dhāma, então nós - a menos que sejamos qualificados não podemos ir para lá - então nós nos engajamos eternamente no serviço do Senhor. Isso é sanātana-dharma.

Então pratique-o. O sanātana-dharma significa este bhakti-yoga. Porque nos esquecemos. Todo mundo está tentando se tornar Deus. Agora pratique aqui como se tornar um servo de Deus. E se você é qualificado, de fato, agora você é... Tenha certeza de que você se tornou um servo de Deus, que é bhakti-mārga. Como Caitanya Mahāprabhu said, gopī-bhartur pada-kamalayor dāsa-dāsa-dāsa-dāsānudāsaḥ. Quando você é especialista em tornar-se o servo do servo do servo do servo do Senhor - centenas de vezes para baixo, servo - então você é perfeito (CC Madhya 13.80). Mas aqui todo mundo está tentando se tornar o Senhor Supremo. Alguém está fazendo mau uso da palavra "so 'ham," "ahaṁ brahmāsmi" e, portanto,"Eu sou o Supremo". Mas isso não é assim. Estas são palavras védicas, masso 'ham não significa "Eu sou Deus". So 'ham significa "eu também possuo a mesma qualidade". Porque mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ (BG 15.7). Jīva é a parte integrante de Deus, Kṛṣṇa, por isso a qualidade é a mesma. Assim como você toma uma gota de água do mar. Assim, a composição química de toda a água do mar e apenas uma gota de água - a mesmo. Isso é chamado so 'ham ou brahmāsmi. Não que usamos mal estas palavras, a versão védica, e eu penso falsamente que "eu sou Deus. Eu me tornei Deus". E se você é Deus, então por que você se tornar um cão? Será que Deus se torna um cão? Não. Isso não é possível. Porque nós somos uma partícula diminuta. Isso também é mencionado no śāstra:

keśāgra-śata-bhāgasya
śatadhā kalpitasya ca
jīvaḥ bhāgo sa vijñeya
sa anantyaya kalpate
(CC Madhya 19.140)

A nossa identidade espiritual é de que somos uma décima milésima parte da ponta do cabelo. É muito pequena, nós a dividimos em dez mil partes, e uma delas, essa é a nossa identidade. E essa pequena identidade está dentro deste corpo. Então, onde você vai encontrá-la? Você não tem tal máquina. Por isso dizemos nirākāra. Não, há ākāra, mas é tão diminuto e pequeno, que não é possível ver com estes olhos materiais. Portanto, temos de ver através da versão do Vedas. Śāstra cakṣuṣa. Essa é a versão Vedānta. Temos de ver através de śāstra. Não por estes olhos embotados. Isso não é possível.