PTBR/Prabhupada 0335 - Educando pessoas para se tornarem yogis de primeira-classe



Lecture on BG 2.24 -- Hyderabad, November 28, 1972

Um brāhmaṇa, ele ora para Kṛṣṇa: "Meu querido Senhor, eu me tornei o servo de meus sentidos." Aqui todo mundo é servo de seus sentidos. Eles querem desfrutar os sentidos. Não desfrutar - eles querem servir os sentidos. Minha língua diz: "Por favor, me leve para este e aquele restaurante e me dê esse e aquele suco de frango." Eu imediatamente vou. Não para desfrutar, mas para cumprir as ordens da minha língua. Portanto, em nome da conhecida diversão, estamos todos servindo aos sentidos. Em Sânscrito é chamado de go-dāsa. Go significa sentidos. Então, a menos que você se torne um gosvāmī, sua vida está arruinada. Gosvāmī. Você não pode ser guiado pelos sentidos. Você tem que comandar os sentidos. Assim que a língua diz: "Agora, você vai me levar para aquele restaurante, ou me dar um cigarro" se você diz: "Não. Sem cigarro, sem restaurante, simplesmente kṛṣṇa-prasāda", então você é um gosvāmī. Então você é um gosvāmī. Esta é a característica, sanātana. Porque eu sou eterno servo de Kṛṣṇa. Então, isso é chamado de sanātana-dharma. Isto é o que nós estamos descrevendo no Ajāmila-upākhyāna. Este estágio pode ser alcançado. Tapasā brahmacaryeṇa śamena damena śaucena tyāgena yamena niyamena (SB 6.1.13).

Portanto, toda a literatura Védica destina-se a ensinar como controlar os sentidos. Yoga. Yoga indriya-saṁyama. Isso é yoga. Yoga não significa mostrar um pouco de magia. Esta é a magia de primeira classe. Se você está praticando yoga... Eu tenho visto tantos chamados yoguis que não conseguem controlar o vício de fumar. Veja. O tabagismo e tantas outras coisas estão acontecendo. E ainda assim, eles estão se passando como yogis. Que tipo de yogi? Yogi significa aquele que tem os sentidos sob controle. Śamena damena brahmacaryeṇa. Existem... No Bhagavad-gītā está tudo explicado, o sistema de yoga é descrito. E cinco mil anos atrás, Arjuna estava ouvindo sobre esse yoga, controlando os sentidos. Então ele era um gṛhastha e também um político, porque ele pertencia à família real. Ele estava lutando para ganhar a vitória sobre o reino. Então Arjuna disse francamente: "Meu querido Kṛṣṇa, não é possível para mim me tornar um yogi, porque esta é uma tarefa muito difícil. Você está me pedindo para me sentar em um lugar deserto, em um lugar sagrado, e sentado em perpendicular, simplesmente olhar no ponto do seu nariz, do meu nariz. são tantas coisas... Mas não é possível para mim." Ele recusou-se francamente. Então Kṛṣṇa, apenas para encorajar Seu amigo e devoto... Ele entendeu que Arjuna estava se tornando decepcionado. Ele estava francamente admitindo que não é possível para ele. Na verdade, ele é um político. Como pode ser possível para ele se tornar yogi? Mas os nossos políticos, eles estão anunciando que estão praticando yoga. Que tipo de yoga? Eles têm se tornado melhores que Arjuna? Nesta época de era caída? Cinco mil anos atrás, as condições eram muito mais favoráveis. A agora, em tal condição desfavorável, condição deteriorada, você quer se tornar um chamado yogi? Isto não é possível. Kṛte yad dhyāyato viṣṇum (SB 12.3.52). Yoga significa meditar sobre Viṣṇu. Isso foi possível na Satya-yuga. Assim como Vālmīki. Ele meditou por sessenta mil anos e se tornou perfeito. Então, o que dizer de quem vai viver por apenas sessenta anos? Portanto, isso não é possível. Assim, portanto, Kṛṣṇa para encoraja-lo... Na verdade, o objetivo do yoga, Ele explicou a Arjuna,

yoginām api sarveṣāṁ
mad-gatenāntar-ātmanā
śraddhāvān bhajate yo māṁ
sa me yuktatamo mataḥ
(BG 6.47)

Yogi de primeira classe. Quem? Yoginām api sarveṣāṁ mad-gatenāntar-ātmanā. "Quem está sempre pensando em Mim, Kṛṣṇa."

Portanto, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa está educando as pessoas para se tornarem yogis de primeira-classe. Pense em Kṛṣṇa. Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, Kṛṣṇa Kṛṣṇa, Hare Hare/ Hare Rāma, Hare Rāma, Rāma Rāma, Hare Hare. Isso não é uma coisa falsa. É um fato verdadeiro. Você pode se tornar um yogi. Você pode se tornar um Brahman. Brahma-bhūyāya kalpate.

māṁ ca yo 'vyabhicāreṇa
bhakti-yogena sevate
sa guṇān samatītyaitān
brahma-bhūyāya kalpate
(BG 14.26)

Assim, aquele que se torna realizado, pessoa auto-realizada, brahma-bhūta, (SB 4.30.20) brahma-bhūtaḥ prasannātmā (BG 18.54), então o que é que permanece para ele? Este é o último objetivo da vida, se tornar ahaṁ brahmāsmi. A literatura Védica nos ensina que "Não pense que você pertence a esta matéria. Você é Brahman." Kṛṣṇa é Para-brahman, e nós somos subordinados de Brahman. Nitya-kṛṣṇa-dāsa. Nós somos servos de Brahman. Ele é o mestre Brahman. Então, por isso, ao invés de entender que eu sou o servo de Brahman, eu estou pensando que eu sou o mestre Brahman. Essa é outra ilusão. Essa é outra ilusão.