PTBR/Prabhupada 0380 - O Significado para Dasavatara Stotra - parte 2

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Purport to Dasavatara Stotra, CD 8

Então, a próxima encarnação é Vamanadeva. Este Vamanadeva, um anão, ele foi para Bali Maharaja e pediu-lhe três pés de terra, e seu guru, Sukracarya, induziu-o para não prometer, porque Ele é Vishnu. Mas Bali Maharaja estava muito satisfeito de oferecer algo a Vishnu, ele rompeu a conexão de seu guru, porque ele o proibiu de servir a Vishnu. Portanto Bali Maharaja é um dos mahajanas. Ninguém pode checar a adoração de Vishnu. Se alguém checa, ele pode ser guru, ele pode ser pai, ele pode ser parente, ele deve ser rejeitado, imediatamente. Portanto Bali Maharaja é um mahajana. Ele mostrou neste exemplo: porque seu guru colocou obstáculos no caminho de sua adoração ao Senhor Vishnu, ele desistiu da conexão de seu guru. Então, por este processo Ele implorou, mas aquilo não foi implorar, praticamente aquilo foi uma trapaça. Mas Bali Maharaja concordou em ser enganado pelo Senhor. Este é o sintoma do devoto. O devoto se compromete a qualquer ação do Senhor, e Bali Maharaja viu que o Senhor queria enganar. Ao pedir três pés de terra, Ele vai tomar todo o universo, então ele concordou. E por dois pés todo o universo foi coberto acima e abaixo. Em seguida, Vamanadeva perguntou-lhe onde deveria manter o terceiro pé? Então, Bali Maharaja concordou: "Meu Senhor, você pode mantê-lo na minha cabeça, eu tenho o meu corpo ainda." Desta forma, ele adquiriu o Senhor Vishnu, Vamanadeva, Vamanadeva e manteve-se como o porteiro de Bali Maharaja. Assim, dando tudo, sarvatma snapane bali, ele deu tudo para o Senhor, e por este desistir, ele adquiriu o Senhor. Ele permaneceu voluntariamente como porteiro de Bali Maharaja. Então, chalayasi vikramane balim adbhuta-vamana pada-nakha-nira-janita-jana-pavana, quando Vamanadeva expandiu sua perna para cima, por Seu dedo do pé houve um buraco na cobertura do universo, e por aquele buraco a água do Ganges veio de Vaikuntha. Pada-nakha-nira-janita, e esta água do Ganges está fluindo agora no universo, santificando todos os lugares, onde quer que a água do Ganges exista. Pada-nakha-nira-janita-jana-pavana.

Então a próxima encarnação é Bhrgupati, Parasurama. Parasurama é um avatara saktyavesa. Então Ele, vinte e um vezes, matou os ksatriyas. Então, por medo de Parasurama, todos os ksatriyas, eles migraram para a Europa, diz-se na história, Mahabharata. Assim, vinte e uma vezes Ele atacou todos os ksatriyas. Eles não estavam em ordem, então Ele os matou, e há um grande tanque em Kurukshetra onde todos os sangues foram reservados. Mais tarde tornou-se água. Então ksatriya-rudhira, a fim de pacificar a Terra lesada, Ele encharcou a terra com o sangue dos ksatriyas, snapayasi payasi samita-bhava-tapam.

Vitarasi diksu rane dik-pati-kamaniyam dasa-mukha-mauli balim ramaniyam. Então o próximo avatara é Ramachandra. Assim, o Ravana, que tinha dez cabeças, ele desafiou o Senhor, e Senhor Ramacandra aceitou o desafio e matou-o. Então vahasi vapusi visade vasanam jaladabham hala-hati-bhiti-milita-yamunabham. Quando Baladeva queria que Yamuna se aproximasse dele, então ela não estava vindo. Portanto, com seu arado Ele queria bifurcar a terra, e naquele tempo Yamuna se submeteu, e ela chegou perto do Senhor. Hala-hati-bhiti-yamuna, hala-hati-bhiti-milita-yamunabham, Yamuna foi punida pelo Senhor Baladeva. Kesava dhrta-haladhara-rupa, hala, haladhara significa arado, haladhara-rupa jaya jagadisha hare.

Em seguida, Buda, o Senhor Buda. Nindasi yajna-vidher ahaha sruti-jatam. Buda desafiou o preceito védico, porque Sua missão era parar a matança de animais, e nos Vedas, em alguns dos sacrifícios, matar animais está prescrito. Portanto, aqueles que são chamados seguidores das regras védicas, eles queriam parar Buddhadeva em Sua missão para o fim da matança de animais, assim, portanto, quando as pessoas queriam dar evidências dos Vedas, que nos Vedas há descrição, há sanção de matança de animais em sacrifícios, por que você está parando? Ele, nindasi, Ele desafiou. E porque Ele desafiou a autoridade dos Vedas, portanto, a filosofia de Buda não foi aceita na Índia. Nastika, quem vai negar a autoridade do Veda, ele vai ser chamado de nastika, não-crente. Vedas não podem ser desrespeitados. Assim, deste modo, Senhor Buda, para salvar os pobres animais, Ele às vezes desafiou a liminar do Veda. Kesava dhrta buddha-sarira jaya jagadisha.

O próximo avatara é Kalki avatara. Estamos aguardando, depois de quatrocentos milhares de anos a partir deste momento, o Avatara Kalki virá, e Ele vai levar uma espada sobre o cavalo, assim como um rei, Ele simplesmente vai continuar matando todos esses não-crentes, criaturas ímpias. Não haverá mais pregação. Como em outra encarnação há pregação, em Kalki avatara a população do mundo inteiro estará muito reduzida a animalidade, que não haverá mais poder para entender o que é Deus, ou o que é o espiritualismo. E isso já está lá, a Kali Yuga. Ela vai aumentar. As pessoas não terão poder para entender esta filosofia, a consciência de Deus. Então, nesse momento não há outra alternativa a não ser matá-los todos, e inaugurar outra Satya-yuga. Essa é a maneira de (indistinto).