PTBR/Prabhupada 0382 - O Significado para Dasavatara Stotra - parte 2

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Purport to Sri Dasavatara Stotra -- Los Angeles, February 18, 1970

Então a próxima encarnação é Vāmana, o anão. Senhor Vāmana apareceu diante de Bali Mahārāja. Esse foi também um outro engano. Bali Mahārāja conquistou todos os planetas universais, e os semideuses ficaram muito perturbados. Então Vāmana Mahārāja... Vāmanadeva foi para Bali Mahārāja, que "me dê algumas esmolas. Eu sou brāhmaṇa. Eu vim para pedir de você." Então, Bali Mahārāja disse: "Sim. Vou te dar." Então Ele queria três pés de terra somente. Então, por um pé todo o universo foi coberto, acima, e o outro pé a outra metade foi coberta. Em seguida, o terceiro pé Bali Mahārāja disse: "Sim, agora não há lugar. Por favor, mantenha Seus pés na minha cabeça. Minha cabeça ainda está aqui." Então Vāmanadeva estava muito satisfeito com o sacrifício de Bali Mahārāja. Ele desistiu de tudo para o Senhor. Assim, ele é uma das grandes autoridades. Dentre as doze autoridades, Bali Mahārāja é uma das autoridades, porque ele sacrificou tudo para satisfazer o Senhor. E em seguida é Paraśurāma. Paraśurāma, vinte e uma vezes Ele fez uma propaganda de massacre para matar todos os reis kṣatriya. Os reis kṣatriya estavam muito desonestos naquele momento, então ele os matou por vinte e uma vezes. Eles fugiram daqui e dali. E a partir da história de Mahābhārata entende-se que, naquela época alguns dos kṣatriyas fugiram e se refugiaram no lado europeu. E o suporte Indo-Europeu veio desses kṣatriyas. Isso é história, informações históricas do Mahābhārata.

Então a próxima encarnação é o Senhor Rāma. Então Ele lutou com Rāvaṇa, que tinha dez cabeças. Então... E a próxima encarnação é Balarāma. Balarāma é o irmão mais velho de Kṛṣṇa. Ele é encarnação de Saṅkarṣaṇa, próxima expansão de Kṛṣṇa. Então, Ele era de pele muito branca, e Ele estava vestindo roupas azuis, e com Seu arado Ele era, por vezes, Ele estava zangado com o rio Yamunā, e Ele tentou secar o rio Yamunā. Essa descrição é dada aqui. E Yamunā, para além de Seu medo, ela concordou com a proposta de Balarāma. E a próxima encarnação é o Senhor Buda. O Senhor Buda condenou os princípios Védicos. Portanto Ele é considerado como ateu. Aquele que não concorda com os princípios Védicos, ele é considerado como ateu. Assim como aquele que não crê na Bíblia, eles são chamados de pagãos, Da mesma forma, aqueles que não aceitam os princípios Védicos, eles são chamados de ateus. Então Senhor Buda apesar de ser encarnação de Kṛṣṇa, Ele disse que "eu não acredito nos Vedas." Qual foi a razão? O motivo foi para salvar os pobres animais. Naquela época, as pessoas estavam sacrificando os pobres animais sob o fundamento de sacrifício védico. Então, as pessoas demoníacas, eles querem fazer algo sob a proteção da autoridade. Assim como um grande advogado leva a proteção do Código de Leis e ele torna a lei ilegal. Da mesma forma, os demônios são tão inteligentes que se aproveitam de injunção bíblica e fazem todas as bobagens. Então, essas coisas foram acontecendo. Em nome do sacrifício védico, eles estavam matando animais como qualquer coisa. Então o Senhor ficou muito compassivo por esses pobres animais, e Ele apareceu como Buda, e Sua filosofia era a não-violência. Sua filosofia era ateísta, porque Ele disse que "Não há Deus. Esta combinação de assuntos é uma manifestação, e você desmantela os elementos materiais, haverá vazio e não haverá sensação de prazer e dor. Esse é o Nirvana, objetivo final da vida. "Essa foi a Sua filosofia. Mas, na verdade Sua missão era parar a matança de animais, parar os homens de tantas atividades pecaminosas. Então Buda também é incluso em nossas orações. Então, as pessoas vão se surpreender, que Buda é designado como ateu, e ainda assim os Vaishnavas, eles estão oferecendo suas orações respeitosas ao Senhor Vishnu (Buda). Por quê? Porque o Vaishnava sabe como Deus está agindo para Seus diferentes propósitos. Os outros, eles não sabem.

A próxima encarnação Avatar é Kalki. Este ainda está por vir. Kalki avatāra aparece no fim desta era, Kali Yuga. A idade de Kali Yuga, a duração desta idade ainda está para ser, Quero dizer, concluída em 400 mil anos. Assim, no final de Kali, isso significa que na última fase, depois de cerca de 400 mil anos, a encarnação de Kali aparece. Isso está previsto nos textos Védicos, como aparecimento do Senhor Buda também foi previsto no Śrīmad-Bhāgavatam. E o Śrīmad-Bhāgavatam foi compilado cinco mil anos atrás, e o Senhor Buddha apareceu cerca de 2.500 anos atrás. Portanto sobre o aparecimento do Senhor Buda previu-se que no início de Kali Yuga Buda o Senhor Buda aparece. Havia previsão, e esta realmente veio a ser verdade. Da mesma forma, há uma previsão sobre o avatāra Kalki, e que também virá a se tornar verdade. Então, naquela época, a ocupação do Senhor Kalki será simplesmente matar. Nenhuma instrução. Assim como... No Bhagavad-gītā o Senhor Krishna deu instruções na forma do Bhagavad-gītā. Mas no final do Kali Yuga, as pessoas vão estar muito degradadas que não haverá mais qualquer possibilidade de dar instruções. Eles não serão capazes de entender mesmo. Naquela época, a única arma será matá-los. E aquele que é morto pelo Senhor, ele também recebe a salvação. Esta é qualidade todo-misericordiosa de Deus. Ou Ele protege ou Ele mata, o resultado é o mesmo. De modo que será a última etapa desta Kali Yuga, e depois disso, novamente Satya Yuga, a idade de religiosidade, começará. Estas são as declarações da literatura Védica.