PTBR/Prabhupada 0387 - O Significado para Gaurangera Duti Pada

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Purport to Gaurangera Duti Pada -- Los Angeles, January 6, 1969

Gaurāṅgera saṅge-gaṇe, nitya-siddha boli māne. Qualquer pessoa que tenha entendido que os associados do Senhor Caitanya, eles não são almas condicionadas comuns... Eles são almas liberadas. Nitya-siddha bole māni. Existem três tipos de devotos. Um é chamado de sādhana-siddha. Sadhana-siddha significa, seguindo os princípios reguladores do serviço devocional, se uma pessoa se torna perfeita, ela é chamada de sādhana-siddha. Outro devoto é chamado kṛpā-siddha. Kṛpā-siddha significa que mesmo se ele não tenha seguido estritamente todo o princípio regulador, ainda, pela misericórdia do ācārya ou de um devoto, ou por Krishna, ele é elevado ao estágio de perfeição. Isso é especialmente. E outro devoto é chamado de nitya-siddha. Nitya-siddha significa que eles nunca foram contaminados. O sādhana-siddha e kṛpā-siddha estavam contaminados pelo toque material, e seguindo os princípios reguladores, ou pela misericórdia ou graça de algum devoto e ācārya, eles são elevados ao estado de perfeição. Mas nitya-siddha significa que eles nunca foram contaminados. Eles estão sempre liberados. Assim, todos os associados do Senhor Caitanya, assim como Advaita Prabhu, Śrīvāsa, Gadādhara, Nityānanda, eles são Viṣṇu-tattva. Todos eles são liberados. Não só eles, os Gosvāmīs... Existem muitos outros. Então, eles são sempre liberados. Então, quem pode entender que os associados do Senhor Caitanya são sempre liberados... Nitya-siddha bale māni, sei yaya vrajendra suta-pāśa. Imediatamente ele se torna elegível para entrar na morada de Krishna.

E então ele diz: gauḍa-maṇḍala-bhūmi, yebā jāni cintāmaṇi. O gaura-maṇḍala significa o lugar em Bengala Ocidental em que o Senhor Caitanya teve Seus passatempos. Em Navadvīpa, durante aniversário de nascimento do Senhor Caitanya, os devotos vão, e peregrinam em diferentes locais dos passatempos do Senhor Caitanya. Leva nove dias. Então aquela porção de Bengala é chamada de gauḍa-maṇḍala. Assim, Narottama dāsa Ṭhākura diz: "Aquele que entende que não há diferença, entre esta parte do país com Vṛndāvana," tāra haya vraja-bhūmi vāsa, "é tão bom como se vivesse em Vṛndāvana." Então ele diz, gaura-prema rasārṇarve. As atividades do Senhor Chaitanya são como um oceano de assuntos amorosos de Krishna. Portanto, aquele que mergulha nesse oceano, gaura-prema-rasārṇave, sei taraṅga yebā ḍube. Assim como nós damos um mergulho e nos banhamos, e jogamos, esporte, nas ondas do oceano ou mar. Da mesma forma, aquele que tem prazer em dar um mergulho e praticar esportes com as ondas do oceano de distribuição do do amor de Deus do Senhor Caitanya, tal pessoa se torna imediatamente um devoto confidencial do Senhor Kṛṣṇa. Sei rādhā-mādhava-antaraṅga. Antaraṅga significa devoto não ordinário. Eles são devotos confidenciais. Narottama dāsa Ṭhākura diz, gṛhe vā vanete thāke. "Tal devoto, que está tendo prazer nas ondas do movimento do Senhor Caitanya," porque ele se tornou um devoto muito confidencial do Senhor...

Portanto Narottama dāsa Ṭhākura diz: "Tal devoto, não importa, se ele está na ordem de vida renunciada, ou se ele é um chefe de família." Gṛha. Gṛha significa chefe de família. Assim, o movimento de Caitanya Mahāprabhu não diz que você tem que se tornar alguém em ordem renunciada, sannyāsī. Assim como sannyasis Mayavadi, impersonalistas, Śaṅkarācārya, eles colocam a primeira condição que "Você primeiro assuma a ordem de vida renunciada, e em seguida, fale de progresso espiritual." Assim, em Śaṅkara sampradāya ninguém é aceito como impersonalista fidedigno a menos que tenha aceitado a ordem renunciada de vida. Mas aqui, no movimento de Caitanya, não existe essa restrição. Advaita Prabhu, Ele era um pai de família. Nityānanda, Ele era chefe de família. Gadādhara, Ele também foi chefe de família. E Śrīvāsa, ele foi também chefe de família. E Caitanya Mahāprabhu também se casou duas vezes. Por isso, não importa. Narottama dāsa Ṭhākura diz que para se tornar afim da vida renunciada, ou permanecer na vida de família, isso não importa. Se ele está realmente tomando parte nos movimentos de atividades saṅkīrtana de Caitanya, e realmente entendendo o que é, ele está praticando esporte nas ondas do oceano devocional, então esta pessoa está sempre liberada. E Narottama dāsa Ṭhākura é aspirante a sua associação sempre cada vez mais. Essa é a soma e a substância desta canção.