PTBR/Prabhupada 0392 - O Significado para Narada Muni Bajay Vina

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Purport to Narada Muni Bajay Vina -- Los Angeles, September 22, 1972

nāma amani, udita haya,
bhakata-gītā-sāme

Esta é uma canção cantada por Bhaktivinoda Ṭhākura. O significado da canção é que Nārada Muni, a grande alma, diz, ele está tocando em seu instrumento de cordas chamado vīṇā. Vīṇā é um instrumento de cordas carregado por Nārada Muni. Assim, ele está tocando no instrumento como o som vibrante de rādhikā-ramaṇa. O outro nome de Krishna é Rādhika-Ramaṇa. Assim, logo que ele golpeia a corda, imediatamente todos os devotos começaram a responder-lhe, e torna-se uma bela vibração. Amiya dhārā variṣe ghana. E quando o canto estava acontecendo com o instrumento de cordas, verificou-se que havia um chuveiro de néctar, e todos os devotos, em seguida, em êxtase, eles estavam dançando em toda a extensão de sua satisfação. Então, enquanto eles estavam dançando, parecia que eles tinham ficado intoxicados por beber a bebida chamada mādhurī pūra. E como alguém se torna quase louco por beber, da mesma forma, em êxtase, todos devotos tornaram-se loucos. E alguns deles estavam chorando, e alguns deles estavam dançando, e alguns deles, embora eles não pudessem dançar publicamente, dentro de seu coração estavam dançando. Desta forma, o Senhor Śiva imediatamente abraçou Nārada Muni, e ele começou a falar em voz de êxtase. E vendo o Senhor Śiva, ele está dançando com Nārada Muni, o Senhor Brahmā também se juntou, e ele começou a dizer: "Todos vocês, cantem gentilmente Haribol, Haribol!" Desta forma, gradualmente, o rei do céu, Indra, ele também se juntou com grande satisfação e começou a dançar e cantar, "hari hari bol".

Desta forma, pela influência da vibração transcendental do santo nome de Deus, todo o universo ficou em êxtase, e Bhaktivinoda Ṭhākura diz, "Quando todo o universo ficou em êxtase, então meu desejo foi satisfeito, e, portanto, eu rezo aos pés de lótus de Rūpa Gosvāmī, que deixe que este canto do hari-nāma continue assim."