PTBR/Prabhupada 0402 - O Significado para Vibhavari Sesa - parte 1

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Purport to Vibhavari Sesa

Esta é uma canção cantada por Bhaktivinoda Thakura. Ele está pedindo a todos para levantar cedo de manhã. Vibhāvarī śeṣa, a noite acabou, āloka-praveśa, os lampejos de luz solar estão lá, agora levante-se. Nidrā chāri uṭha jīva, não durma mais. Essa é a vida Védica. Não se deve dormir depois do nascer do sol. Deve-se levantar antes do sol nascer. Isso é vida saudável também. Então, imediatamente após levantar-se da cama, deve-se cantar os santos nomes do Senhor. Aqui, sugere-se, bolo hari hari, agora você canta o mantra Hare Krishna, mukunda murāri, os diferentes nomes de Krishna.

Mukunda significa aquele que concede a liberação. Murari, Murari significa Krishna, o inimigo do demônio de nome Mura. Rama é um outro nome, celebrado, Rama, Krishna. Hayagriva, Hayagriva é outra encarnação de Krishna. Da mesma forma Nrsimha, Nara-hari, metade leão, metade homem, Nrsimha-deva. encarnação Vamana, Nrsimha vamana, Sri-Madhusūdana. Madhusūdana, houve um demônio Madhu, e Kaitabha, eles vieram para engolir Brahma depois de sua criação, então eles foram mortos. Portanto, um outro nome de Krishna é Madhusūdana. O nome Madhusūdana é encontrado no Bhagavad-gita em vários lugares. Madhusūdana significa que o inimigo de Madhu. Krishna é ambos, o amigo e o inimigo. Ele é realmente amigo de todos, mas Ele se torna como um inimigo, para aquele que trata Krishna como inimigo. Ele não é inimigo de ninguém, mas se alguém quiser vê-lo como inimigo, Ele aparece como inimigo. Esse é o absoluto. Os demônios, eles querem ver Krishna como inimigo, assim, aceitando o desejo dos demônios, Ele aparece diante dele como inimigo, mata-o, e dá-lhe liberação. Isso é passatempo absoluto de Krishna, madhusūdana brajendra-nandana śyāma. Na verdade, Deus não tem nome, mas Seus nomes são selecionados de acordo com Seu passatempo. Assim como este nome Madhusūdana é dado a Ele porque Ele matou o demônio Madhu.

Da mesma forma, Ele é conhecido como Brajendra-nandana, o filho de vraja, Vrndavana, porque Ele apareceu como o filho de Yasoda e Nanda Mahārāja, Brajendra-nandana. Syama, Sua tonalidade do corpo é escura, por isso Ele é chamado Syamasundara. Pūtanā-ghātana, kaiṭabha-śātana, jaya dāśarathi-rāma. Então porque Ele matou o demônio Pūtanā, Seu nome é pūtanā-ghātana. Ghātana significa assassino. Kaitabha-śātana, e Ele é castigador de todos os tipos de perigos. Jaya-dāśarathi-rāma. Quando associado à morte de Rāvaṇa, Ele é glorificado, jaya dāśarathi. Dāśarathi significa: o nome de Seu pai era Dāśaratha, por isso Ele é dāśarathi, dāśarathi-rāma. Yaśodā-dulāla govinda-gopāla. Yaśodā-dulāla significa filho mimado de Mãe Yaśodā. Govinda-Gopāla, e Ele é o menino vaqueiro, Govinda, dando prazer para a vaca. Vṛndāvana-purandara, o chefe da terra de Vṛndāvana. Ele é o centro de atração para todos em Vṛndāvana. Rāvāṇāntakara gopī-priya-jana, Ele é muito favorável para as gopīs, gopī-priya. Rādhikā-ramaṇa, e Ele sempre gosta da companhia de Rādhārāṇī, portanto, Seu nome é Rādhikā-ramaṇa. Bhuvana-sundara-bara. Então, Ele atraiu muitas gopīs, Isso significa que Ele é atraente para todo o universo. Ninguém é mais atraente do que Krishna dentro deste universo, ou dentro de qualquer lugar, por isso Ele é chamado bhuvana-sundara-bara. Bara significa o chefe. Rāvāṇāntakara, mākhana-taskara, gopī-jana-vastra-hari.