PTBR/Prabhupada 0406 - Seja Quem For Que Saiba A Ciência de Krishna Pode Ser Um Mestre Espiritual

Revision as of 22:51, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Discourse on Lord Caitanya Play Between Srila Prabhupada and Hayagriva -- April 5-6, 1967, San Francisco

Prabhupāda: A primeira cena será a a visita ao Templo Vijaya Nṛsiṁha Garh.

Hayagrīva: Vijaya...

Prabhupāda: Vijaya Nṛsiṁha Garh.

Hayagrīva: Eu vou pegar a soletragem disso com você mais tarde.

Prabhupāda: Eu soletro: V-i-j-a-y N-r-i-s-i-n-g-a G-a-r-h. Templo Vijaya Nṛsiṁha Garh. Fica próximo ao moderno estaleiro Visakhapatnam. Existe um ótimo estaleiro indiano, o Visakhapatnam. Formalmente, nãe era o Visakhapatnam. Próximo a ele, a cinco milhas dessa estação, há esse belo tempo na montanha. Então, eu acho que essa paisagem com o templo talvez esteja lá e Caitanya Mahāprabhu está visitando este templo. E, após esse tmeplo, Ele veio à margem do rio Godavari. Assim como o rio Ganges é uma rio muito sagrado, existem outros. Quatro outros rios. Yamuna, Godavari, Kṛṣṇa e Narmada. Ganga, Yamuna, Godavari, Narmada e Kṛṣṇa. Esses cinco rios são considerados muito sacrados. Então, ele veio à margem do Godavari, tomou seu banho e sentou-se num ótimo lugar abaixo da árvore, cantando Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa. Após algum tempo, ele avistou uma grande procissão se aproximando e assim havia de ser o cenário... Nessa procissão... Formalmente, os reis e governantes usaram o Ganges para tomar seus banhos com a sua parafernália, festas com bandas, muitos brāhmaṇas e várias outras coisas boas. Dessa forma, eles usaram o rio para tomar banho. Então, o Senhor Caitanya viu que alguém estava chegando nessa grande procissão. Ele havia sido aivsado sobre Rāmānanda Rāya, o governador da provícia de Madras. Sārvabhauma Bhaṭṭācārya lhe solicitou: "Você irá para a o Sul da Índia. Você deve se encontrar com Rāmānanda Rāya. Ele é um excelente devoto." Assim, quando estava sentado à beira do rio Kaveri e Rāmānanda Rāya estava vindo na procissão, Ele entendeu que era ele, mas, pelo fato de ele ser um sannyāsī, Ele não havia o endereçado. Porém, Rāmānanda Rāya era um ótimo devoto e avistou um excelete sannyāsī, um jovem sannyāsī sentado e cantando Hare Kṛṣṇa. Geralmente, os sannyāsīs não cantam Hare Kṛṣṇa. Eles cantam: "Oṁ, oṁ..." Somente o som Oṁ, e não Hare Kṛṣṇa.

Hayagrīva: "O que você quer dizer falando que ele não havia o endereçado porque ele era um sannyāsī?"

Prabhupāda: "Sannyāsīn: a restrição de que um sannyāsī não deveria pedir nada de um homem comum, ou vê-lo." Essa é uma restrição.

Hayagrīva: "Mas eu pensava que Rāmānanda Rāya fosse um devoto."

Prabhupāda: "Ele era um devoto, mas, externamente, ele era um governante." Então, Caitanya Mahāprabhu não foi até ele, mas entendeu que ele era um excelente sannyāsī. Ele foi até Caitanya Mahāprabhu, ofereceu seu respeito e sentou-se próximo a ele. Haviam conhecidos ali e o Senhor Caitanya disse: "Bhaṭṭācārya já havia me informado sobre você. Você é um grande devoto. Então, eu vim para lhe ver." Então, ele respondeu "Bom, que devotow Eu sou um homem comum. Um político." Mas, Bhaṭṭācārya é foi muito gentil comigo e pediu a Sua Santidade para me ver. Então, Você veio, tão gentilmente, me livrar dessa māyā material. Então, houve um combinado entre Rāmānanda Rāya e os dois se encontraram novamente à tarde. Houve uma discussão sobre o avanço espiritual da vida. O Senhor Caitanya perguntou-lhe e Rāmānanda Rāya respondeu. É claro, essa é uma longa história: como Ele peruntou e como foi a resposta.

Hayagrīva: Rāmānanda Rāya.

Prabhupāda: Sim.

Hayagrīva: "Bom, isso é importante? Essa é a cena do encontro."

Prabhupāda: encontro. Essa é a discussão que você gostaria de fazer?

Hayagrīva: "Bom, se tem que prestar serviço na cena, isso é importante. Você quer que eu ofereça essa discussão?"

Prabhupāda: Importante é a cena em que Ele encontra Rāmānanda Rāya vindo na procissão. É um ótimo cenário. Essas coisas estão todas completas. Agora, de modo que o diálogo foi considerado, o resumo da converda foi...

Hayagrīva: "Apenas me dê um breve resumo."

Prabhupāda: Um breve resumo. Nessa cena, Caitanya Mahāprabhu se tornou um estudante. Não exatamente um estudante. Ele perguntou e Rāmānanda Rāya respondeu. Então, a importância da cena foi que Caitanya Mahāprabhu não seguiu a formalidade. Apenas os sannyāsīs podem ser mestres espirituais. Seja quem for que saiba a ciência de Kṛṣṇa pode ser um mestre espitirual. Para mostrar este exemplo de forma prática, apesar de Ele ser um sannyāsī e brāhmaṇa e Rāmānanda Rāya ser um śūdra e gṛhastha, doméstico, ainda assim Ele se tornou um estudante e procurou Rāmānanda Rāya. Rāmānanda Rāya sentiu uma hesitação: "Como eu posso tomar essa posição de um professor a um sannyāsī?" Então, Caitanya Mahāprabhu respondeu: "Não, não. Não hesite." Ele indicou que uma pessoa comum também pode ser um sannyāsī, ou um brāhmaṇa pode ser um śūdra, não importa. Qualquer pessoa que saiba sobre a ciência de Kṛṣṇa pode ser um professor. Então, esse foi, vamos dizer, o Seu presente. Porque na sociedade indiana, considera-se que só os brāhmaṇas e os sannyāsīs podem ser mestres espirituais. Mas Caitanya Mahāprabhu disse: "Não. Ninguém pode se tornar um mestre espiritual, se provido com essa ciência." O resumo da discussão foi: como elevar alguém à mais alta perfeição do amor a Deus. Esse amor de Deus foi descrito com a superexcelência em Rādhārāṇī. No bhāva, com os traços de Rādhārāṇī. Rāmānanda Rāya, representando Rādhārāṇī, se juntou ao Senhor e os dois dançaram em êxtase. Esse será o fim da cena. Os dois dançam em êxtase.

Hayagrīva: Rāmānanda Rāya.

Prabhupāda: E Caitanya Mahāprabhu.

Hayagrīva: Certo.