PTBR/Prabhupada 0412 - Krishna quer que esse movimento para a consciência de Krishna seja espalhado

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Conversation with Devotees -- April 12, 1975, Hyderabad

Prabhupāda: Anāśritaḥ karma-phalaṁ kāryaṁ karma karoti yaḥ, sa sannyāsī (BG 6.1). Anāśritaḥ kar... Todo mundo está esperando algum bom resultado para sua gratificação dos sentidos. Isso é āśritaḥ karma-phalaṁ. Ele tomou o abrigo do bom resultado. Mas aquele que não tomar abrigo do resultado das atividades... É meu dever. Karyam. Karyam significa "É meu dever. Não importa qual é o resultado. Devo fazê-lo sinceramente com a melhor capacidade. Então eu não me importo com o resultado. O resultado está nas mãos de Krishna". Karyam: "É meu dever meu Guru Maharaj disse que, então, este é o meu dever. Não importa se é bem sucedido ou mal sucedido. Isso depende de Krishna." Desta forma, qualquer um, se ele trabalha, então ele é um sannyāsī. Não é o vestido, mas a atitude de trabalhar. Sim, isso é sannyāsa. Karyam: "É meu dever." Sa sannyāsī ca yogī ca. Ele é yogi, yogi de primeira classe. Assim como Arjuna. Arjuna, oficialmente, ele não tomou sannyāsa. Ele era um grhastha, soldado. Mas quando ele levou isso muito a sério, karyam - "Krishna quer essa luta. Não importa se eu tenho que matar meus parentes. Devo fazê-lo.." - Isto é sannyāsa. Antes de tudo ele discutiu com Krishna que "Este tipo de luta não é boa", matança de família, e assim por diante, assim por diante. Ele argumentou. Mas depois de ouvir o Bhagavad-gita, quando ele entendeu que "É meu dever. Krishna quer que eu faça isso." Karyam. Por isso, apesar de ele ter se tornado um chefe de família, um soldado, ele é um sannyāsī. Ele tomou isso - karyam. Karyam significa "É meu dever." Este é um sannyāsa real. "Krishna quer que este movimento para a consciência de Krishna seja espalhado. Portanto, este é o meu karyam. Este é o meu dever. E a direção é meu mestre espiritual. Então eu tenho que fazê-lo." Isto é sannyāsa. Isto é sannyāsa, mentalidade sannyāsa. Mas há formalidade. Isso deve... Isso pode ser aceito.

Indiano: Isso tem algum efeito psicológico.

Prabhupāda: Ah. Na Índia, especialmente, as pessoas gostam. Sannyāsī pode pregar. Caso contrário, a fórmula de sannyāsa é dada - karyam: "Mas este é o meu único dever. Isso é tudo. O movimento para a consciência de Krishna deve ser empurrado. Este é o meu único dever." Ele é sannyāsī. Porque Krishna vem pessoalmente, Ele exige, Sarva-dharmān parityaja mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja. E Caitanya Mahaprabhu, Krishna, Ele diz, yei kṛṣṇa tattva vettha sei guru haya: "Qualquer um que conhece a ciência de Krishna, ele é guru." E o qual é o negócio do guru? Yāre dekha, tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa: (CC Madhya 7.128) "Quem quer que você encontre, tente apenas inculcar-lhe sobre a instrução de Krishna." Sarva-dharmān parityaja... Assim, deste modo, se tomamos isso muito a sério - "Este é o meu dever" - então você é um sannyāsī. Isso é tudo. Sa sannyāsī. Krishna certifica, sa sannyāsī. As pessoas não estão levando a sério sobre o ensino de Krishna. Essa é a desgraça da Índia. Eles estão trazendo muita concorrência para Krishna. É Krishna... E "Krishna... Ramakrishna é tão bom como Krishna." Esta patifaria tem matado. Eles têm feito o maior desserviço. Em vez de Krishna, eles trouxeram um patife, Ramakrishna.

Bhagavata: Eles têm grande Matha em Bhuvanesvara. Em Bhuvanesvara, eles têm grande Ramakrishna maṭha. A Escola de Vivekananda, biblioteca, muitas terras, tudo, muito organizado.

Prabhupāda: Então, nós podemos fazer isso. Você tem que convencer as pessoas. Não há dúvida que vamos fazer concorrência com eles. Mas você, você pode pregar a sua própria filosofia em qualquer lugar.

Indiano: Com este acontecimento com as pessoas em Orissa...

Prabhupāda: Hm?

Indiano: ...tentar convencê-los: Não, isso é falso e este é o caminho.

Prabhupāda: Não, a sedução deles sobre a Missão Ramakrishna é que daridra-nārāyaṇa-seva e hospital. Esta é a sua única atração. Eles não têm nenhum programa. Ninguém é atraído por sua filosofia. E que a filosofia que eles têm? Não importa. Não estamos preocupados com eles.