PTBR/Prabhupada 0591 - Meu Negócio É Sair Dessas Garras Materiais

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 2.20 -- Hyderabad, November 25, 1972

Indiano: ... Oṁkāra-svarūpa. Mas eu quero saber quem são o Senhor Śiva, Viṣṇu e Brahmā? estes três são deuses?

Prabhupāda: Sim. Eles são expansões de Deus. Assim como a terra. E, então, a partir da terra, você encontra árvores, madeira. E, em seguida, na árvore, você pode acender o fogo. Torna-se fumaça. E depois, vem o fogo. Quando você começa o fogo, você pode levar o seu trabalho a partir do fogo. Assim, o, tudo é um, mas... Apenas o mesmo exemplo: a partir da terra, a madeira; a partir da madeira, a fumaça; da fumaça, o fogo. Mas, se você tem que fazer negócio, então é necessário o fogo, embora o, todos eles, sejam um. Da mesma forma, existem semideuses, Brahmā, Viṣṇu, Maheśvara. Então, se você tem que fazer negócio, então você tem que ir para o fogo, Viṣṇu, sattama, sattva-guṇa. Este é o processo. Embora sejam um, mas seu negócio pode ser concluído com Viṣṇu, e não com os outros. Qual é o meu negócio? Meu negócio é sair dessas garras materiais. Então, se alguém está ansioso para se livrar dessas garras materiais, então ele deve se abrigar em Viṣṇu, e não em outros.

Indiano: Por favor, deixe-me saber isso, o que é o desejo? Tão logo o desejo esteja lá, não podemos perceber Deus. E perceber Deus também é um desejo.

Prabhupāda: Desejo significa desejos materiais. Se você acha que você é indiano e seu desejo é como fazer o seu país melhorar ... Ou tantos desejos. Ou se você é um homem de família. Então, esses são todos desejos materiais. Assim que você fica envolvido por desejos materiais, então você está sob a condição da natureza material. Assim que você acha que você é, seu, você não é indiano ou americano, você não é um brāhmaṇa ou Vaiṣṇava, brāhmaṇa ou kṣatriya, você é um servo eterno de Kṛṣṇa, isto é chamado de desejo purificado. O Desejo está lá, mas você tem que purificar o desejo. Isto eu expliquei agora. Sarvopādhi-vinirmuktam (CC Madhya 19.170). Estes são upādhis. Suponha que você está em um casaco preto. Então, isso significa que você é o casaco preto? Se você diz... Se eu lhe perguntar, "Quem é você?" Se você disser: "Eu sou o casaco preto," Esta é a resposta apropriada? Não. Da mesma forma, estamos em um vestimenta, veste americana ou veste indiana. Então, se alguém lhe pergunta: "Quem é você?" "Eu sou indiano." Essa é uma identificação errada. Se você diz: "Ahaṁ brahmāsmi," esta é a sua verdadeira identificação. Essa realização é necessária.

Indiano: Como posso obter...?

Prabhupāda: Isso requer, humm, você tem que ir... Tapasā brahmacaryeṇa (SB 6.1.13). Você tem que se submeter ao princípio. Ādau śraddhā tataḥ sādhu-saṅgo 'tha bhajana-kriyā (CC Madhya 23.14-15). Você tem que aceitar o processo. Então você vai perceber.

Indiano: Mas, ontem houve (indistinto), houve um devoto, que renunciou a este mundo inteiro, foi para a floresta, e ele estava cantando o nome do Senhor Kṛṣṇa, isso e aquilo. Mas ele era, tipo, algum tipo de yogi. Assim, ele estava tendo o amor de um veado. Então, no momento da morte, o veado ficou em sua mente, e no próximo nascimento, ele se tornou um veado. Portanto, não houve nenhum desejo intencionalmente, mas de alguma forma ele veio nesse...

Prabhupāda: Não, houve o desejo. Ele estava pensando no veado. Houve desejo.

Indiano: Pensamos em tantas coisas...