PTBR/Prabhupada 0595 - Se você quer variedades você tem que tomar abrigo de um planeta

Revision as of 23:21, 14 October 2018 by Vanibot (talk | contribs) (Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Lecture on BG 2.23 -- Hyderabad, November 27, 1972

Assim, no esplendor Brahman é, simplesmente estando cin-mātra, simplesmente espírito, não há variedades de espírito. É simplesmente espírito. Assim como o céu. O céu é também matéria. Mas no céu, não existe qualquer variedade. Se você quer variedades, mesmo neste mundo material, então você tem que tomar abrigo de um planeta, ou você vem para o planeta terrestre ou vai para o planeta lua ou planeta sol. Da mesma forma, os raios brilhantes da refulgência Brahman são provenientes do corpo de Kṛṣṇa. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi (Bs. 5.40). Assim como a luz do sol está brilhando a partir do globo solar, e dentro do globo solar, há o deus-sol, da mesma forma, há, no mundo espiritual, há a refulgência Brahman, impessoal, e dentro da refulgência Brahman, existem planetas espirituais. Eles são chamados de Vaikuṇṭhalokas. E o mais alto dos Vaikuṇṭhalokas é Kṛṣṇaloka. Assim, a partir do corpo de Kṛṣṇa, a refulgência Brahman está saindo. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi (Bs. 5.40). Tudo está existindo nessa refulgência Brahman. Sarvaṁ khalv idaṁ brahma. No Bhagavad-gītā também é dito, mat-sthāni sarva-bhūtāni nāhaṁ teṣu avasthitaḥ (BG 9.4). Tudo o que existe na sua refulgência, refulgência Brahman...

Assim como o mundo material inteiro, inúmeros planetas, eles estão existindo pela luz do sol. A luz do sol é refulgência impessoal do globo solar, e existem milhões de planetas que descansam na luz do sol. Tudo está acontecendo, por causa do brilho do sol. Da mesma forma, a refulgência Brahman que sai, os raios que saem do corpo de Kṛṣṇa, e tudo está descansando nesta refulgência Brahman. Na verdade, diferentes tipos de energias. Assim como do brilho do sol, existem diferentes tipos de cores, energias. Isto está criando este mundo material. Exatamente como nós podemos experimentar na prática. Quando não há luz do sol nos países ocidentais, quando há neve, todas as folhas da árvore imediatamente caem no chão. Isto chama-se outono, a estação. Restam apenas madeira, pedaços de madeira apenas. Mais uma vez, quando chega a época de primavera, o brilho do sol está disponível, tudo por completo, torna-se verde. Assim como o sol está trabalhando neste mundo material, da mesma forma os raios corporais finais da Suprema Personalidade de Deus é a origem de toda a criação. Yasya prabhā prabhavato jagad-aṇḍa-koṭi (Bs. 5.40). Por conta da refulgência Brahman, milhões e milhões de brahmāṇḍas, ou universos, estão surgindo.