PTBR/Prabhupada 0600 - Nós não estamos preparados para nos render, esta é a nossa doença material



Lecture on BG 2.23 -- Hyderabad, November 27, 1972

Então Caitanya Mahāprabhu, porque as pessoas compreenderam Kṛṣṇa de forma equivocada... Kṛṣṇa pediu no Bhagavad-gītā que "Você renda-se a Mim". O que Ele pode fazer? Ele é Deus. Ele é Kṛṣṇa. Lá Ele está, pergunta a você, ordena a você: "Renda-se. Eu vou tomar conta de você". Ahaṁ tvāṁ sarva-pāpe... Mas, ainda assim, as pessoas compreendem errado: "Oh, por que eu devo me render a Kṛṣṇa? Ele também é um homem como eu. Talvez um pouco importante. Mas por que eu devo me entregar a Ele?" Porque aqui a doença material é não se render. Todo mundo está orgulhoso: "Eu sou alguma coisa". Esta é a doença material. Portanto, para ficar curado desta doença material, você tem que se render.

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Assim, a menos que você esteja preparado para se render... Este é um trabalho grande e difícil para a pessoa materialista. Ninguém quer se render. Ele quer competir. Individualmente, pessoa para pessoa, família para família, nação para nação, todo mundo está tentando se tornar o mestre. Onde está a questão de se render? Não há a questão da rendição. Portanto, esta é a doença. Então, Kṛṣṇa exige que para curar essa patifaria, ou a doença mais crônica, renda-se. Sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). "Então? Se eu me render, então todo o resto fracassará? O meu negócio, meus planos, meus, tantas coisas...?". Não. "Eu tomo conta de você. Eu tomo conta de você". Ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi mā śucaḥ. "Não se preocupe". Existem muitas garantias. Ainda assim, não estamos preparados para nos render. Esta é a nossa doença material. Portanto Kṛṣṇa veio novamente como um devoto apenas para mostrar como se render a Kṛṣṇa. Caitanya Mahāprabhu. Kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam (SB 11.5.32).

Portanto, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa é muito científico e autorizado. Não é uma coisa falsa, algo fabricado pela invenção da mente. É autorizado, com base na instrução védica, como diz Kṛṣṇa, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Então, nós ensinamos somente esta filosofia, que você... Kṛṣṇa, aqui é Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. Você está procurando por Deus. Você não pode entender o que é Deus. Aqui é Deus, Kṛṣṇa. Seu nome, Suas atividades, está tudo lá no Bhagavad-gītā. Você aceita e se rende a Ele. E como diz Kṛṣṇa, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Portanto, estamos falando a mesma coisa. Como se afirma no Bhagavad-gītā. Nós não adulteramos. Nós não estragamos todo o Bhagavad-gītā. Nós não fazemos essa ofensa. Às vezes as pessoas, elas dizem eles, "Swamiji, você tem feito maravilhosamente". Mas o que é maravilhoso? Eu não sou um mágico. Meu único crédito é que eu não estraguei o Bhagavad-gītā. Eu apresentei como ele é. Por isso, é bem sucedido.

Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa. (fim)