PTBR/Prabhupada 0600 - Nós não estamos preparados para nos render, esta é a nossa doença material

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 2.23 -- Hyderabad, November 27, 1972

Então Caitanya Mahāprabhu, porque as pessoas compreenderam Kṛṣṇa de forma equivocada... Kṛṣṇa pediu no Bhagavad-gītā que "Você renda-se a Mim". O que Ele pode fazer? Ele é Deus. Ele é Kṛṣṇa. Lá Ele está, pergunta a você, ordena a você: "Renda-se. Eu vou tomar conta de você". Ahaṁ tvāṁ sarva-pāpe... Mas, ainda assim, as pessoas compreendem errado: "Oh, por que eu devo me render a Kṛṣṇa? Ele também é um homem como eu. Talvez um pouco importante. Mas por que eu devo me entregar a Ele?" Porque aqui a doença material é não se render. Todo mundo está orgulhoso: "Eu sou alguma coisa". Esta é a doença material. Portanto, para ficar curado desta doença material, você tem que se render.

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti te jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Assim, a menos que você esteja preparado para se render... Este é um trabalho grande e difícil para a pessoa materialista. Ninguém quer se render. Ele quer competir. Individualmente, pessoa para pessoa, família para família, nação para nação, todo mundo está tentando se tornar o mestre. Onde está a questão de se render? Não há a questão da rendição. Portanto, esta é a doença. Então, Kṛṣṇa exige que para curar essa patifaria, ou a doença mais crônica, renda-se. Sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). "Então? Se eu me render, então todo o resto fracassará? O meu negócio, meus planos, meus, tantas coisas...?". Não. "Eu tomo conta de você. Eu tomo conta de você". Ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi mā śucaḥ. "Não se preocupe". Existem muitas garantias. Ainda assim, não estamos preparados para nos render. Esta é a nossa doença material. Portanto Kṛṣṇa veio novamente como um devoto apenas para mostrar como se render a Kṛṣṇa. Caitanya Mahāprabhu. Kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam (SB 11.5.32).

Portanto, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa é muito científico e autorizado. Não é uma coisa falsa, algo fabricado pela invenção da mente. É autorizado, com base na instrução védica, como diz Kṛṣṇa, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Então, nós ensinamos somente esta filosofia, que você... Kṛṣṇa, aqui é Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus. Você está procurando por Deus. Você não pode entender o que é Deus. Aqui é Deus, Kṛṣṇa. Seu nome, Suas atividades, está tudo lá no Bhagavad-gītā. Você aceita e se rende a Ele. E como diz Kṛṣṇa, man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65). Portanto, estamos falando a mesma coisa. Como se afirma no Bhagavad-gītā. Nós não adulteramos. Nós não estragamos todo o Bhagavad-gītā. Nós não fazemos essa ofensa. Às vezes as pessoas, elas dizem eles, "Swamiji, você tem feito maravilhosamente". Mas o que é maravilhoso? Eu não sou um mágico. Meu único crédito é que eu não estraguei o Bhagavad-gītā. Eu apresentei como ele é. Por isso, é bem sucedido.

Muito obrigado. Hare Kṛṣṇa. (fim)