PTBR/Prabhupada 0779 - Você não pode tornar-se feliz em um lugar que é destinado a misérias

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on SB 6.1.19 -- Denver, July 2, 1975


Então, esta é a vantagem da pessoa consciente de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa é tão atraente que, se alguém Apenas uma vez aplicou completamente sua mente ao pensar em Kṛṣṇa e se rendeu, Então ele se torna imediatamente salvo de todas as condições miseráveis ​​dessa vida material. Portanto, essa é a nossa perfeição da vida. De alguma forma ou de outra, nos rendemos aos pés de lótus de Kṛṣṇa. Então, aqui está enfatizado, sakṛt. Sakṛt significa "apenas uma vez." Então, se existe tanto benefício simplesmente, uma vez que se pense em Kṛṣṇa, Então podemos imaginar, aqueles que estão sempre envolvidos em pensar em Kṛṣṇa ao cantar o mantra Hare Kṛṣṇa, qual é a sua posição.

Eles são muito seguros, tanto assim que é dito: na te yamaṁ pāśa-bhṛtaś ca tad-bhaṭān svapne 'pi paśyanti (SB 6.1.19). Svapna significa sonhar. Sonhar é falso. Ver os Yamadūtas, ou os portadores da ordem de Yamarāja, superintendente da morte... Ver cara a cara... No momento da morte, quando um homem muito pecaminoso está morrendo, Ele vê o Yamarāja ou os portadores da ordem de Yamarāja. Eles são muito ferozes. Às vezes, o homem no leito de morte torna-se muito temerário, chora: "Salva-me, salva-me." Isso também aconteceu com Ajāmila. E essa é a história que devemos narrar mais tarde. Mas ele foi salvo. Por suas atividades passadas na consciência de Kṛṣṇa, ele foi salvo. Esta história devemos ter mais tarde.

Então, esta é a posição mais segura. Caso contrário, este mundo material está cheio de perigo. É um lugar perigoso. É dito no Bhagavad-gītā, duḥkhālayam. É o lugar das misérias. Você não pode se tornar feliz em um lugar que é destinado a misérias. Isto temos que entender. Kṛṣṇa diz: A Suprema Personalidade, duḥkhālayam aśāśvatam (BG 8.15): Este mundo material é um lugar de condição miserável. E que também é aśāśvatam, não permanente. Você não pode ficar. Mesmo se você fizer um compromisso de que "Nunca se importe é lugar de miséria. Eu farei ajustes e ficarei aqui... "

As pessoas estão muito apegadas neste mundo material. Tenho um exemplo prático, experiência. Em 1958 ou '57, Quando publiquei pela primeira vez este livro, Fácil Viagem para Outro Planeta, eu conheci um cavalheiro. Ele era muito entusiasta, "Então, podemos ir para outro planeta? Você está dando essa informação?" "Sim." "E se você for, você não vai voltar." "Não, não, então eu não quero ir." (riso) Ele disse que a idéia é que devemos ir para outro planeta, Assim como eles estão se divertindo: eles estão indo ao planeta lua. Mas eles não poderiam ficar lá. Eles estão voltando. Isso é o avanço científico. E se você for lá, por que você não fica lá? E eu li no jornal que quando os aeronautas russam foram, Eles estavam olhando para baixo: "Onde está Moscou?" (riso)