PTBR/Prabhupada 0797 - Em Nome de Krishna Pessoas Pregando Consciencia de Krishna. Eles São Grandes Soldados



Arrival Address -- Vrndavana, September 3, 1976

Prabhupāda: conhecimento védico é revelação. O conhecimento védico não é compreendido pelo chamado conhecimento mundano, pela leitura da gramática. Não. O conhecimento védico é possível de ser entendido por uma pessoa, que tem fé inabalável no guru fidedigno. Guru significa representante de Kṛṣṇa-Kṛṣṇa e Seu representante. Temos discutido repetidamente esse fato que guru significa servo fidedigno de Kṛṣṇa. Guru não significa um mágico ou malabarismo. Isso não é guru. Guru significa ... É explicado por Śrī Caitanya Mahāprabhu muito facilmente como se tornar um guru. Ele pediu a todos, especialmente aqueles que nasceram na Índia, bhārata bhūmite manuṣya-janma haila yāra (CC Adi 9.41). Especialmente. Porque nós indianos, bhāratīya, temos instalações para nos tornarmos gurus do mundo inteiro. Nós temos a facilidade. Porque aqui temos as literaturas, literaturas védicas, especialmente o Bhagavad-gītā, que é falado pelo próprio Kṛṣṇa. Se tentarmos entender qual é o objetivo da vida e pregar em todo o mundo, então você se torna guru. E se quisermos enganar os outros em nome dos chamados yogīs, svāmī, eruditos, isso não fará de você um guru. Guru ... Caitanya Mahāprabhu diz que você se torne, todos os indianos, todos bhāratīya, guru. Āmāra ājñāya guru hañā tāra ei deśa (CC Madhya 7.128). Onde quer que você esteja. E como eu me tornarei guru? Yāre dekha tāre kaha kṛṣṇa upadeśa. Isso é tudo.

Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa significa seguir a instrução de Caitanya Mahāprabhu. E a instrução de Caitanya Mahāprabhu é esta, para pregar kṛṣṇa-upadeśa. E isso é kṛṣṇa upadeśa: na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ prapadyante narādhamāḥ (BG 7.15). Estas não são nossas palavras fabricadas; é kṛṣṇa-upadeśa, que "Qualquer um que não está rendido a mim, duṣkṛtina, ele é imediatamente classificado em quatro grupos ". O que eles são? Duṣkṛtina, mūḍhāḥ, narādhamāḥ, māyayāpahṛta-jñānā, āsuraṁ bhāvam āśritāḥ. Então é uma coisa muito simples. Quem é um mūḍha? Se alguém não se rende a Kṛṣṇa, se não entender o que é Kṛṣṇa, ele é ou duṣkṛtina, significa pecador; mūḍha, patife; narādhama, o mais baixo da humanidade; e māyayāpahta-jñānā, e sua chamada educação e graus são inúteis porque o conhecimento real é tirado dele. Māyayāpahṛta-jñānā. Então não há necessidade de lutar por ... Mas podemos entender o que são essas pessoas em geral. Eles estão dentro desses quatro grupos de homens.

Então nós temos que enfrentá-los. Nosso movimento da consciência de Kṛṣṇa é enfrentar esses patifes, esses duṣkṛtina, esses narādhamas, e pedir que se tornem conscientes de Kṛṣṇa. Este é o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Você não pode ficar de braços cruzados para mostrar sua beleza em um lugar isolado, imitando Haridāsa Ṭhākura: Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa. Não. Você tem que pregar. Essa é a ordem de Caitanya Mahāprabhu. Āmāra ājñāya guru hañā tāra ei deśa (CC Madhya 7.128). Isso é realmente seguir o Caitanya Mahāprabhu. Não imitar Haridāsa Ṭhākura. Isso não é possível. Você pode ... Mesmo que você faz isso muito bem, isso é para sua segurança. Suponha que você esteja fazendo bem, mas isso é para sua segurança. Mas aquele que está enfrentando uma posição perigosa para o benefício de outros, eles são muito rapidamente reconhecidos por Kṛṣṇa.

na ca tasmān manuṣyeṣu
kaścin me priya-kṛttamaḥ
(BG 18.69)
ya idaṁ paramaṁ guhyaṁ
mad-bhakteṣv abhidhāsyati
(BG 18.68)

Então, se você enfrentar ... Assim como os soldados combatentes, eles estão enfrentando perigo para o país. Eles são reconhecidos. Da mesma forma, aqueles que são pregadores - em nome de Kṛṣṇa, pregando, as pessoas, para levar a consciência de Kṛṣṇa, são grandes soldados.

Então, eu estou muito feliz que vocês, europeus e americanos, especialmente, vocês estão me ajudando. Então continue com este processo, e esse é o caminho muito fácil de ser reconhecido por Kṛṣṇa. Porque Ele diz, na ca tasman manusyesu kaścin me priya-krttamaḥ (BG 18.69). Quem? Quem está pregando essa consciência de Kṛṣṇa. Então eu agradeço muito a você ter vindo aqui em Vrndavana, e você está viajando, você está pregando. Então, vamos dedicar esta vida para pregar a consciência de Kṛṣṇa em todo o mundo. E não importa que morramos pregando. Ainda assim, será glorioso.

Muito obrigado.

Devoto: Jaya!