PTBR/Prabhupada 0901 - Se eu não sou ciumento, então eu estou no Mundo Espiritual. Qualquer um pode testar

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


730415 - Lecture SB 01.08.23 - Los Angeles

Então, no momento presente, nossos sentidos estão contaminados. Estou pensando, "Eu sou americano, assim meus sentidos devem ser utilizados para o serviço do meu país, minha sociedade, da minha nação." Grandes, grandes líderes, grandes, grandes tantas coisas. O conceito real é que "Eu sou americano, por isso os meus sentidos são sentidos americanos. Então, eles devem ser utilizados para a América." Da mesma forma indianos (estão) pensando, os outros estão pensando. Mas nenhum deles sabe que os sentidos pertencem a Kṛṣṇa. Esta é a ignorância. Nenhuma inteligência. Eles estão pensando, por enquanto, que esses sentidos, upādhi, designados... (são) sentidos americanos, sentidos indianos, sentidos africanos. Não. Isso é chamado de māyā. Está coberto. Portanto, bhakti significa sarvopādhi-vinirmuktam (CC Madhya 19.170). Quando os seus sentidos estiverem descontaminados com todas estas designações, este é o início de bhakti. Se eu pensar, "Eu sou americano. Por que devo tomar consciência de Kṛṣṇa? É Deus Hindu", isto é loucura. Se eu pensar "Eu sou maometano", "Eu sou cristão", então você se foi. Mas se nós purificarmos os sentidos que "eu sou alma espiritual. A Alma Espiritual Suprema é Kṛṣṇa. Eu sou parte e parcela de Kṛṣṇa; por isso, é o meu dever servir Kṛṣṇa," então você se torna livre imediatamente. Imediatamente. Você não é mais americano, indiano ou africano ou isto ou aquilo. Você está Kṛṣṇaizado, consciente de Kṛṣṇa. Isto é o que estamos buscando.

Portanto, Kuntīdevī diz: "Hṛṣīkeśa, meu querido Kṛṣṇa, Você é o mestre dos sentidos, e pela gratificação dos sentidos, nós estamos caímos nessa condição de vida material, diferentes variedades de vida." Então, nós estamos sofrendo, e sofrendo na medida, mesmo a pessoa que se torna a mãe de Kṛṣṇa... Porque este é o mundo material, ela também é colocada em sofrimento, o que dizer dos outros? Devakī é tão avançada que ela se tornou a mãe de Kṛṣṇa, mas ainda assim ela foi colocada em dificuldades. E as dificuldades por quem? Por seu irmão, Kaṁsa. Portanto, este mundo é assim. Tente entender. Mesmo que você se tornar mãe de Kṛṣṇa, e até mesmo o seu irmão, que é parente muito próximo. Então você, o mundo é tão ciumento, que se o interesse pessoal de alguém é dificultado, todo mundo vai estar pronto para dar-lhe problemas. Este é o mundo. Todo o mundo. Mesmo que ele seja irmão, mesmo que ele seja o pai. O que falar dos outros? Khalena. Khala significa ciúmes. Este mundo material é ciumento, invejoso. Estou com inveja de você; você está com inveja de mim. Este é o nosso negócio. Este é o nosso negócio.

Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é para essa pessoa que não é mais ciumenta, que não é mais invejosa. Pessoa perfeita. Dharmaḥ projjhita-kaitavo 'tra paramo nirmatsarāṇāṁ satāṁ vāstavaṁ vastu vedyam atra (SB 1.1.2). Aqueles que estão ciúmes e inveja, eles estão dentro deste mundo material. E aqueles que não estão com inveja, eles estão no mundo espiritual. Coisa simples. teste a si mesmo: "Se eu sou ciumento, invejoso de meus outros associados, amigos, tudo?" Então eu estou no mundo material. E se eu não sou ciumento, então eu estou no mundo espiritual. Qualquer um pode testar. Não há dúvida de saber se eu sou espiritualmente avançado ou não. Você pode testar a si mesmo. Bhaktiḥ pareśānubhavo viraktir anyatra syāt (SB 11.2.42). Assim como se você está comendo, você vai entender se você está satisfeito, se a sua fome está satisfeita. Você não tem de levar o certificado de outros. Da mesma forma, se você testar a si mesmo, se você está com ciúmes, se você é invejoso, então você está no mundo material. E se você não está com ciúmes, se você não é invejoso, então no mundo espiritual. Então você pode servir Kṛṣṇa muito bem se você não está com ciúmes. Porque o nosso ciúme, inveja tem início, começou a partir de Kṛṣṇa. Assim como os Māyāvādīs: "Por que Kṛṣṇa deve ser Deus? Eu sou, eu também sou Deus. Eu também sou."