PTBR/Prabhupada 0954 - Quando superamos essas qualidades básicas, então nos tornamos felizes

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


750623 - Conversation - Los Angeles

Bahulāśva: Śrīla Prabhupāda, em nosso estado material contaminado, quando agimos de uma forma tola ou louca, então chamamos isso de tamas, ou ignorância. Mas no céu espiritual quando a entidade viva está em seu estado puro de consciência, que ações... Há algo que aja sobre ele que o torne ilusionado nesse ponto também?

Prabhupāda: Sim. Assim como Jaya-Vijaya. Eles cometeram ofensa. Eles não permitiram os quatro Kumāras entrarem. A culpa era deles. E os Kumāras ficaram muito entristecidos. Então eles o amaldiçoaram de que "Vocês não estão aptos a permanecer neste lugar". Então, às vezes cometemos erros. Isso também é o mau uso da independência. Ou somos propensos a cair porque somos pequenos. Assim como pequeno fragmento de fogo, embora seja fogo, é propenso a ser extinto. O grande incêndio não se apaga. Então Kṛṣṇa é o grande incêndio, e nós somos parte e parcela, faíscas, muito pequenas. Então, dentro do fogo há faíscas, "fut! Fut!" Há muitas. Mas se as faíscas caírem, então é extinguido. É tipo isso. A queda significa, mundo material, existem três graus diferentes: o tamo-guṇa, rajo-guṇa e sattva-guṇa. Se o... Assim como a centelha cai. Se cair sobre grama seca, a grama fica em chamas. Então, a qualidade de fogo ainda é mantida, embora caia. Por causa da atmosfera da grama seca, novamente faz outro fogo, e mantém a qualidade inflamável. Isso é sattva-guṇa. E se a centelha cair sobre a grama verde, então ela é extinta. E a grama seca, se, quando a grama verde se torna seca, existe chance de voltar a queimar em chamas. Mas se a centelha cair na água, então é muito difícil. Da mesma forma, a alma, quando vem pro mundo material, existem três guṇas. Então, se ela entra em contato com tamo-guṇa, ela está na condição mais abominável. Se cair com rajo-guṇa, então há pouca atividade. Assim como eles estão trabalhando. E se ele cair no sattva-guṇa, então ele, pelo menos, se mantém em sabedoria de que "eu sou fogo. Eu não pertenço a este material enfadonho."

Então, devemos trazê-lo de novo para o sattva-guṇa, a qualificação brahminical, para que ele possa entender ahaṁ brahmāsmi, "Eu sou alma espiritual. Eu não sou essa matéria". Então sua atividade espiritual começa. Portanto, estamos tentando trazê-lo para a plataforma de sattva-guṇa, significa abandonar os afazeres de rajo-guṇa, tamo-guṇa: não comer carne, não ao sexo ilícito, sem intoxicação, sem jogos de azar. Muitos nãos - para negar-lhe a influência das qualidades materiais. Então, se ele está situado no sattva-guṇa, então ele permanece na plataforma de... Quando ele permanece no sattva-guṇa, então o rajas-tamaḥ, as outras qualidades básicas, não podem aborrecê-lo. A qualidade básica, a plataforma de qualidade de básica, é a seguinte: sexo ilícito, consumo de carne, intoxicação, jogos de azar. Então tadā rajas-tamo-bhāvāḥ kāma-lobhādayaṣ ca ye (SB 1.2.19). Quando alguém está livre de pelo menos duas dessas qualidades básicas... Qualidade básica significa kama, desejos luxuriosos e ganância. No mundo material, geralmente eles estão sob essa qualidade básica, significa sempre cheios de desejos luxuriosos e nunca satisfeitos, gananciosos. Quando superamos essas qualidades básicas, então nos tornamos felizes Tadā rajas-tamo-bhāvāḥ kāma-lobhādayaṣ ca ye, ceta etair anaviddham ... (SB 1.2.19). Quando a consciência não se encontra influenciada por essas qualidades básicas, ceta etair ana... Sthitaḥ sattve prasīdati. Estando situado na plataforma de sattva-guṇa, ele se sente feliz. Esse é o início da vida espiritual. Quando ... Enquanto a mente está perturbada por desejos lúxuriosos e ganância, não há questão de vida espiritual. Portanto, a primeira ocupação é como controlar a mente, para que não seja influenciada pela qualidade básica, pelos desejos luxuriosos e pela ganância. Nós vimos em Paris senhor idoso, setenta e cinco anos, ele está indo à casa noturna, porque o desejo luxurioso está presente. Ele paga cinquenta dólares pra entrar na boate, e então ele paga mais por outras coisas. Então, mesmo com seus setenta e cinco anos, o desejo luxurioso está presente.