PTBR/Prabhupada 0955 - A maioria dos seres vivos, estão no mundo espiritual. Apenas poucos caem

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


750623 - Conversation - Los Angeles

Dr. Mize: Todas as almas que estavam no céu espiritual caíram do céu espiritual ao mesmo tempo, ou em momentos diferentes, ou há almas que são sempre boas, não são tolas, elas não caem?

Prabhupāda: Não, há... Maioria, noventa por cento, eles são sempre bons. Eles nunca caem.

Dr. Mize: Então, estamos entre os dez por cento?

Prabhupāda: Sim. Ou menos do que isso. No mundo, todo o mundo material, todas as entidades vivas são... Assim como na prisão, há uma população, mas eles não são a maioria. A maioria da população, eles estão fora da prisão. Da mesma forma, a maioria dos seres vivos, partes integrantes de Deus, eles estão no mundo espiritual. Apenas alguns caem.

Dr. Mize: Kṛṣṇa sabe de antemão que uma alma vai ser tola e cair?

Prabhupāda: Kṛṣṇa? Sim, Kṛṣṇa pode saber porque Ele é onisciente.

Dr. Mize: Mais almas estão caindo o tempo todo?

Prabhupāda: Não o tempo todo. Mas há a tendência de cair, não para todos, mas porque há independência... Todo mundo não gosta de abusar da independência. O mesmo exemplo: tal como um governo que constrói uma cidade, e constrói também a prisão, porque o governo sabe que alguém se tornará criminoso, então o seu abrigo também deve ser construído. É muito fácil de entender. Não é que cem por cento da população seja criminoso, mas o governo sabe que alguns deles serão. Caso contrário, por que eles constroem prisão também? Alguém pode dizer: "Onde está o criminoso? Você está construindo..." O governo sabe que haverá criminoso. Então, se o governo comum pode saber, por que Deus não pode saber? Porque há tendência.

Dr. Mize: A origem dessa tendência é...?

Prabhupāda: Sim.

Dr. Mize: De onde vem essa tendência?

Prabhupāda: tendência significa a independência. Então todos devem saber que independência significa que ela pode ser usada adequadamente, ou pode ser abusada. Isso é independência. Se você torná-la de uma maneira apenas, que você não pode se tornar caído, isso não é independência. Isso é força. Portanto, Kṛṣṇa diz, yathecchasi tathā kuru (BG 18.63): "Agora você faz o que você quiser".