PT/Prabhupada 0046 - Não se torne um animal – tome uma atitude



Morning Walk -- May 28, 1974, Rome

Yogeśvara: Antes de sair, Bhagavān deixou-me uma lista de perguntas. Posso fazer-lhe algumas?

Prabhupāda: Sim.

Yogeśvara: Um problema que parece que está a ocorrer mais e mais frequentemente, é o surgimento de terroristas, quer dizer, homens que são motivados por algumas políticas, maioritariamente razões políticas.

Prabhupāda: Sim, eu já expliquei todo o princípio básico. Eles são animais, e por vezes, animais ferozes. Isso é tudo. Animal, existem diferentes tipos de animais. Os tigres e os leões são animais ferozes. Nós vivemos numa sociedade animal Se numa sociedade animal, surge de repente um animal muito feroz, não é muito surpreendente. É porque vivemos numa sociedade animal. Tornem-se seres humanos. exemplares. É essa a única solução. Já declaramos que esta, é uma sociedade animal. Se surge algum animal feroz, qual é o espanto? Em última instância, é uma sociedade animal. São todos animais, quer surja um tigre ou um elefante. Não se tornem animais. Neutralizem. Isso é o que é preciso. Um ser humano, é chamado animal racional. O que se requer, é que cheguemos à racionalidade. Se permanecermos outro animal, outro tipo de animal, isso não nos ajudará. Na verdade, temos que nos tornar seres humanos. Mas, durlabhaṁ mānuṣaṁ janma tad apy adhruvam arthadam. (SB 7.6.1)

Estas pessoas, não têm meta na vida. Qual é a meta do humano...eles não sabem. Por isso, as propensões animalescas, são ajustadas desta e daquela maneira, desta e daquela maneira. Tal como eles vão ver danças com pessoas nuas. É uma propensão animalesca. Eles vêm a sua esposa nua todos os dias, porém, eles vão ver a dança com pessoas nuas e pagam a entrada. Porque eles não têm outra ocupação à excepção deste animalismo. Não é assim? Qual é a vantagem de ver outra mulher nua? Eles vêm todos os dias, cada noite, a sua esposa nua. Porque é que... Porque não têm outra ocupação. Animais. Punaḥ punaś carvita-carvaṇānām (SB 7.5.30). Tal como o cão que não sabe qual é o sabor. Ele está simplesmente a chupar o osso desta e daquela maneira, desta e daquela maneira. Porque é um animal. Não tem outra ocupação. Toda esta sociedade é animalesca. Especialmente os ocidentais. E desenvolveram uma civilização baseada nessas propensões animalescas. o que quer dizer, "Sou este corpo, e o melhor uso de minha vida é gratificar os sentidos." Isto é animal. "Eu sou este corpo." Corpo, quer dizer sentidos. "E satisfazer os sentidos é a perfeição mais elevada." Esta é a civilização deles. Temos que introduzir verdadeira civilização humana. Não se surpreendam se um animal em diferentes formas, com diferentes capacidades, surge. Em última instância, ele é um animal. O princípio básico é o animalismo. Porque ele pensa que, "Eu sou este corpo..." E o cão pensa, "Eu sou um cão corpulento e forte." e outro homem pensa, "Sou uma grande nação." Mas qual é o princípio básico? Um cão também pensa tendo como base o seu corpo, e a grande nação também pensa tendo como base o seu corpo. Portanto, não existe diferença entre este cão e esta grande nação. A única diferença é que o ser humano, pela bondade da natureza, tem sentidos superiores. E ele não tem poder, ou não tem educação para utilizar os sentidos superiores, em como progredir espiritualmente para sair deste mundo material Não tem sentido comum. Usa simplesmente a inteligência superior para o animalismo. Esse é o ponto. Não foi educado a utilizar a inteligência superior. Portanto, só a usa para o animalismo. E as pessoas de todo o mundo quando se referem aos ocidentais, "Eles são avançados." Em quê? São avançados em animalismo. O princípio básico do animalismo permanece. E ficam surpreendidos. Eles também imitam. Expandem o animalismo, a civilização animal. Temos que neutralizar isso para o benefício da civilização humana.