PT/Prabhupada 0067 - Os Goswamis Só Dormiam Duas Horas



Lecture on SB 1.16.26-30 -- Hawaii, January 23, 1974

Qualquer progresso que o movimento para a consciência de Kṛṣṇa está a fazer é devido à compaixão magnanima de Śrī Caitanya Mahāprabhu para com as pobres pessoas sofredoras desta Kali-yuga Se não fosse assim, seria uma tarefa muito difícil ser consciente de Kṛṣṇa. Não é fácil. Aqueles que têm esta oportunidade de se tornarem conscientes de Kṛṣṇa, pela misericórdia de Śrī Caitanya Mahāprabhu, não devem perder esta oportunidade. Seria um suicídio. Não caiam da plataforma. É muito fácil. Simplesmente cantem o mantra Hare Kṛṣṇa apesar de Caitanya Mahāprabhu recomendar, não precisa ser constantemente, as vinte e quatro horas. O princípio é esse. Cantar constantemente, kīrtanīyaḥ sadā hariḥ (CC Adi 17.31) Mas não podemos fazer isso porque estamos muito confundidos pela influência de Kali. Por isso, pelo menos dezasseis voltas. Não percam esta oportunidade. Não percam esta oportunidade. Onde está a dificuldade em cantar dezasseis voltas? No máximo demora duas horas. Temos vinte e quatro horas ao nosso dispor. Quereis dormir? Muito bem. Durmam. Durmam dez horas. Claro que isso não é recomendado. Não durmam mais que seis horas. Mas as pessoas em geral querem dormir. Querem dormir vinte e quatro horas. Essa é a tendência em Kali-yuga, mas não. Isso seria uma perda de tempo. Minimizem o comer, o dormir, a vida sexual e a defesa pessoal. Quando essas actividades se tornarem inexistentes, é a perfeição, porque são necessidades corporais.

Comer, dormir, relações sexuais e defesa pessoal são necessidades corporais. Mas eu não sou este corpo. Dehino 'smin yathā dehe kaumāram... (BG 2.13). Demora algum tempo chegar a esta realização. Mas quando realmente avançamos em consciência de Kṛṣṇa devemos saber qual é o nosso dever. Não se deve dormir mais que seis horas. O máximo é oito horas. Para aquelas pessoas que não podem controlar esse é o máximo. Mas não dez horas, doze horas ou quinze horas. Não. Senão qual é a utilidade de...? Certa pessoa foi visitar um devoto avançado e às nove horas ele estava a dormir. E ele é um devoto avançado. Ãh? Não é assim? Qual é então...? Que tipo de devoto é ele? Um devoto deve levantar-se cedo pela manhã, pelas quatro horas. Às cinco horas deve ter acabado de tomar banho e de fazer as outras coisas. Depois ele começa a cantar e muitas... Devemos estar ocupados as vinte e quatro horas. Dormir não é bom. Os Gosvāmīs costumavam dormir só duas horas. Eu também escrevo livros à noite e também durmo mas não mais que três horas. Mas por vezes durmo um pouco mais. Não é que... Não imito os Gosvāmīs. Isso não é possível. Mas dentro das possibilidades todos devem tentar evitar. E evitar dormir quer dizer comer menos. Então será possível. Comer e dormir. Depois de comer, dormimos. Se comemos muito, dormimos mais. Se comemos menos dormimos menos. Comer, dormir e relações sexuais. A relação sexual deve ser evitada. Esta é uma regulação forte. Tanto quanto possível, a vida sexual deve ser minimizada. Por isso temos esta restrição, "Não à vida sexual." Em relação com a vida sexual, nós não dizemos, "Não faças." Ninguém conseguiria seguir essa instrução. Portanto, vida sexual é equivalente a vida casada. Uma pequena concessão. Uma concessão, "Muito bem. Aceita esta concessão." Mas não pratiques vida sexual ilícita. Caso contrário não será possível.

Temos o comer, o dormir, a relação sexual e a defesa própria. Em relação com a defesa própria fazemos arranjos de muitas maneiras, porém, a guerra continua e os ataques da natureza material... O vosso país defende-se muito bem mas agora existe escassez de petróleo e não conseguem defender-se. De igual modo, tudo pode ser arrancado de nós a qualquer momento. Para nos defendermos, dependemos de Kṛṣṇa. Avaśya rakṣibe kṛṣṇa. Isto é rendição. Rendição quer dizer... Kṛṣṇa diz, "Rende-te a Mim,"sarva-dharmān parityajya (BG 18.66). Vamos confiar nisto, " Kṛṣṇa está a pedir para me render. Deixa-me render. Ele deverá proteger-me no perigo." Isto é rendição.