PT/Prabhupada 0086 - Porque é que Existem Disparidades?



Sri Isopanisad, Mantra 9-10 -- Los Angeles, May 14, 1970

Porquê existem tantas personalidades diferentes? Porque é que não são semelhantes, se é uma combinação de bílis, muco e ar? Eles não cultivam este conhecimento. Porquê existem diferenças? Uma pessoa nasce milionária; outra nasce numa situação que nem sequer pode comer duas refeições completas durante o dia apesar de trabalhar muito duro. Porque é que existe esta discriminação? Porque é que uma pessoa é colocada numa condição favorável e a outra não? Existe a lei do karma que define a individualidade.

Isto é conhecimento. Portanto, o Īśopaniṣad diz, anyad evāhur vidyayā anyad āhur avidyayā. As pessoas que estão em ignorância, cultivam um certo tipo de conhecimento, e as pessoas que têm verdadeiro conhecimento, fazem um cultivo diferente. As pessoas comuns, não gostam das nossas actividades em consciência de Kṛṣṇa. Ficam surpreendidas. O Gargamuni explicava-me ontem à noite que as pessoas perguntam, "Como conseguem tanto dinheiro? Vocês compraram muitos carros e uma grande igreja e mantêm cinquenta a sessenta pessoas diariamente e gozam da vida. Como é que isso é possível?" (risos) Eles ficam surpreendidos. E nós ficamos surpreendidos de ver que essas pessoas sem vergonha trabalham tão duro só para encher o estômago. O Bhagavad-gītā diz, yā niśā sarva-bhūtānāṁ tasyāṁ jāgrati saṁyamī. Nós pensamos que elas estão a dormir, e elas pensam que nós estamos a desperdiçar o nosso tempo. Uma forma oposta de ver as coisas. Porquê? A forma de actuar deles é diferente da nossa. Uma pessoa inteligente entenderá quais as acções que estão verdadeiramente correctas.

Estas coisas estão muito bem explicadas na literatura Védica. Assim como existe o Īśopaniṣad, também existe um outro Upaniṣad, o Garga Upaniṣad. Nesse livro, descreve-se uma conversa muito erudita entre um esposo e sua esposa O esposo está a ensinar a esposa. Etad viditvā yaḥ prayāti sa eva brāhmaṇa gargi. Etad aviditvā yaḥ prayāti sa eva kṛpanā. A verdadeira cultura de conhecimento é a seguinte: Todos nascem e todos morrem. Quanto a isto não há diferença de opinião. Nós morremos e eles também. Eles podem argumentar, "Vocês falam do nascimento, morte, velhice e doença. Isso quer dizer que por cultivarem o conhecimento consciente de Kṛṣṇa se libertarão da investida da natureza na forma desses quatro princípios?" Não. Não é assim. A realidade está explicada no Garga Upaniṣad, etad viditvā yaḥ prayāti. Aquela pessoa que abandona o corpo sabendo quem é, sa eva brāhmaṇa, é brāhmaṇa. Brāhmaṇa... Damos o cordão sagrado. Porquê? Tentem compreender qual é o mistério da vida. Isso é ser brāhmaṇa. Vijānataḥ. Lemos neste verso, vijānataḥ. Aquela pessoa que abandona o corpo conhecendo a realidade tal como é, é um brāhmaṇa.