PT/Prabhupada 0117 - Hotel Grátis e Facilidades para Dormir Grátis



Lecture on SB 7.9.24 -- Mayapur, March 2, 1976

Essa é a ideia. Tornar-nos servos e servas. Essa é a civilização humana ideal. Cada mulher deve tornar-se serva de seu esposo, e cada homem deve tentar tornar-se cem vezes mais servos de Kṛṣṇa. Essa é a civilização indiana. Não é a de "O esposo e a esposa têm os mesmos direitos." Esse movimento existe na Europa e na América, "Direitos iguais." Não é assim a civilização Védica. A civilização Védica preconiza que o esposo seja um servo sincero de Kṛṣṇa, e a esposa deva ser serva do esposo.

Portanto, aqui está explicado, upanaya māṁ nija-bhṛtya-pārśvam (SB 7.9.24). Essa é a associação correcta. Quando Nārada Muni descreve como o homem se deve comportar, como a mulher se deve comportar... Estamos no decurso de fazer essas gravações. A seu devido tempo, escutarão. Não existe o conceito de nos tornarmos mestres. Isso, é inútil. Não podemos tornar-nos mestres. Ahaṅkāra-vimūḍhātmā kartāham iti manyate (BG 3.27). Não podemos tornar-nos mestres. Jīvera svarūpa haya nitya kṛṣṇa dāsa (CC Madhya 20.108-109). Quer seja homem ou mulher, todos são servos de Kṛṣṇa. Temos que ser treinados para chegar a essa plataforma de tornar-nos os melhores servos, não só os servos directos mas os servos dos servos. A isso se chama o paramparā dos servos. O meu mestre espiritual é o servo de seu mestre espiritual e eu também sou o servo do meu mestre espiritual. Similarmente, nós pensamos, "servo do servo." Não existe tal coisa como... Essa é a doença material, (CC Madhya 13.80).

kṛṣṇa bhuliya jīva bhoga vāñchā kāre
pāsate māyā tāre jāpatīyā dhāre

Quando ficamos orgulhosos- "Agora vou ser o mestre. Só vou dar ordens. Não vou seguir a ninguém"- isso é māyā.

Esta doença existe começando com Brahmā e vai até à formiga. Prahlāda Mahārāja compreendeu esta assim chamada falsa posição prestigiosa de se tornar o mestre. Ele diz, "Estou plenamente consciente dessa situação falsa. Bondosamente ocupai-me..." Nija-bhṛtya-pārśvam. Nija-bhṛtya-pārśvam quer dizer tal como um aprendiz. Aprendiz, o aprendiz está sob um perito. Pouco a pouco o aprendiz aprende a como fazer as coisas. Portanto, ele diz, nija-bhṛtya-pārśvam. "Não é que de repente tornamo-nos servos muito peritos. Deixa-me..." A nossa instituição tem esse propósito. Se alguém vem só pela cama e acomodação grátis, a sua vinda a esta associação é inútil. Deve aprender a como servir. Nija-bhṛtya-pārśvam. Os que estão a servir... Devemos aprender com eles a como servir vinte e quatro horas: dessa maneira, a nossa integração nesta instituição será um êxito. Mas se pensarmos que, "Aqui está uma instituição onde posso ter acomodação grátis, gratificação dos sentidos grátis e vida grátis, "a instituição completa será arruinada. Tenham cuidado. Todos os GBC´s devem ser cuidadosos para que esta mentalidade não aumente. Devem estar todos muito ansiosos por servir, para aprender a servir.Nija-bhṛtya-pārśvam. Então a vida será um êxito. Muito obrigado.