PT/Prabhupada 0133 - Quero um estudante que siga as minhas instruções



Arrival Lecture -- San Francisco, July 15, 1975

Por vezes, as pessoas glorificam-me muito dizendo que eu fiz maravilhas em todo o mundo. Mas eu não me revejo como uma pessoa maravilhosa. Mas eu estou seguro de uma coisa. Eu repito o que Kṛṣṇa disse. Só isso. Não acrescento nem altero nada. Por isso é que apresento o Bhagavad-gītā como ele é. Eu não faço nenhuma adição nem alteração disparatada e esse é o meu mérito. E na prática, eu posso ver que se está a tornar um êxito. Eu não subornei todos estes Europeus e Americanos. Sou um indiano pobre. Cheguei a América com quarenta rupias e agora possuo quatrocentos milhões. Não existe nenhuma magia. (dirigindo-se a um estudante) Vai lá para trás. Estás a dormir. Se quiserem tornar-se um guru, honestamente, este é o segredo... Se quiserem enganar, isso é outra coisa. Existem tantos enganadores. As pessoas também querem ser enganadas. Logo que dizemos, "Se quiseres ser meu discípulo, terás que abandonar quatro coisas: sexo ilícito, intoxicação, incluso beber chá e fumar cigarros, comer carne e jogos de azar ou fortuna," as pessoas criticam-me, " O Swamijī é muito conservador." E seu eu lhes digo, " Podes fazer todo o tipo de disparates, o que quiserem Aceita este mantra e da-me 125 dólares," eles ficarão contentes. Porque 125 dólares na América não é nada. Qualquer pessoa pode pagar imediatamente. Teria ganho milhões de dólares se tivesse usado essa enganação. Mas eu não quero isso. Quero um estudante que siga as minhas instruções. Não quero milhões. Ekaś candras tamo hanti na ca tara-sahasrasaḥ. Uma lua no céu é suficiente para iluminar. Não é preciso milhões de estrelas. O que eu pretendo é ver que pelo menos um discípulo se tenha tornado devoto puro. Claro que tenho muitos devotos sinceros e puros. Essa é a minha boa fortuna. Mas eu teria ficado satisfeito se tivesse encontrado somente um. Não há necessidade de milhões de estrelas. O método existe e é muito simples, e se compreendermos as instruções do Bhagavad-gītā e depois estudarmos o Śrīmad-Bhāgavatam... E mesmo que não estudemos. Caitanya Mahāprabhu deu-nos um método muito simples. Também é recomendado no śāstra:

harer nāma harer nāma harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

Se quiserem estudar a literatura Védica, é muito bom. Cria uma base sólida. Já temos cinquenta livros. Estudem. Tornem-se grandes eruditos em filosofia, em religião, em sociologia. Está tudo no Śrīmad-Bhāgavatam, política também. Tornem-se seres humanos perfeitos, com pleno conhecimento. E se acharem que não têm tempo, que não são bons eruditos, que não podem ler estes livros todos, cantem Hare Krsna. De ambas as maneiras podem tornar-se perfeitos. Ou das duas maneiras ou pelo menos de uma. Se não puderem ler os livros, cantem Hare Kṛṣṇa. Tornar-se-ão perfeitos. E se lerem os livros e cantarem Hare Kṛṣṇa, é muito bom. Não existe nenhuma perda. Se cantarem o mahā-mantra Hare Kṛṣṇa mas não puderem ler os livros não há nenhum problema. Não há nenhuma perda. O canto é suficiente. Mas se lerem serão capazes de se defenderem das opiniões contrárias. Isso vos ajudará no vosso trabalho de pregação. Porque no trabalho de pregação terão que responder a muitas perguntas, terão que encontrar muitos elementos opositores. Se estiverem fortes na vossa compreensão devido a lerem os livros, a literatura Védica, tornam-se muito, muito queridos por Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz,

na ca tasmāt manuṣyeṣu
kaścit me priya-kṛttamaḥ
(BG 18.69)
ya imaṁ paramaṁ guhyaṁ
mad-bhakteṣu abhidhāsyati
(BG 18.68)

Qualquer pessoa que prega este conhecimento confidencial, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66), Se ela for competente para pregar esta mensagem ao mundo, torna-se imediatamente reconhecida pelo Supremo Senhor.