PT/Prabhupada 0137 - Qual é o propósito da vida? O que é Deus?



Lecture on BG 7.4 -- Nairobi, October 31, 1975

Harikeśa: "Tradução - Terra, água, ar, fogo, éter, mente, inteligência e falso ego - todos juntos estes oito elementos formam as Minhas energias materiais separadas".

Prabhupāda:

bhūmir āpo 'nalo vayuḥ
khaṁ mano buddhir eva ca
ahaṅkāra itīyaṁ me
bhinnā prakṛtir aṣṭadhā
(BG 7.4)

Kṛṣṇa está a explicar-Se a Si próprio. Deus está a explicar o que é Deus. Isso é verdadeiro conhecimento. Se especulamos sobre Deus, não é possível obter esse conhecimento. Deus é ilimitado. Não nos é possível realizar isso. Deus, Kṛṣṇa, disse no início, asaṁśayaṁ samagraṁ māṁ yathā jñāsyasi tac chṛṇu (BG 7.1). Samagram. Samagra significa qualquer coisa... Ou samagra significa pleno. Portanto, qualquer objecto de estudo e de conhecimento que exista, a soma total de tudo, unidade. Deus é o total da soma de tudo. Por isso Ele começa a explicar acerca de Si próprio. Em primeiro lugar, porque não temos qualquer informação de Deus - mas vemos na prática a terra vasta, a imensidão de água, oceano, o extenso céu, e depois o fogo. Tantas coisas, coisas materiais. Coisas materiais, incluindo a mente... A mente também é material. E depois o ego. Todos estão a pensar que "Eu sou algo. Eu sou..." Kartāham iti manyate. Ahaṅkāra-vimūḍhātmā. Este ego falso. Este ego significa falso ego. E existe também o ego puro. Esse puro ego é ahaṁ brahmāsmi, e o falso ego: "Eu sou Indiano", "Eu sou Americano", "Eu sou Africano", "Eu sou brāhmaṇa", "Eu sou kṣatriya", "Eu sou isto". Isto é falso ego, ahaṅkāra. Então neste preciso momento... Não apenas agora, mas sempre, estamos rodeados por todas estas coisas. Esta é a fase inicial da filosofia: qual a origem desta terra? De onde veio esta água? Qual a origem do fogo? Este é o questionamento natural. De onde vem o céu? Como estão posicionadas as estrelas, tantos milhões e milhões de estrelas? Estas são as questões que as pessoas inteligentes colocam. Este é o início da vida filosófica. Por essa razão, aqueles que são seres humanos sérios e conscientes, gradualmente indagam acerca da compreensão do Senhor Supremo, Kṛṣṇa.

E Kṛṣṇa está lá e Kṛṣṇa explica-Se a Si próprio, "Eu sou assim". Mas infelizmente não conseguimos compreender quem é Kṛṣṇa e tentamos especular acerca de Deus. Esta é a nossa doença. Kṛṣṇa explica-Se a Si próprio, Deus está a esclarecer-nos acerca de Si mesmo. Mas em vez de aceitarmos o que Ele nos diz acerca de Si próprio, ou negamos a sua existência ou aceitamos Deus como sendo impessoal ou tantas outras coisas erradas. Esta é a nossa doença. Por isso no verso anterior foi explicado,

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścin māṁ vetti tattvataḥ
(BG 7.3)

De entre milhões e milhões de pessoas, alguém procura seriamente compreender, "Qual é o propósito da vida? O que é Deus? Qual é a minha relação..." Ninguém está interessado. Tal como... Sa eva go-kharaḥ (SB 10.84.13). Todos estão interessados nesta concepção corpórea da vida como cães e gatos. Esta é a nossa posição. Não apenas agora, mas sempre, esta é a condição material. Mas alguém, manuṣyāṇāṁ sahasreṣu, entre milhões, pelo menos uma pessoa procura entender, para tornar a sua vida completa, perfeita. E o que advém daí...

Perfeição significa entender a sua verdadeira posição constitucional, que não é este corpo material, que é uma alma espiritual, Brahman. Essa realização é perfeição, a perfeição do conhecimento, brahma-jñāna.