PT/Prabhupada 0160 - Krishna está a protestar



Conversation at Airport -- October 26, 1973, Bombay

Assim, o nosso movimento da Consciência de Krishna é para educar as pessoas a entenderem o valor da vida. O moderno sistema de educação e a civilização moderna são tão degradados que as pessoas se esqueceram do valor da vida. De modo geral, neste mundo material todos estão esquecidos do valor da vida, mas a forma humana de vida é a oportunidade para recordar a importância da vida. No Srimad Bhagavatam é dito: parābhavas tāvad abodha-jāto yāvan na jijñāsata ātma-tattvam. Enquanto a pessoa não está alerta sobre a consciência da auto realização, a entidade viva tola, seja o que for que esteja a fazer, isso é uma derrota para ela. Esta derrota manifesta-se nas formas inferiores de vida porque elas não conseguem entender qual o valor da vida. A consciência delas não é suficientemente desenvolvida. Mas mesmo na forma humana de vida, a mesma derrota é mantida. Essa não é uma civilização muito boa. É quase como a civilização animal. Āhāra-nidrā-bhaya-maithunaṁ ca samānyā etat paśubhir narāṇām. Assim, as pessoas estão ocupadas apenas nos quatro princípios das exigências corpóreas - comer, dormir, acasalar e defender-se - o que se verifica também na vida animal, assim isto não é um grande avanço na civilização. Assim, o nosso movimento da Consciência de Krishna serve para educar as pessoas a aceitarem a responsabilidade da vida humana. Esta é a nossa civilização védica. O problema da vida não são as dificuldades sentidas durante a curta duração desta vida. O problema real da vida é como solucionar a repetição de nascimento, morte, velhice e doença.

Esta é a instrução da Bhagavad Gita. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). As pessoas estão perturbadas com tantos problemas na vida, mas o problema real da vida é como interromper o nascimento, morte, velhice e doença. Mas as pessoas são tão insensíveis. Elas tornaram-setão cabeças ôcas que não conseguem entender o problema da vida. Há muito, muito tempo atrás, quando Viśvāmitra Muni viu Mahārāja Daśaratha, aí Mahārāja Daśaratha perguntou a Viśvāmitra Muni: aihistaṁ yat taṁ punar janma jayaya: " Meu querido senhor, a tua tentativa de conquistar a morte, como é que isso vai indo?? Bem? Há algum obstáculo? Esta é a nossa civilização védica: como conquistar o nascimento, a morte, a velhice e a doença. Mas na actualidade não há tal informação nem as pessoas estão interessadas. Mesmo professores muito, muito importantes não sabem o que existe depois da morte. Eles nem acreditam que haja vida depois da morte. Então, esta é uma civilização cega que está a manter-se. Nós estamos a fazer a nossa parte para educar as pessoas que o objectivo da vida, especialmente na forma humana de vida, é muito diferente das necessidades corpóreas da vida: comer, dormir, acasalar e defender-se. No Bhagavad Gita afirma-se: manuṣyāṇāṁ sahasreṣu kaścid yatati siddhaye: (BG 7.3) " Entre muitos milhôes de pessoas, uma talvez tente tornar-se bem sucedida na vida." Siddhaye, siddhi. Isto é siddhi, como conquistar o nascimento, a morte, a velhice e a doença. E manuṣyāṇāṁ sahasreṣu kaścid yatati siddhaye. O homem moderno é tão embrutecido que não sabe o que são siddhis. Eles pensam: " Se eu conseguir algum dinheiro, alguma casa e algum carro, isso é siddhi." Isso não é siddhi. Voçês podem manter durante alguns anos uma boa casa, um carro e uma bela família. mas a qualquer momento este arranjo acaba e terão que aceitar outro corpo. Isto não conseguem saber nem as pessoas têm interesse em saber. Assim as pessoas tornaram-se muito embotadas, apesar de terem muito orgulho na sua educação e avanço da civilização. Mas nós estamos a reclamar. Estamos a reclamar. Eu próprio não estou a reclamar. É Krishna quem está a reclamar.

na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ
prapadyante narādhamāḥ
māyayāpahṛta-jñānā
āsuraṁ bhāvam āśritāḥ
(BG 7.15)

Os patifes, os mais baixos da humanidade e que estão sempre ocupados em actividades pecaminosas, este tipo de pessoas não aceita a Consciência de Krishna. "Não. Há tantos graduados, tantos mestrados, tantos doutorados. Krishna diz: māyayāpahṛta-jñānāḥ. Aparentemente, eles têm muita educação, mas o seu verdadeiro conhecimento foi roubado por Maya." Āsuraṁ bhāvam āśritāḥ. Esta civilização ateísta é muito perigosa. As pessoas estão a sofrer por este motivo. Mas elas não são muito sérias. Por isso mesmo, estas pessoas foram apelidadas por Krishna como mūḍhāḥ, patifes. Na māṁ duṣkṛtino mūḍhāḥ. Assim, estamos a tentar conseguir que estes mūḍhas, civilização mūḍha se transforme numa sociedade espiritual iluminada. Esta é a nossa humilde tentativa. Mas já foi dito, manuṣyāṇāṁ sahasreṣu. (BG 7.3) " Entre muitos milhões de pessoas, algumas podem escolher isso." Manuṣyāṇāṁ sahasreṣu kaścid yatati siddhaye. Mas isso não significa que vamos parar. Tal como na nossa escola, no tempo da faculdade, O senhor Asutosh Mukherjee inaugurou alguns estudos superiores, cursos de pós graduação na universidade. Os alunos eram apenas um ou dois mas mesmo assim a turma foi mantida apesar da despesa de muitos milhares de rupias, não se preocupando com o facto de os estudantes serem apenas um ou dois. Do mesmo modo, este movimento para a Consciência de Krishna tem de continuar. Não importa que as pessoas tolas não entendam ou não participem. Nós temos que continuar com a nossa propaganda. Muito obrigada.