PT/Prabhupada 0166 - Não consegues parar um nevão



Lecture on BG 2.7-11 -- New York, March 2, 1966

Não nos podemos esquecer que estamos sempre em sofrimento. Há três tipos de sofrimento. Eu não falo dos problemas económicos ou... Isso é outro tipo de sofrimento. Mas de acordo com o conhecimento Védico, ou seja, é um facto, há três tipos de sofrimento. Um tipo de sofrimento refere-se ao corpo e á mente... Agora, supomos que eu tenho uma dor de cabeça. Agora sinto-me muito quente, depois sinto-me com frio, e assim há muitos sofrimentos do corpo. Do mesmo modo, temos sofrimentos da mente. A minha mente não está bem hoje. Tenho tido .... Alguém chamou-me nomes e por isso estou a sofrer. Ou perdi alguma coisa ou algum amigo. Tantos exemplos. Assim, sofrimentos do corpo e da mente e depois sofrimentos causados pela natureza. Isto chama-se adhidaivika, sobre os quais não temos control. Em qualquer dos sofrimentos não temos control, especialmente... Suponhamos que há um forte nevão. Toda a cidade de Nova Yorque fica cheia de neve e todos somos postos numa situação inconveniente. Este é um tipo de sofrimento e nós não temos qualquer control. Voçê não consegue parar a queda da neve. Está a ver? Se há uma ventania, uma ventania forte, voçê não consegue para-la. Isto chama-se sofrimento adhidaivika. E o sofrimento da mente e o sofrimento do corpo chamam-se adhyatmika. E há outros sofrimentos, adhibautika, quando há ataque de outros seres vivos, o meu inimigo, algum animal ou algum verme, tanta coisa. Então estes três tipos de sofrimento estão sempre presentes. Sempre. E... mas nós não desejamos todos estes sofrimentos. Quando esta questão vem...

Aqui, Arjuna está consciente de que " Há uma guerra e é meu dever lutar contra o inimigo, mas haverá sofrimento pois eles são os meus parentes." Por isso ele sente-se assim. Assim, a menos que o ser humano esteja consciente e alerta para o facto de que estamos sempre em sofrimento e que não queremos esses sofrimentos... Esta questão... A pessoa deve-se aproximar de um mestre espiritual, quando esteja consciente. Vês? Enquanto a pessoa se assemelhe a um animal, ela não sabe que está sempre em sofrimento... Ela não sabe, ela não se importa ou então não quer arranjar uma solução. E Arjuna está a sofrer, quer encontrar uma solução e por isso aceita um mestre espiritual. Então, quando temos consciência do nosso sofrimento, estamos alerta para a situação de sofrimento... O sofrimento existe. Esquecer ou ignorar o sofrimento não adianta. O sofrimento está ali. Mas quando somos muito sérios acerca de arranjar uma solução para o nosso sofrimento precisamos então de um mestre espiritual. Tal com agora Arjuna precisa de um mestre espiritual. Está claro? Sim. Então, esse sofrimento está presente. Isto não exige qualquer tipo de educação, simplesmente pensar. Um pensamento simples. " Eu não quero todo este sofrimento mas estou a sofrer. Porquê? Há alguma solução? Há...?" Sim, há uma solução. Todas estas escrituras, todo este conhecimento Védico, tudo... E não apenas o conhecimento Védico.... Agora.... Porque vais para a escola? Porque vais para a Universidade? Porque recebes educação científica? Porque recebes educação em leis? Tudo se destina a acabar com os nossos sofrimentos. Se não houvesse sofrimento, então ninguém quereria receber educação. Vê? Mas a pessoa pensa: " Se eu tiver educação, se for um doutor ou se me tornar um advogado ou se me formar como engenheiro, serei feliz." Felicidade. Esse é o objectivo derradeiro. " Arranjarei um emprego, um emprego no governo. Serei feliz."

Assim, a felicidade é a finalidade de todas as buscas. Então.. .Mas os alívios do sofrimento são temporários. O sofrimento real, o verdadeiro sofrimento é devido á nossa existência material, estes três tipos de sofrimento. Assim, quando a pessoa é consciente do seu sofrimento e quer arranjar uma solução para tal sofrimento então é necessário um mestre espiritual. Agora, se queres arranjar uma solução para os teus sofrimentos e queres consultar uma pessoa, que tipo de pessoa deves consultar que possa acabar com todos os teus sofrimentos? Deve haver uma selecção. Se queres comprar uma jóia, um diamante ou algo muito valiosos e vais a um super mercado... Com tal tipo de ignorância - serás enganado. Terás de ser enganado. Pelo menos tens de ir a uma loja de joias. Uma joalharia, vês? Por isso este conhecimento tens de ter.