PT/Prabhupada 0168 - A cultura de tornar-se manso e humilde



Room Conversation -- February 4, 1977, Calcutta

Prabhupada: Nós podemos mendigar. Na Índia ainda se vê que sannyasis eruditos mendigam. Isso é permitido. Bhiksu. As pessoas apreciam. Tridandi Bhiksu. Assim, o acto de mendigar, na cultura védica, não é nem ilegal nem vergolhoso - sendo feito pela pessoa certa. Mendigar é permitido aos brahmacharis e sannyasis. E eles são apreciados na realidade. Tridandi bhiksu. Bhiksu significa mendigante.

Satsvarupa: Tridandi bhiksu.

Prabhupada: Yes. Aqui, na cultura indiana, os brahmacharis, os sannyasis e os brahmanas são autorizados a mendigar. Esta é a cultura védica. E os chefes de família tratam-os como os seus próprios filhos. Essa é a relação.

Satsvarupa: Mas e se isso é feito numa cultura onde é visto de forma completamente diferente?

Prabhupada: Ai serão hippies. Essa é a vossa cultura: - hippies e assassinos, em nome da religião. Essa é a cultura deles. E aborto. Porque não há tal cultura, por isso o resultado são os abortos e matar e lançar bombas, transformando toda a atmosfera em abominável. Essa é a vossa cultura. Lutas entre Protestantes e Católicos e bombas... As pessoas estão aterrorizadas. Elas não podem sair ás ruas. Essa é a vossa cultura. E mendigar é mal visto. Manter as pessoas, toda a população em condições aterrorizadoras, é considerado bom e se alguém, de forma humilde, mendiga, isso é considerado mau. Esta é a vossa cultura. A cultura védica permite aos brahmacharis mendigar para que aprendam humildade e não que sejam pedintes. Venham de famílias muito, muito ricas, de qualquer família, eles fazem isso. Eles não são pedintes. Isso é para aprenderem a tornar-se mansos e humildes. E Cristo disse:" Para os mansos e humildes, Deus está disponível. "Isso não é pedinchar. Vocês não sabem como é esta cultura. Vocês têm a vossa própria cultura, cultura diabólica, em que matam até as suas crianças. Como poderão então entender como é esta cultura? Estou certo ou errado?

Satsvarupa: O senhor está certo.

Prabhupada: Sim. Pôe por escrito. Vocês têm um cultura de quarta, décima classe. Como podem entender a cultura de se tornar manso e humilde? Satsvarupa: O Promotor, que estava a tentar processar-nos, Adi Kesava, ele revela a sua estratégia aqui porque muitos advogados dizem que nós temos o direito de practicar a nossa religião. Isso é liberdade religiosa. Ele diz...

Prabhupada: Livre... È uma religião fidedigna.

Satsvarupa: Ele diz: "Mas não é uma questão de religião." Ele diz: "Aquilo que nós..." Ele disse: "O control da mente não tem nada haver com religiao. È uma questão de livre arbítrio individual. Eu não penso que um indivíduo no seu estado mental saudável permita a outra pessoa controlar a sua própria mente. Apenas pensa nisso em termos de hipnóse."

Prabhupada: O control da mente é tudo.

Satsvarupa: Qualquer coisa.

Prabhupada: Eles também estão a tentar. Agora eles também estão a tentar controlar a mente, a raptar os nossos homens á força. Esse é outro control da mente. Eles já nos deram a sua a mente e agora vocês estão a tentar controlar a mentes deles á força - desprogramação e rapto. Não será isso control da mente? A sua mente está já em consciência de Krishna e á força estais a tentar desviar a mente deles. Não é isso control da mente? "O teu control da mente é bom; o meu control da mente é mau." Essa é a vossa filosofia. Assim, alguém, qualquer patife, poderá dizer: "As minhas actividades são boas e as tuas actividades são más."