PT/Prabhupada 0186 - Deus é Deus, tal como ouro é ouro



Lecture on BG 7.1 -- Fiji, May 24, 1975

Quer permaneçamos em Fiji ou na Inglaterra ou em qualquer lugar, porque Krishna é o proprietário de tudo, todos os lugares ..., Sarva-loka-maheśvaram (BG 5.29). Então, Fiji é uma pequena parte do sarva-loka. Então, se Ele é o proprietário de todas as lokas, então Ele é o proprietário de Fiji também. Não há dúvidas sobre isso. Então, os habitantes de Fiji, se aceitas a consciência de Krishna, essa é a perfeição da vida. Essa é a perfeição da vida. Não te desvies das instruções de Krishna. Muito diretamente, Bhagavan uvaca, diretamente Bhagavan está a falar. Aproveite isso. Existe solução para todos os problemas do mundo se se refere ao Bhagavad Gita Qualquer problema que se apresenta, há solução, desde que aceite a solução.

Hoje em dia, está-se a enfrentar uma escassez de alimentos. A solução está no Bhagavad Gita. Kṛṣṇa diz, annād bhavanti bhūtāni: (BG 3.14) "Bhutani, todas as entidades vivas, tanto animal quanto homem, podem viver muito bem, sem qualquer ansiedade, desde que tenham suficientes grãos alimentares ". Agora, qual é a tua objeção a isso? Esta é a solução. Krishna diz, annad bhavanti bhutani. Então não é utópico, é prático. Deve haver grãos alimentares suficientes para alimentar o ser humano e o animal, e tudo será pacífico imediatamente. Porque as pessoas, se alguém ficar com fome, fica perturbado. Então, dê-lhe comida em primeiro lugar. Essa é a injunção de Krishna. É isso impossível, impraticável? Não. Produz-se mais alimentos e distribui-se. Há tanta terra, mas não estamos a produzir comida. Estamos ocupados em fabricar ferramentas e pneus de carros. Então, agora, coma pneus de carro. Mas Krishna diz: "Produza anna". Então, não há questão de escassez. Annād bhavanti bhūtāni parjanyād anna-sambhavaḥ. Mas anna é produzido quando há chuva suficiente. Parjanyād anna-sambhavaḥ. E yajñād bhavati parjanyaḥ (BG 3.14). E se se executar yajña, então haverá chuvas regulares. Este é o caminho. Mas ninguém está interessado em yajña, ninguém está interessado em grãos alimentares, e se criamos a nossa própria escassez, não é culpa de Deus; a culpa é nossa.

Então, pense em qualquer coisa, qualquer questão - social, política, filosófica, religiosa, qualquer coisa em que pense - e a solução está lá. Assim como a Índia enfrenta este sistema de castas. Muitos são a favor do sistema de castas, tantos não são favoráveis. Mas Krishna tem a solução. Portanto, não há questão de ser a favor ou não a favor. O sistema de castas deve ser designado de acordo com a qualidade. Cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma (BG 4.13). Nunca diz: "Por nascimento". E no Śrīmad-Bhāgavatam está confirmado,

yasya yal lakṣaṇaṁ proktaṁ
puṁso varṇābhivyañjakam
yad anyatrāpi dṛśyeta
tat tenaiva vinirdiśet
(SB 7.11.35)

Instruções claras de Narada Muni.

Então, temos tudo perfeitamente na literatura védica, e se seguimos ... O movimento para a consciência de Krishna está a tentar educar as pessoas sobre esse princípio. Não fabricamos nada. Esse não é o nosso interesse. Porque sabemos que somos imperfeitos. Mesmo que fabriquemos algo, isso é imperfeito. Temos quatro falhas na nossa vida condicionada: cometemos erros, ficamos iludidos, enganamos os outros e os nossos sentidos são imperfeitos. Então, como podemos obter conhecimento perfeito de uma pessoa que é, eu quero dizer, possui todas essas falhas? Portanto, devemos obter o conhecimento da pessoa suprema, que não é afetada com essas falhas, mukta-purusa. Isso é conhecimento perfeito.

Então,o nosso pedido é que recebas conhecimento do Bhagavad Gita e actues em conformidade. Não importa o que sejas. Bhagavan é para todos. Deus é Deus. Assim como o ouro é ouro. Se o ouro é possuido por alguem hindu, não se torna ouro hindu. Ou o ouro é possuido por Cristãos, não se torna ouro cristão. O ouro é ouro. Da mesma forma, o dharma é um. A religião é uma. Não pode haver religião hindu, religião muçulmana, religião cristã. Isso é artificial. Assim como "ouro hindu", "ouro muçulmano". Isso não é possível. O ouro é ouro. Da mesma forma a religião. Religião significa a lei dada por Deus. Isso é religião. Dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītaṁ na vai vidur devatah manuṣyāḥ (SB 6.3.19), Assim, esqueço que "o Dharma, este princípio do dharma, sistema religioso, é ordenado ou dado por Deus." Então Deus é um. Portanto, o dharma, ou sistema religioso, deve ser um. Não pode haver dois.