PT/Prabhupada 0200 - Um pequeno erro estragará todo o esquema



Lecture on CC Adi-lila 1.11 -- Mayapur, April 4, 1975

Então todo o sistema Védico foi projectado de tal maneira que, em última instância, a pessoa é salva desse processo de nascimento, morte, velhice e doença. Há muito tempo, quando Viśvāmitra Muni chegou a Mahārāja Daśaratha para implorar por Rāma e Lakṣmaṇa para levá-los para a floresta porque um demónio estava a perturbar ... Eles podiam matar, mas o serviço da matança é para os kṣatriyas. Esta é a civilização védica. Não é a actividade do brahmana. Então, a primeira resposta que Viśvāmitra Muni recebeu de Mahārāja Daśaratha, foi: aihiṣṭhaṁ yat punar-janma-jayāya: "És ... Os grandes sábios, as pessoas santas, desistiram da sociedade. Vives sozinho na floresta. Qual é o propósito? O objetivo é punar-janma-jayāya, conquistar a repetição de nascimentos." Este é o propósito. Da mesma forma, o nosso movimento para a consciência de Krishna também tem o mesmo propósito, punar-janma-jayāya, conquistar a repetição de nascimentos e mortes. Devemos sempre nos lembrar disso. Um pequeno erro estragará todo o esquema, um pequeno erro. A natureza é muito forte. Daivī hy eṣā guṇamayī mama māyā duratyayā (BG 7.14). Muito, muito forte. Então, todos vós, rapazes e raparigas, aqueles que vieram da América, eu vos estou muito agradecido. Mas não sejam pouco sérios. Sejam muito sérios. E outra coisa que eu peçp, especialmente aos americanos, a América tem uma grande potencialidade para salvar o mundo, então, se vocês pregam muito bem no vosso país ... E nem todos eles estarão interessados, mas se uma secção de pessoas no seu país, se podem transformá-los para eles se tornarem conscientes de Krishna, será um grande benefício para o mundo inteiro. Mas o objetivo é o mesmo, punar-janma-jayāya: conseguir a vitória sobre esse processo de nascimento, morte e velhice. Isso não é ficção; isso é facto. As pessoas não são sérias. Mas vocês pode ensinar o vosso povo. Caso contrário, toda a sociedade humana está em risco. Eles são como animais, sem nenhum ... Especialmente esse movimento comunista é muito, muito perigoso - fazer um grande animal. Eles já são animais, e esse movimento está a fazer grandes animais.

Então estou falando com a América porque a América é um pouco séria contra esse movimento comunista. E pode ser contrariado porque o processo é real desde há muito, muito tempo. Deva asura, devāsura, a luta entre os semideuses e os demónios. Então a mesma luta existe com nome diferente, "comunistas e capitalistas." Mas os capitalistas também são oitenta por cento, noventa por cento demónios. Sim. Porque eles não conhecem a ciência de Deus. Esse é um princípio demoníaco. Então, há boas chances no vosso país para fazê-los corrigem os seus princípios demoníacos. E então eles serão muito, realmente capazes de lutar com os outros demónios. Porque se nos tornarmos deva ... Deva significa Vaishnava. Viṣṇu-bhakto bhaved deva āsuras tad-viparyayaḥ. Aqueles que são devotos do Senhor Vishnu, são chamados devaḥ, ou semideuses. E aqueles que são apenas do lado oposto ... O lado oposto, também tem alguma divindade. Assim como os demónios, eles adoram especialmente o Senhor Shiva. Ou Rāvaṇa, por exemplo ... Não estamos acusando desnecessariamente. Rāvaṇa era um grande demónio, mas ele era um devoto ... Adorar o Senhor Shiva significa ganhar algum lucro material. E na adoração ao Senhor Vishnu, há lucro material. Isso é dado por Vishnu. Isso não é karma. Mas os vaishnavas, eles não desejam qualquer lucro material. O lucro material vem automaticamente. Mas eles, eles não o desejam. Anyābhilāṣitā-śūnyam (Fr. 1.1.11). O lucro material não é o seu objetivo da vida. O seu objetivo da vida - como satisfazer Vishnu, o Senhor Vishnu. Isso é vaishnava. Viṣṇur asya devataḥ. Na te ... E os demónios, eles não sabem que tornar-se Vaishnava, é a maior perfeição da vida. Eles não sabem disso.

De qualquer forma, o nosso pedido é que todos vós, jovens que tomaram este caminho do Vaishnavismo, e há muitas chances de pregar este culto no vosso país, então, mesmo se não tiverem muito sucesso em outros países, no vosso país terão muito sucesso. Existe uma boa potência. E tentem torná-los mais fortes para lutar contra os princípios demoníacos.

Muito obrigado.