PT/Prabhupada 0210 - Toda a Bhakti marga depende da misericórdia do Senhor



Lecture on SB 1.15.30 -- Los Angeles, December 8, 1973

Então, se queremos entender o Bhagavad-gītā, então devemos entender da mesma maneira que a pessoa que o ouviu diretamente. Isso é chamado o sistema paramparā. Suponhamos eu ter ouvido algo do meu mestre espiritual, então eu falo com vocês o mesmo. Então, este é o sistema paramparā. Vocês não podem imaginar o que o meu mestre espiritual disse. Ou mesmo que leiam alguns livros, não podem entender, a menos que entendam isso através de mim. Isso é chamado sistema paramparā. Não pode saltar para o guru superior, quero dizer, negligenciando o próximo ācārya, o imediato próximo ācārya. Assim como o nosso, este Gau ..., culto de Caitanya Mahāprabhu; não podemos entender diretamente Caitanya Mahāprabhu. Não é possível. Temos que entender através dos Gosvāmīs. Portanto, encontrará no Caitanya-caritāmṛta e, no final de cada capítulo, o escritor diz: rūpa-ragunātha-pade ... O que é isso? Kṛṣṇadāsa.

Rūpa-ragunātha-pade sada yāra āśa caitanya-caritāmṛta kahe kṛṣṇa-dāsa

Este é o processo. Ele não diz: "Eu entendi diretamente o Senhor Caitanya Mahāprabhu". Não. Isso não é compreensão Isso é tolice. Não se pode entender quem é Caitanya Mahāprabhu. Por isso repetidamente ele diz, rūpa-ragunātha-pade sada yāra āśa caitanya-caritāmṛta kahe kṛṣṇa-dāsa. "Eu sou aquele Krishna dāsa, Kavirāja, que está sempre subordinado aos Gosvāmīs". Este é o sistema paramparā. Da mesma forma, Narottama dāsa Ṭhākura também diz, ei chay gosāi jār tār mui dās, "Eu sou servo daquela pessoa que aceitou estes Seis Gosvāmīs como seus mestres. Eu não vou ser servo de qualquer outra pessoa que não aceite o caminho e os meios de ... " Portanto, dizemos, ou oferecemos a nossa oração ao nosso mestre espiritual, rūpānuga-varāya te, rūpānuga-varāya te, porque ele segue Rūpa Gosvāmī, portanto aceitamo-lo como mestre espiritual. Não é que alguém se tornou mais do que Rūpa Gosvāmī ou mais do que ... Não. Tāṅdera caraṇa-sebi-bhakta-sane vās. Este é o sistema paramparā.

Agora, aqui, o mesmo se repete: Arjuna, que ouviu diretamente de Krishna. Às vezes, algumas pessoas dizem - isto é um disparate - "Arjuna ouviu diretamente de Krishna, mas não encontramos Krishna na nossa presença, então, como posso aceitar? " Não é uma questão de presença direta, porque não tens idéia do conhecimento absoluto. As palavras de Krishna, Bhagavad-gītā, não são diferentes de Krishna. Não são diferentes de Krishna. Quando ouves o Bhagavad-gītā, estás a ouvir diretamente de Krishna porque Krishna não é diferente. Krishna é absoluto. Krishna, o nome de Krishna, a forma de Krishna, a qualidade de Krishna, a instrução de Krishna, tudo de Krishna, são todos Krishna. Eles são todos Krishna. Isso deve ser entendido. Eles não são diferentes de Krishna. Portanto, a forma de Krishna aqui, Ele é Krishna. Ele não é uma estátua. "Ele é uma estátua de mármore". Não. Ele é Krishna. Ele apareceu perante ti, porque não consegues ver Krishna. Podes ver pedra, madeira; portanto, Ele apareceu dessa forma. Achas que é pedra e madeira, mas não é pedra e madeira; Ele é Krishna. Isso é chamado Verdade Absoluta. Da mesma forma, as palavras de Krishna também não são diferentes de Krishna. Quando as palavras de Krishna aparecem no Bhagavad-gītā, é Krishna.

Assim como o brāhmaṇa do sul da Índia. Assim que ele abriu o seu ... Ele era analfabeto, não podia ler o Bhagavad-gītā. Mas o seu Guru Mahārāja disse lhe: "Tens que ler todos os dias os dezoito capítulos do Bhagavad-gītā." Então ele ficou intrigado: "Eu sou analfabeto, não posso ... Tudo bem, dê-me o ..., o Bhagavad-gītā." Então ele estava num templo Rāngaṇatha. Ele pegoun o Bhagavad-gītā e fez assim. Ele não conseguiu ler. Então, os seus amigos que o conheceram, estavam brincando: "Bem, brāhmaṇa, como estás a ler Bhagavad-gītā?" Ele não respondeu porque sabia que os seus amigos estavam a brincar com ele porqu:e: "Eu não sei ... sou analfabeto." Mas quando Caitanya Mahāprabhu veio, ele também ficou intrigado: "Brāhmaṇa, estás a ler o Bhagavad-gītā?" Ele disse: "Senhor, eu sou analfabeto. Não consigo ler. Não é possível. Mas o meu Guru Mahārāja me ordenou que lesse.. O que posso fazer? Eu peguei no livro. " Este é um fiel seguidor da palavra do guru. Ele é analfabeto. Ele não pode ler. Não há possibilidade. Mas o seu Guru Mahārāja ordenou: "Deves ler o Bhagavad-gītā diariamente, dezoito capítulos." Agora, o que é isso? Isso é chamado de vyavasāyātmikā buddhiḥ. Talvez eu esteja completamente incompleto. Não importa. Mas se eu tentar seguir as palavras do meu Guru Mahārāja, então eu me tornarei completo.

Este é o segredo. Yasya deve parā bhaktir yathā deve tathā gurau (ŚU 6.23). Se alguém tem forte fé na Suprema Personalidade de Deus e tanta fé no guru, yathā deve tathā gurau, então as escrituras reveladas se tornam manifestas. Não é a educação. Não é a erudição. É a fé em Krishna e no guru. Portanto, no Caitanya-caritāmṛta diz-se guru-kṛṣṇa-kṛpāya pāya bhakti-latā-bīja (CC Madhya 19.151). Não por educação, nem por erudição. Nunca se diz isso. Caitanya Mahāprabhu diz, guru-kṛṣṇa-kṛpāya, pela misericórdia do guru, pela misericórdia de Krishna. É uma questão de misericórdia. Não é uma questão de erudição ou de opulência ou riqueza. Não. Todo a bhakti-mārga depende da misericórdia do Senhor. Então, temos que buscar a misericórdia. Athāpi te deva padāmbuja-dvaya-prasāda-leśānugṛhīta eva oi, jānāti tattvam ... (SB 10.14.29). Prasāda-leśa, leśa significa fração. Aquele que recebeu uma pequena fração de misericórdia do Supremo, pode entender. Outros, na cānya eko 'pi ciraṁ vicinvan. Outros, eles podem continuar a especular por milhões de anos. Não lhes é possível entender. Então o Bhagavad-gītā As It is, estamos a apresentar, porque estamos a apresentar o Bhagavad-gītā como foi entendido por Arjuna. Nós não vamos ao Dr. Radhakrishnan, este erudito, esse erudito, esse patife, aquele ra ... Não. Não vamos. Essa não é a nossa forma. A nossa forma é o parampara.