PT/Prabhupada 0211 - A nossa missão é estabelecer o desejo de Sri Caitanya Mahaprabhu



Lecture on CC Adi-lila 1.4 -- Mayapur, March 28, 1975

Não se pode saltar para a consciência de Krishna sem passar pela misericórdia de Śrī Caitanya Mahāprabhu. E passar por Śrī Caitanya Mahāprabhu significa passar pelos seis Gosvāmīs. Este é o sistema paramparā. Portanto, Narottama dāsa Ṭhākura diz,

ei chay gosāi jār-tār mui dās
tā-sabāra pada-reṇu mora pañca-grās

Este é o sistema paramparā. Não se pode saltar. Deve-se passar pelo sistema paramparā. Devemo-nos aproximar dos Gosvāmīs através do mestre espiritual. e através dos Gosvāmīs teremos que nos aproximar de Śrī Caitanya Mahāprabhu, e através de Śrī Caitanya Mahāprabhu precisamos de nos aproximar de Krishna. Este é o caminho. Portanto, Narottama dāsa Ṭhākura disse, ei chay gosāi jār-tār mui dās. Somos servos do servo. Essa é a instrução de Caitanya Mahāprabhu, gopī-bhartuḥ pada-kamalayor dāsa-dāsānudāsaḥ (CC Madhya 13.80). Quanto mais nos tornarmos servo do servo, mais somos perfeitos. E se de repente queres te tornar mestre, então vais para o inferno. Isso é tudo. Não faças isso. Este é o ensinamento de Śrī Caitanya Mahāprabhu. Se passas pelo servo, servo, servo, então és avançado. E se achas que agora te tornaste um mestre, então vais para o inferno. Este é o processo. Dāsa-dāsānudāsaḥ. Caitanya Mahāprabhu disse. Então servo, servo, servo, cem vezes servo, isso significa que ele é avançado. Ele é avançado. E aquele que está se tornando diretamente um mestre, então ele está no inferno.

Então anarpita-carīṁ cirāt. Portanto, devemos lembrar-nos sempre das instruções de Śrīla Rūpa Gosvāmī. Por isso, oramos, ṣrī-caitanya-mano-'bhīṣṭaṁ sthāpitaṁ yena bhū-tale. A nossa missão é estabelecer o desejo de Śrī Caitanya Mahāprabhu. Essa é a nossa actividade. Śrī-caitanya-mano-'bhīṣṭaṁ sthāpitaṁ yena bhū-tale. Śrīla Rūpa Gosvāmī fez isso. Ele deu-nos tantos livros, especialmente Bhakti-rasāmṛta-sindhu, que traduzimos para o inglês como Nectar of Devotion, Nectar da Devoção, para entender a ciência do serviço devocional. Esta é a maior contribuição de Śrīla Rūpa Gosvāmī: como se tornar um devoto. Como se tornar um devoto. Não é sentimento; é ciência. Esse movimento para a consciência de Krishna é uma óptima ciência. Yad vijñāna-samanvitam. Jñānaṁ me paramaṁ guhyaṁ yad vijñāna-samanvitam. Não é sentimento. Se aceitamos isso como sentimento, então criaremos distúrbios. Essa é a instrução de Rūpa Gosvāmī. Ele disse:

śruti-smṛti-purāṇādi-
pañcarātriki-vidhiṁ vinā
aikāntikī harer bhaktir
utpātāyaiva kalpate
[Brs. 1.2.101]