PT/Prabhupada 0220 - Toda a entidade viva é parte e parcela de Deus



Arrival Lecture -- Paris, July 20, 1972

Um homem instruído que está realmente na plataforma espiritual, sabe que: "Aqui está um cão e aqui está um brāhmaṇa erudito. Por seu karma eles têm roupas diferentes apenas, mas dentro do brāhmaṇa, dentro do cão a mesma alma espiritual está lá. " Assim, na nossa plataforma material distinguimos: "Eu sou indiano, tu és francês, ele é inglês, ele é americano, ele é gato, ele é cachorro. " Essa é a visão da plataforma material. Na plataforma espiritual, podemos ver que toda a entidade viva é parte e parcela de Deus, como é confirmado no Bhagavad Gītā: mām evāṁśa jīva-bhūta. Toda a entidade viva. Não importa o que ela é. Existem 8.400.000 espécies de formas, mas todas elas estão cobertas apenas por vestidos diferentes. Assim como os franceses, podes estar vestido de maneira diferente, e o inglês pode estar vestido de maneira diferente, e o indiano pode estar vestido de maneira diferente. Mas a roupa não é muito importante. O homem dentro da roupa é importante. Da mesma forma, este corpo não é uma coisa muito importante. Antavanta ime dehā nityasyoktāḥ śarīriṇaḥ (BG 2.18), este corpo é perecível. Mas a alma dentro do corpo, não é perecível. Portanto, esta forma humana de vida é destinada a cultivar o conhecimento do não perecível.

Infelizmente, a nossa ciência, a filosofia na escola, faculdade, universidade, estão simplesmente preocupados com o perecível, não com o imperecível. Este movimento para a consciência de Krishna destina-se a levar em conta o não perecível. Portanto, é o movimento da alma, não um movimento político, um movimento social ou movimento religioso. Eles interessan-se com o corpo perecível. Mas o movimento para a consciência de Krishna dedica-se á alma imperecível. Portanto, o nosso movimento de saṅkīrtana, simplesmente cantando este mantra Hare Krishna, o coração será gradualmente purificado para que a pessoa possa chegar à plataforma espiritual. Assim como aqui neste movimento, temos estudantes de todos os países do mundo, de todas as religiões do mundo. Mas eles já não pensam mais no tipo particular de religião ou nação ou credo ou cor. Não. Todos eles pensam como parte e parcela de Krishna. Quando chegamos a essa plataforma e quando nos envolvemos nessa ocupação constitucional, somos liberados.

Então este movimento é muito importante. Claro que não é possível dar-vos todos os detalhes dentro de alguns minutos, mas se vocês estiverem interessados podem entrar em contacto conosco, seja por correspondência ou lendo a nossa literatura ou por contato pessoal. De qualquer forma, a sua vida será sublime. Nós não temos tal distinção : "Isto é a Índia", "Isto é a Inglaterra", "Isto é a França", "Isto é a África". Nós pensamos que toda a entidade viva, não apenas o ser humano, até mesmo animais, pássaros, animais, árvores, aquáticos, insetos, répteis - todos são parte integrante de Deus.