PT/Prabhupada 0226 - Propagando o nome de Deus, as glórias, actividades, beleza e amor



Lecture -- Los Angeles, May 18, 1972

Praticamente, Krishna não está aqui, dentro deste mundo material. Assim como um homem importante, a sua fábrica está a trabalhar, o seu negócio está a acontecer, mas ele não tem necessariamente que estar presente. Do mesmo modo, a potência de Krishna está a funcionar. Os seus assistentes, os seus inúmeros semideuses, estão a trabalhar. Eles são descritos no śāstra. Assim como o Sol. O Sol é praticamente a causa desta manifestação cósmica material. Isso é descrito no Brahma-saṁhitā:

yac-cakṣur eṣa savitā sakala-grahāṇāṁ
rājā samasta-sura-mūrtir aśeṣa-tejāḥ
yasyājñayā brahmati sambhṛta-kāla-cakro
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(BS 5.52)

Govinda ... O sol é descrito como um dos olhos de Deus. Ele está a ver tudo. Não te podes esconder da visão de Deus, tal como não te podes esconder da luz do sol. Então, assim, o nome de Deus. Pode haver qualquer nome ... E é admitido na literatura védica que Deus tem muitos nomes, mas este nome, Krishna, é o nome principal. Mukhya Mukhya significa principal. E isto é muito bem explicado: "todo-atraente". De muitas maneiras Ele é todo atraente. Então o nome de Deus ... O movimento para a consciência de Krishna está a propagar o nome de Deus, a glória de Deus, as atividades de Deus, a beleza de Deus, o amor de Deus. Tudo. Assim como temos muitas coisas dentro deste mundo material, todas elas estão em Krishna. Tudo o que tens.

Assim como a característica mais proeminente neste mundo material é a atração sexual. Então, isso está lá em Krishna. Estamos a adorar Rādhā e Krishna, a atração. Mas essa atracão e esta atração não são o mesmo. Aquela é real e esta é irreal. Também estamos a lidar com tudo o que está presente no mundo espiritual, mas é apenas uma reflexão. Não tem valor real. Assim como na alfaiataria, às vezes há tantas manequins lindos, uma linda rapariga está de pé. Mas ninguém se importa em ver isso. Porque todo mundo sabe: "isso é falso. Por mais bela que seja, é falsa ”. Mas uma mulher viva, se for linda, tantas pessoas vão olhar. Porque isso é realidade. Este é um exemplo. Aqui a chamada vida também está morta, porque o corpo é matéria. É um pedaço de matéria. Assim que a alma se afasta da mesma mulher bonita, ninguém se importa em vê-la. Porque é tão bom quanto a boneca na vitrine da alfaiataria. Então, o fator real é a alma espiritual e porque aqui tudo é feito de matéria morta, portanto, é simplesmente imitação, reflexo. A coisa real está no mundo espiritual.

Existe um mundo espiritual. Aqueles que leram o Bhagavad-gītā, eles podem entender. O mundo espiritual é descrito lá: paras tasmāt tu bhāvo 'nyo' vyakto 'vyaktāt sanātanaḥ (BG 8.20). Bhāvaḥ significa natureza. Existe outra natureza além dessa natureza. Podemos ver essa natureza até ao limite do céu. Os cientistas estão a tentar ir para o planeta mais alto, mas estão calculando que levará quarenta milhares de anos. Então, quem vai viver por quarenta milhares de anos, vai e volta? Mas existe o planeta. Portanto, não podemos calcular nem mesmo o comprimento e a largura deste mundo material, o que falar do mundo espiritual. Portanto, temos que saber de fontes autorizadas. Essa fonte autorizáda é Krishna. Porque já descrevemos, ninguém é mais sábio ou conhecedor do que Krishna. Assim Krishna dá este conhecimento, que paras tasmāt tu bhāvo 'nyo (BG 8.20). "Além deste mundo material existe outro céu espiritual". Existem também inúmeros planetas. E esse céu é muito, muito maior que este céu. É um quarto apenas. E o céu espiritual corresponde a três quartos. Isso é descrito no Bhagavad-gītā, ekāṁśena sthito jagat (BG 10.42). Este é apenas um quarto, este mundo material. O outro, o mundo espiritual corresponde a três quartos. Suponha que a criação de Deus seja cem. São apenas vinte e cinco por cento; setenta e cinco por cento está lá. Da mesma forma, as entidades vivas também, uma porção fragmentária muito pequena das entidades vivas está aqui. E lá, no mundo espiritual, a maior parte está lá.