PT/Prabhupada 0230 - De acordo com a civilização védica há quatro divisões na sociedade



Lecture on BG 2.1-5 -- Germany, June 16, 1974

Então esta foi a discussão entre Arjuna e Krishna no Campo de Batalha de Kurukṣetra. Então, o assunto da discussão era que, embora a batalha estivesse declarada, Arjuna, quando realmente descobriu que "Do outro lado estão os meus parentes", como poderia ele matá-los? Krishna aconselhou: "Todos devem executar o seu dever prescrito sem considerar qualquer perda ou ganho pessoal. " Segundo a civilização védica, existem quatro divisões da sociedade. Em todos os lugares, as mesmas divisões existem, em todo o mundo. Isso é muito natural. Assim como nós podemos estudar no nosso próprio corpo, há cabeça, há braços, há barriga e há pernas, Da mesma forma, na sociedade deve haver uma classe de homens que devem ser considerados como cérebro, outra classe de homens deve estar lá para proteger a sociedade do perigo, outra classe de homens será especialista na produção de grãos alimentícios e dar proteção às vacas e fazer comércio. Então ... E a classe restante de homens, ou seja, que não podem trabalhar como cérebro, nem podem trabalhar como protectores face ao perigo, nem podem produzir grãos alimentícios ou dar proteção às vacas, eles são chamados śūdras: como você não pode evitar, para fazer o seu corpo completo, o departamento cerebral, o departamento de armas, o departamento da barriga e o departamento ambulante ou de trabalho.

Então, Arjuna pertencia ao grupo de homens que se destinava a dar proteção à sociedade. Então, quando ele estava a recusar-se a lutar, Arjuna, quando estava a recusar-se a lutar, Naquela época Krishna deu-lhe conselhos : " O teu dever é lutar". Então, geralmente matar não é nada bom, mas quando há um inimigo, um agressor, então matar o agressor não é pecado. Então, o outro grupo no Campo de Batalha de Kurukṣetra, eles tornaram-se agressores do grupo de Arjuna. Agora, esta é a configuração do Bhagavad-gītā. O propósito real é instruir Arjuna sobre o entendimento espiritual.

Portanto, a compreensão espiritual significa, antes de tudo, saber o que é espírito. Se não se sabe o que é espírito, então onde está o entendimento espiritual? As pessoas estão muito absortas com o corpo. Isso é chamado materialismo. Mas quando se entende o que é espírito e se age de acordo, isso se chama espiritualismo. Então Arjuna estava a hesitar em lutar com a outra parte porque ele tinha um relacionamento corporal com eles. Então, entre Arjuna e Krishna houve uma discussão, mas essa foi uma discussão amigável. Portanto, quando Arjuna entendeu que simplesmente a discussão amigável não poderia resolver o problema, ele se tornou Seu discípulo. Arjuna rendeu-se a Krishna, śiṣyas te 'ham śādhi māṁ prapannam: (BG 2.7) "Meu querido Krishna, há tanto tempo que estamos a conversar como amigos. Agora eu torno-me teu discípulo comum. Por favor, salve-me através de instruções. O que tenho que fazer?" Portanto, quando este estágio foi concluído, Krishna aconselha Arjuna da seguinte forma. śrī-bhagavān uvāca. Agora, é dito aqui ... Quem está a falar para Arjuna? O autor ou quem gravou o Bhagavad-gītā ... O Bhagavad-gītā foi falado por Krishna. Foi uma discussão entre Krishna e Arjuna, e foi gravada por Vyāsadeva e mais tarde tornou-se um livro. Assim como quando falamos, é gravado e, mais tarde, é publicado como um livro. Portanto, neste livro é dito, bhagavān uvāca. Vyāsadeva é o escritor. Ele não diz : "Eu falo". Ele diz, bhagavān uvāca - "E a Suprema Personalidade de Deus disse."