PT/Prabhupada 0231 - Bhagavan significa aquele que é o proprietário de todo o Universo



Lecture on BG 2.1-5 -- Germany, June 16, 1974

Então Krishna é aceito pelas autoridades como Bhagavān ou a Suprema Personalidade de Deus. E o que é Bhagavān? Bhagavān significa aquele que está totalmente equipado com seis opulências. Totalmente equipado com todas as opulências, Bhagavān é a personalidade mais rica. Quão rico Bhagavān, ou Deus, é nós podemos entender, que nos orgulhamos de possuir alguns acres de terra e Bhagavān significa quem é o proprietário de todo o universo. Portanto, Ele é considerado o mais rico. Da mesma forma, Ele é considerado o mais forte. E da mesma forma, Ele é considerado o mais sábio. E da mesma forma, Ele é a personalidade mais bonita. Desta forma, quando se encontra uma pessoa que é a mais rica, a mais bonita, a mais sábia, a mais forte. Desta forma, quando se encontra, ela é Bhagavān, ou Deus. Então, quando Krishna estava presente neste planeta, Ele mostrou todas essas opulências possuídas por Ele. Por exemplo, todos se casam, mas Krishna, sendo a Pessoa Suprema, casou-se com 16.108 mulheres. Mas não é que Ele tenha permanecido um único marido para dezesseis mil esposas. Ele fez arranjos para manter as dezesseis mil esposas em diferentes palácios. Cada palácio é descrito: eles eram feitos de pedra de mármore de primeira classe e os móveis feitos de marfim e os sofás feitos de algodão muito bom e macio. Desta forma, há uma descrição. E os espaços exteriores, com muitas árvores de flores. Não só isso, Ele também se expandiu em dezesseis mil expansões, expansões pessoais. E Ele estava vivendo assim com todas e qualquer esposa. Portanto, não é uma tarefa muito difícil para Deus. Deus é dito estar em todas as partes. Então, de acordo com a nossa visão, se Ele está situado em dezesseis mil lares, qual é a dificuldade para Ele?

Então aqui está dito, śrī-bhagavān uvāca. A autoridade mais poderosa está a falar. Portanto, o que quer que Ele diga, é para ser tomado como verdade. Na nossa vida condicional, porque estamos a viver sob a condição material, temos quatro defeitos: cometemos erros, somos iludidos, queremos enganar e os nossos sentidos são imperfeitos. Portanto, o conhecimento recebido de uma pessoa infectada com quatro tipos de deficiências não é perfeito. Então, quando se recebe conhecimento de uma pessoa que é transcendental a todos esses quatro tipos de defeitos, esse é conhecimento perfeito. Os cientistas modernos, eles teorizam: "Pode ser assim. Pode ser assim", mas isso não é conhecimento perfeito. Então, se se especular com os sentidos imperfeitos, qual é o valor desse conhecimento? Pode ser conhecimento parcial, mas não é conhecimento perfeito. Portanto,o nosso processo de receber conhecimento é recebê-lo da pessoa perfeita. E, portanto, estamos a receber conhecimento de Krishna, Bhagavān, o mais perfeito e, portanto, o nosso conhecimento é perfeito. Como uma criança. Ela pode ser imperfeita, mas se o pai disser: "Meu querido filho, isso chama-se ócúlos". então, se a criança fala: "Isto são ócúlos", esse conhecimento é perfeito. Porque a criança não faz pesquisa para descobrir o conhecimento. Ele pergunta ao pai ou á mãe: "O que é isso, papá? O que é isso, mamã?" E a mãe diz: "Meu querido filho, isto é isto". Outro exemplo pode ser dado: se uma criança na infância, não sabe quem é o seu pai, então não pode fazer nenhuma pesquisa. Se ele tentar fazer uma pesquisa para descobrir o seu pai, ele nunca descobrirá o seu pai. Mas se ele perguntar á sua mãe: "Quem é o meu pai?" e a mãe diz: "Ele é o seu pai", isso é perfeito. Portanto, conhecimento, conhecimento sobre Deus, que está além da sua percepção sensorial, como se pode saber? Portanto, tem que se saber através do próprio Deus ou do seu representante.

Então aqui Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, está a falar, e essa é a autoridade final. Ele diz a Arjuna da seguinte maneira. Ele diz: aśocyān anvaśocas tvaṁ prajñā-vādāṁś ca bhāṣase: (BG 2.11) "Meu querido Arjuna, estás a falar como um estudioso muito erudito, mas estás também a lamentar-te sobre um assunto que não deverias ". Gatāsūn agatāsūṁś ca nānuśocanti paṇḍitāḥ. Gatāsūn significa esse corpo. Quando ele está morto ou quando está vivo, a concepção corpórea da vida é uma tolice. Portanto, nenhum homem instruído leva a sério a consideração sobre o corpo. Portanto, na literatura védica, diz-se : "Aquele que está no conceito corpóreo de vida, nada mais é que um animal". Portanto, no momento presente, sem o conhecimento do Eu, todo o mundo está a viver sob o conceito corpóreo de vida. O conceito corpóreo de vida existe entre os animais. Os gatos e cães, são muito orgulhosos de se tornarem um grande gato ou um cachorro grande. Da mesma forma, se um homem se torna igualmente orgulhoso: "Eu sou um grande americano", " Um grande alemão", "grande", qual é a diferença? Mas isso está realmente a acontecer e, portanto, as pessoas estão a lutar como gatos e cachorros.

Então, vamos discutir mais amanhã.