PT/Prabhupada 0242 - É muito dificil levar-nos de volta para o processo original da civilização



Lecture on BG 2.3 -- London, August 4, 1973

Prabhupāda: Ainda ontem estávamos a ler quando Manu, Vaivasvatu Manu, veio para Kardama Muni, ele está a receber, "Senhor, eu sei que a sua viagem significa que está apenas ...", como que é chamado, como se chama, examinando?

Devoto: Inspecionando.

Prabhupāda: Inspecionando, sim. Inspecionando. "A sua viagem significa inspecionar se o varṇāśrama ... Se o brāhmaṇa está realmente a agir como brāhmaṇa, se o kṣatriya está realmente a agir como kṣatriya ”. Essa é a viagem do rei. A viagem do rei não é uma viagem de prazer às custas do Estado. Ir a algum lugar e voltar. Não. Ele estava ... Às vezes disfarçado, o rei costumava ver se o varṇāśrama-dharma estava a ser mantido, devidamente observado, ou se alguém estava simplesmente perdendo tempo, como os hippies. Não, isso não pode ser feito. Isso não pode ser feito. Agora em vosso governo há alguma inspeção para verificar se alguém está empregado, mas ... Desempregado. Mas muitas coisas não são inspecionadas na prática. Mas é dever do governo ver tudo. Varnāśramācaravatā, tudo está praticando como brāhmaṇa. Simplesmente tornar-se falsamente um brāhmaṇa, tornando-se falsamente um kṣatriya - não. Você deve. Então, esse era o dever do rei, o dever do governo. Agora tudo é feito de forma turva. Nada tem mais valor prático. Portanto, Caitanya Mahāprabhu disse, kalau ...

harer nāma harer nāma
harer nāmaiva kevalam
kalau nāsty eva nāsty eva nāsty eva
gatir anyathā
(CC Adi 17.21)

É muito difícil levar-nos de volta ao processo original de civilização.

Assim, para um Vaiṣṇava, como eu estava a explicar, o tri-daśa-pūr ākāśa-puāpāyate durdāntendriya-kāla-sarpa-paṭalī. Então, controlar os sentidos, isso é durdānta. Durdānta significa formidável. É muito difícil controlar os sentidos. Portanto, o processo de yoga, o processo de yoga místico - é apenas para praticar como controlar os sentidos. Mas para um devoto ... Eles ... Assim como a língua, se ela está envolvida apenas no processo de cantar o mantra Hare Krishna e comer apenas Krishna prasadam, a coisa toda é feita, perfeito yogui. Yogui perfeito. Então, para um bhakta, não há problemas com os sentidos porque um bhakta sabe como ocupar todos os sentidos a serviço do Senhor. Hṛṣīkeṇa hṛṣīkeśa-sevanam (CC Madhya 19.170). Isso é bhakti. Hṛṣīka significa os sentidos. Quando os sentidos estão comprometidos apenas no serviço de Krishna, Hṛṣīkeśa, então não há necessidade de praticar yoga. Automaticamente eles são ocupados a serviço de Krishna. Eles não têm outro compromisso. Isso é o mais avançado. Portanto, Krishna diz:

yoginām api sarveṣāṁ
mad-gatenāntarātmanā
śraddhāvān bhajate yo māṁ
sa me yuktatamo mataḥ
(BG 6.47)

"Um yogui de primeira classe é aquele que está sempre a pensar em Mim." Portanto, este canto do mantra Hare Krishna, se simplesmente canta e ouve, o yogui é de primeira classe. Então este é o processo. Então Krishna pergunta a Arjuna: "Por que te estás a entregar a essa fraqueza de espírito? Estás sob a Minha proteção. Eu estou a ordenar que lutes. Por que te estás a negar? Este é o significado.

Muito obrigado.