PT/Prabhupada 0248 - Krishna teve 16108 esposas e quase todas as vezes teve de lutar



Lecture on BG 2.6 -- London, August 6, 1973

Pradyumna: "Nem sabemos o que é melhor - conquistá-los ou ser conquistado por eles. Os filhos de Dhṛtarāṣṭra - se os matássemos, não nos importaríamos em viver. Contudo, eles agora estão diante de nós no campo de batalha.

Prabhupāda: Então, esses dois grupos de primos irmãos ... Mahārāja Pāṇḍu teve cinco filhos e Dhṛtarāṣṭra teve cem filhos. Então é família, a mesma família, e era entendimento entre eles, que quando outros fora da família viessem atacá-los, eles se juntariam, os 105 irmãos e lutariam. Mas quando houve a luta entre eles - de um lado, cem irmãos, do outro lado, cinco irmãos. Por ser uma família kṣatriya, é para ser entendido que eles devem continuar a lutar. Mesmo nos casamentos poderia haver luta. Sem lutar, nenhum casamento ocorre numa família kṣatriya. Krishna tinha 16.108 esposas, e quase todas as vezes teve que lutar para ganhar a esposa. Era um desporto. Para o kṣatriya lutar, era um desporto. Então ele está perplexo, se deve encorajar ou não este tipo de luta.

Há um provérbio na Bengala, khābo ki khābo nā yadi khāo tu pauṣe. "Quando estás perplexo, se vais comer ou não comer, é melhor não comer." Às vezes chegamos a este ponto: "Eu não estou com muita fome, devo comer ou não comer?" O melhor caminho é não comer, não que você coma. Mas se comer, então pode comer no mês de dezembro. Pauṣe. Por quê? É ... Na Bengala ... Bengala o clima é tropical, mas quando é inverno, é aconselhável: "Se comes, não é tão prejudicial porque será digerido". A noite é muito longa, a estação é fria, o poder digestivo é bom. Então, quando estamos confusos: "Fazer ou não fazer." jābo ki jābo nā yadi jāo tu śauce: "Quando se pensa, 'Se vou ou não?' È melhor não ir. Mas quando se trata de responder ao chamado da natureza, deves ir. " Jābo ki jābo nā yadi jāu tu śauce, khābo ki khābo nā yadi khāo tu pauṣe. Isto é apenas senso comum. Da mesma forma, Arjuna está agora perplexo: "Devo lutar ou não lutar?" Isso também está em todo o lado. Quando há declaração de guerra entre os políticos modernos, eles consideram ... Assim como na última Segunda Guerra Mundial, quando Hitler se preparava para a guerra ... Todos sabiam que Hitler iria retaliar porque na Primeira guerra eles foram derrotados. Então Hitler estava novamente a preparar-se. Um meu irmão espiritual alemão, veio em 1933 á Índia. Então, naquela altura ele informou "Vai haver guerra. Hitler está a organizar preparações pesadas. A guerra deverá acontecer". Então, nesse momento, acho que no vosso país o primeiro-ministro era o Sr. Chamberlain. E ele foi ver Hitler para parar a guerra. Mas ele não aceitou. Da mesma forma, nesta luta, até ao último momento Krishna tentou evitar a guerra. Ele propôs a Duryodhana: "Eles são kṣatriyas, seus primos-irmãos. Usurpaste o reino deles. Tomaste-o, de um jeito ou outro. Mas eles são kṣatriyas. Eles devem ter algum meio de subsistência. Então, dá-lhes, cinco irmãos e cinco aldeias. De todo o império do mundo inteiro, dá-lhes apenas cinco aldeias ". Então ele ... "Não, eu não vou dar-lhes nem uma polegada de terra sem lutar." Portanto, em tais condições, a luta deveria estar lá.