PT/Prabhupada 0259 - Restabelecidos na Plataforma Transcendental de Amar Krishna



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Alguém pode dizer nesta reunião que não é servo de ninguém ou de nada? Ele deve ser, porque essa é a sua posição constitucional. Mas a dificuldade é que, servindo os nossos sentidos, não há solução para o problema, para as misérias. Por enquanto, posso satisfazer-me por ter tomado essa intoxicação, e sob o feitiço dessa intoxicação, posso pensar "Não sou servo de ninguém. Sou livre", mas isso é artificial. Assim que a alucinação se vai, ele chega ao ponto, novamente servo. Novamente servo.

Então esta é a nossa posição. Mas, porque essa luta existe? Estou a ser forçado a servir, mas não desejo servir. Qual é o ajuste? O ajuste é a consciência de Kṛṣṇa, se você se tornar servo de Kṛṣṇa, então a sua aspiração de se tornar mestre, e, ao mesmo tempo, a sua aspiração à liberdade é alcançada imediatamente. Assim como aqui, verá uma foto de Arjuna e Kṛṣṇa. Kṛṣṇa é o Senhor Supremo. Arjuna é uma entidade viva, um ser vivo, um ser humano, mas ele está apaixonado por Kṛṣṇa como amigo. E em troca do seu amor amigável, Kṛṣṇa tornou-se o seu motorista, o seu servo. Da mesma forma, se cada um de nós for restabelecido na plataforma transcendental de amar Kṛṣṇa, então a nossa aspiração de domínio será cumprida. Isso não é conhecido no momento, mas se concordarmos em servir a Kṛṣṇa, gradualmente, veremos que Kṛṣṇa está a servir-nos. Essa é uma questão de realização. Mas se queremos sair deste serviço deste mundo material, dos sentidos, então devemos transferir a nossa atitude de serviço para Kṛṣṇa. Isso é chamado de consciência de Kṛṣṇa.

kāmādīnāṁ kati na katidhā pālitā durnideśās
teṣāṁ mayi na karuṇā jātā na trapā nopaśāntiḥ
(utsṛjyaitān atha yadu-pate) sāmpratam aham labdha-buddhis
tvām āyātaḥ (śaraṇam abhayaṁ) niyuṅkṣvātma-dāsye
(CC Madhya 22.16)

Um devoto está a orar a Kṛṣṇa,"Por muito tempo, na minha vida, eu sirva os meus sentidos". Kāmādīnām. Kāma significa sentidos, luxúria. "Então, mesmo o que eu não deveria ter feito, pelo ditado da minha luxúria, eu fi-lo." A pessoa tem que fazer. Quando alguém é escravo ou servo, então ele é forçado a fazer algo que ele não gosta de fazer. Ele é forçado. Então aqui, um devoto está a admitir, "Eu fiz, ditado pela minha luxúria, algo que eu não deveria ter feito, mas já fiz ". Tudo bem, você já fez, está a servir aos seus sentidos. Está tudo bem. "Mas a dificuldade é que teṣāṁ karuṇā na jātā na trapā nopaśāntiḥ. Eu servi tanto, mas penso que eles não estão satisfeitos. Eles não estão satisfeitos. Essa é a minha dificuldade. Nem os sentidos estão satisfeitos, nem eu estou satisfeito, nem os sentidos são gentis o suficiente para me dar alívio, pausa do serviço. Essa é a minha posição. " Se eu tivesse visto isso, se tivéssemos sentido isso, "Servi durante muitos anos os meus sentidos, agora os meus sentidos estão satisfeitos ..." Não. Eles não estão satisfeitos. Ainda ditando. Ainda ditando. "Eu sou muito..." Obviamente, é muito natural, mas posso divulgar, aqui, que alguns dos meus alunos disseram que, numa idade avançada da sua mãe, ela vai se casar. Apenas veja. Ela tem filhos adultos. E alguém reclamou que a sua avó também se casou. Porquê? Apenas veja. Aos setenta e cinco anos, aos cinquenta, os sentidos ainda são tão fortes, que ela está a ser ditada: "Sim, você deve fazê-lo."