PT/Prabhupada 0261 - O Senhor e o devoto, estão no mesmo nível



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Prabhupāda: Agora, no seu país, esses rapazes estão a tentar pregar esse movimento de consciência de Kṛṣṇa. Portanto, o meu humilde pedido a todos vocês, é tentar entender essa sublime bênção da vida. Simplesmente cantando Hare Kṛṣṇa, gradualmente desenvolverá uma atitude de amor transcendental por Kṛṣṇa. E assim que começa a amar Kṛṣṇa, todos os seus problemas ... Isso significa que sentirá total satisfação. Problemas ou angústias são da mente. Um homem está a receber US $ 6000 por mês; um homem está a receber US $ 200 por mês. Mas eu vi um cavalheiro em Calcutá, ele estava a receber 6.000; ele cometeu suicídio. Cometeu suicídio. Porquê? Esse dinheiro não poderia dar-lhe satisfação. Ele estava a tentar ter outra coisa. Portanto, essa atmosfera material, ao ganhar uma grande quantia de dinheiro, nunca lhe dará satisfação, porque cada um de nós é servo dos sentidos. Esta plataforma de serviço dos sentidos deve ser transferida para a plataforma de serviço para Kṛṣṇa, e então você encontrará todos os problemas resolvidos.

Muito obrigado. (Os devotos oferecem reverências) Alguma pergunta?

Devoto: Prabhupāda, uma foto de Kṛṣṇa é absoluta, certo? Isso é Kṛṣṇa. A imagem de um devoto puro é absoluta da mesma maneira?

Prabhupāda: Foto de devoto?

Devoto: Um devoto puro.

Prabhupāda: Sim.

Devoto: É absoluto da mesma maneira que ...

Prabhupāda: Sim.

Devoto: Digamos que uma foto de Prahlāda Mahārāja e Lord Nṛsiṁha-deva também seja ... Prahlāda existe tanto quanto o Senhor Nṛsiṁha-deva.

Prabhupāda: Sim. O Senhor e o devoto, eles estão no mesmo status. Cada um deles. Senhor, o Seu nome, a Sua forma, a Sua qualidade, os Seus associados, a Sua parafernália. Tudo, eles são absolutos. Nāma guṇa rūpa līlā pari ... E passatempos. Assim como estamos a ouvir sobre Kṛṣṇa, isso não é diferente de Kṛṣṇa. Quando há o canto de Hare Kṛṣṇa, este Hare Kṛṣṇa, essa vibração, não é diferente de Kṛṣṇa. Tudo é absoluto. Portanto, o devoto puro de Kṛṣṇa não é diferente de Kṛṣṇa. Isso é simultaneamente um e diferente. Acintya-bhedābheda-tattva. Essa filosofia deve ser entendida, que Kṛṣṇa é a Pessoa Suprema enérgica, e tudo, o que vemos, o que experimentamos, são todas as diferentes energias de Kṛṣṇa. E a energia e o energético não podem ser separados. Portanto, eles estão todos na plataforma absoluta. Simplesmente quando é coberto por māyā ou ignorância, é diferente. Isso é tudo.