PT/Prabhupada 0263 - Se você adotou esta fórmula muito bem, então você continuará a Pregar



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Prabhupāda: Sim.

Madhudviṣa: Prabhupāda, o que exatamente foi predito pelo Senhor Caitanya quando Ele previu a Idade de Ouro de Kali, (indistinto) quando as pessoas entoariam o mantra Hare Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Sim. Pessoas ... Assim como agora estamos a pregar Hare Kṛṣṇa. No seu país não havia essa pregação. Por isso, enviamos os nossos alunos para a Europa, Alemanha e Londres - você também a espalhar. Dessa forma, são apenas as nossas atividades desde 1966 praticamente. Registramos a associação em 1966, e estamos em 68. Então, gradualmente, estamos nos espalhando. E, claro, eu sou velho. Eu posso morrer. Se adotou essa fórmula muito bem, continuará a pregar e ela poderá se espalhar por todo o mundo. Coisa muito simples. Simplesmente precisamos de um pouco de inteligência. Isso é tudo. Portanto, qualquer homem inteligente irá apreciar. Mas se alguém quer ser enganado, como ele pode ser salvo, se alguém quiser ser enganado? Então é muito difícil convencê-lo. Mas aqueles de coração aberto certamente aceitarão esse movimento agradável, a consciência de Kṛṣṇa. Sim.

Jaya-gopāla: Quando empregamos energia inferior, energia interna, a serviço de Kṛṣṇa, ela torna-se espiritualizada, não é?

Prabhupāda: Não. Quando você aplica a sua energia, ela não é mais material; é espiritual. Assim como quando o fio de cobre está em contacto com a eletricidade, ele não é mais de cobre; é elétrico. Portanto, servir a Kṛṣṇa significa que, assim que você se presta a serviço de Kṛṣṇa, você não é diferente de Kṛṣṇa. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā: māṁ ca 'vyabhicāreṇa bhakti-yogena yaḥ sevate. Esta mesma palavra, sevate. Sa guṇān samatītyaitān brahma-bhūyāya kalpate (BG 14.26). "Qualquer um que se dedique seriamente a Meu serviço, imediatamente ele se torna transcendental às qualidades materiais e está na plataforma de Brahman. " Brahma-bhūyāya kalpate. Então, quando você aplica a sua energia a serviço de Kṛṣṇa, você não pensa que a sua energia material está lá. Não. Assim como essas frutas. Esses frutos, pode-se pensar: "O que é isso, prasada? Essa fruta foi comprada, também comemos frutas em casa, e isso é prasāda? " Não. Como é oferecido a Kṛṣṇa, imediatamente não é mais material. O resultado? Você come prasāda de Kṛṣṇa e vê como está a progredir na consciência de Kṛṣṇa. Se o médico lhe der algum remédio e se você se curar, esse é o efeito do remédio. Outro exemplo é o modo como as coisas materiais se tornam espirituais. Um bom exemplo. Assim como: você bebeu uma grande quantidade de leite. Portanto, há algum distúrbio no seu intestino. Você vai a um médico. Pelo menos, de acordo com o sistema védico de ..., eles oferecerão uma preparação chamada iogurte. Isso é uma preparação de leite. Esse iogurte misturado com um pouco de remédio vai curar. Agora a sua doença foi causada pelo leite e também é curada pelo leite. Porquê? É dirigido pelo médico. Da mesma forma, tudo ... No sentido superior, não existe existência de matéria; é apenas ilusão. Assim como esta manhã, eu estava a dar o exemplo do sol e da névoa. O nevoeiro estava lá; o sol não podia ser visto. A pessoa tola dirá: "Não há sol. É simplesmente nevoeiro". Mas, a pessoa inteligente dirá: "O sol está lá, mas a neblina cobriu os nossos olhos. Não podemos ver o sol". Da mesma forma, na verdade, tudo sendo energia de Kṛṣṇa, não há nada material. Simplesmente a nossa, essa mentalidade de queremos dominar, isso é falsa ilusão. Isso está a cobrir o nosso relacionamento com Kṛṣṇa. Para que entenda gradualmente. Sevonmukhe hi jihvādau svayam eva sphuraty adaḥ (Brs. 1.2.234). À medida que avança na atitude de serviço, tudo será esclarecido, como a sua energia se tornou espiritualizada.