PT/Prabhupada 0264 - Maya também está a servir Krishna, mas não há agradecimentos



Lecture -- Seattle, September 27, 1968

Tamāla Kṛṣṇa: Māyā é uma devota pura? Māyā.

Prabhupāda: Devotos puros, não, eles não estão sob māyā.

Tamāla Kṛṣṇa: Não, não. Māyā, Māyādevī, é uma devota pura?

Prabhupāda: Sim, certamente. A força policial, eles não são servidores honestos do governo? Isso significa que se a força policial o tortura; portanto, eles são rejeitados como servidor do governo? A tarefa deles é uma tarefa ingrata, só isso. Da mesma forma, Māyā também está a servir Kṛṣṇa, mas não há agradecimentos. Essa é a diferença. Ela assumiu uma tarefa ingrata para punir as pessoas que não têm Deus, só isso. Então Māyā como é, não é que ela esteja fora de contacto com Kṛṣṇa. Vaiṣṇavī. No Caṇḍī, no livro de Māyā, afirma-se :"Vaiṣṇavī". Māyā é descrita como Vaiṣṇavī. Assim como o devoto puro é chamado Vaiṣṇava, ela também é descrita lá como Vaiṣṇavī.

Viṣṇujana: Como o senhor torna tudo o que diz tão simples de entender?

Prabhupāda: Porque toda a filosofia é muito simples. Deus é grande; você não é. Não afirme que você é Deus. Não afirme que Deus não existe. Existe Deus e Ele é grande, e você é pequeno. Então qual é a sua posição? Você tem que servir Kṛṣṇa. Esta é uma verdade simples. Portanto, essa atitude rebelde é chamada māyā. Qualquer um que declare: "Deus não existe. Deus está morto. Eu sou Deus, você é Deus". eles estão todos sob o feitiço de māyā. Piśācī pāile yena mati-cchanna haya. Assim como quando um homem é assombrado por fantasmas, ele fala todo o tipo de bobagem. Então, todas essas pessoas são assombradas por māyā e, portanto, estão a dizer: "Deus está morto. Eu sou Deus. Por que você está a buscar Deus em todos os lugares? Há tantos deuses vagando na rua. " Eles são todos assombrados por fantasmas, perturbados. Portanto, temos que curá-los com essa vibração transcendental, Hare Kṛṣṇa. Este é o único processo de cura. Simplesmente deixe-os ouvir e eles gradualmente serão curados. Tal como um homem que dorme muito, você chora ao lado da orelha e ele acorda. Portanto, este é o mantra para despertar a sociedade humana adormecida. Uttiṣṭha uttiṣṭhata jāgrata prāpya varān nibodhata. Os Vedas dizem: "Ó raça humana, por favor, levante-se. Não durma mais. Você tem essa oportunidade do corpo humano. Utilize-o. Saia das garras de māyā. " Esta é a declaração dos Vedas. Então, você está a fazer esse trabalho. Hare Kṛṣṇa, cante Hare Kṛṣṇa e eles serão ...

Devotos: Hare Kṛṣṇa!

Prabhupāda: Sim?

Jaya-gopāla: É o passado, presente e o futuro, no sentido material, um reflexo pervertido do mesmo ...

Prabhupāda: Sim, passado, futuro, presente estão de acordo com as diferentes categorias de relatividade. Essa é uma prova científica. O professor Einstein provou isso. Assim como o seu passado não é o passado de Brahmā. O seu presente não é o presente de uma formiga. Então passado, presente, futuro - o tempo é eterno. Está de acordo com as diferentes dimensões da relatividade corporal. O tempo é eterno. Como uma formiga pequena. Em vinte e quatro horas, ela tem vinte e quatro vezes o passado, o presente e o futuro. O sputnik, o sputnik russo, circulou em torno desta Terra uma hora, vinte e cinco minutos, ou algo assim. Quero dizer que eles rodaram a Terra vinte e cinco vezes. Isso significa que numa hora e vinte e cinco minutos, o homem do sputnik viu vinte e cinco vezes dia e noite. Portanto, na atmosfera superior, o passado e o presente são diferentes. Portanto, esse passado, presente e futuro são relativos de acordo com o seu corpo, de acordo com as circunstâncias. Na verdade, não há passado, presente, futuro. Tudo é eterno. Você é eterno, nityo śāśvato 'yaṁ na hanyate hanyamāne śarīre (BG 2.20). Você não morre. Portanto ... As pessoas não sabem: eu sou eterno. Qual é o meu compromisso eterno? Qual é a minha vida eterna? Eles são simplesmente cativados pela vida local: "Eu sou americano", "Eu sou indiano", "Eu sou isso", "Eu sou aquilo". Isso é tudo. Isso é ignorância. Portanto, é preciso procurar esse relacionamento eterno com Kṛṣṇa. Então ele será feliz. Obrigado.