PT/Prabhupada 0291 - Não desejo ser subordinado, não desejo me curvar - essa é a sua doença



Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupāda: Sim?

Jovem: O senhor pode explicar a subordinação novamente?

Tamāla Kṛṣṇa: Explique a subordinação novamente.

Prabhupāda: Subordinação, é simples. Você é subordinado. Não entende o que é subordinação? É muito difícil? Não está subordinado a alguém?

Jovem: Bem, sim, penso que poderia dizer que sim.

Prabhupāda: Sim. Você deve. Todos. Todos devem estar subordinados, em subordinação.

Jovem: Ou seja, no sentido espiritual, porém, não me sinto subordinado a ...

Prabhupāda: Primeiro de tudo entende o que é vida espiritual, então ... No sentido espiritual, você também é subordinado porque a sua natureza é subordinação. Espiritual, o que quer dizer com espiritual e material?

Jovem: Bem, o meu corpo está num local e tempo específicos e tudo isso (indistinto) Se tenho um emprego, sou subordinado ao meu chefe, mas o real, todo o meu ser, o meu ser real, o meu ser interior não ... Eu não penso que sou subordinado ao meu chefe. Eu penso que seríamos mais ou menos iguais. Num sentido temporário ...

Prabhupāda: Sim. Essa consciência é muito agradável, porque você está a sentir insatisfação por estar subordinado ao seu chefe. Não é?

Jovem: Não, isso não está certo.

Prabhupāda: Então?

Jovem: Eu não particularmente ...

Prabhupāda: Qualquer um.

Jovem: Eu não acho isso ... Falando sobre esse incidente específico, não é necessariamente verdade que eu ficaria com ciúmes desse homem porque ele está acima de mim. Mas sinto como seres que somos mais ou menos todos iguais. Quero dizer, sabe, é um tipo de filosofia que tenho. Eu não sinto que tenho que me curvar a ninguém e não sinto que alguém deva se curvar a mim.

Prabhupāda: Porquê? Porquê? Por que não se curvar? Porquê?

Jovem: Porque não sinto que lhe devo nada ou que ele me deve.

Prabhupāda: Então, essa é a doença. Somos forçados a nos curvar e pensamos,"Não gosto de curvar-me". Esta é a doença.

Jovem: Ele não me forçou a curvar-me.

Prabhupāda: Sim.

Jovem: Ele não me está a forçar a fazer nada. Eu só estou lá e ele está lá.

Prabhupāda: Não. Apenas tente entender. É uma pergunta muito boa. Você diz, "Eu não quero curvar-me". Não é?

Jovem: Isso é basicamente verdade, sim.

Prabhupāda: Sim. Porquê?

Jovem: Porque não me sinto inferior a ...

Prabhupāda: Essa é a doença. Você diagnosticou a sua própria doença. Essa é a doença do materialismo. Todo o mundo está a pensar, "Eu quero ser mestre. Eu não quero curvar-me." Todo o mundo está a pensar, não apenas você. Apenas tente, deixe-me terminar isso. Esta é a doença, doença material. Antes de tudo, tente entender. Não é sua doença ou a minha doença. A doença de todo o mundo é essa: "Porque devo curvar-me? Porque devo tornar-me subordinado? " Mas a natureza está a forçar-me a ficar subordinado. Agora, quem quer encontrar a morte? Porque as pessoas estão a morrer? Pode responder isso?

Jovem: Porque as pessoas estão a morrer?

Prabhupāda: Sim. Ninguém quer morrer.

Jovem: Eu pensei que era biológico ...

Prabhupāda: Apenas tente entender. Quem está aqui ... Isso significa força biológica. Você é subordinado à biologia. Então, por que diz que é independente?

Jovem: Bem, sinto que estou ...

Prabhupāda: Você está se sentindo de maneira errada. Esse é o meu ponto. Essa é a sua doença.

Jovem: Estou-me a sentir sozinho?

Prabhupāda: Sim, errado.

Jovem: Errado?

Prabhupāda: Sim. Você é subordinado. Deve ter que se curvar. Quando a morte está lá, não pode dizer: "Oh, eu não te obedeço". Portanto, você é subordinado.

Jovem: Sou subordinado a Deus, sim.

Prabhupāda: Não, não, não ... Esqueça Deus. Agora mesmo estamos a falar de bom senso.

Jovem: Kṛṣṇa ... eu não ...

Prabhupāda: Não. Não fale de Kṛṣṇa. Isso está longe. Apenas tente entender que não quer morrer. Porque é forçado a morrer? Jovem: Por que sou forçado a morrer?

Prabhupāda: Sim. Porque você é subordinado.

Jovem: Ah, sim.

Prabhupāda: Sim. Então entende a sua posição, que você é subordinado. Você não pode declarar, "Sou livre. Não sou subordinado". Se você deseja, "Eu não quero ser subordinado, não quero curvar-me", essa é a sua doença.

Jovem: O que quer que eu ... O que ...

Prabhupāda: Não, primeiro tente entender a sua doença. Em seguida, diagnosticaremos o seu medicamento.

Jovem: Estou-me a sentir errado, tudo bem, mas quem faço ou o quê ... Com o que exatamente eu me curvo, quero dizer ...

Prabhupāda: Está a curvar-se para todos. Está a curvar-se para a morte, está|a curvar para a doença, você está a acurvar-se para a velhice. Está a curvar-se perante tantas coisas. Você é forçado. E você ainda está a pensar, "Não posso curvar-me. Não gosto". Porque está a dizer "Eu não gosto", significa que está a ser forçado. Você tem que se curvar. Porque esquece a sua posição? Essa é a nossa doença. Portanto, o próximo processo é, "Estou a ser forçado a curvar-me". Agora temos que descobrir "Onde serei feliz mesmo curvando-me?" Isso é Kṛṣṇa. O seu baixar-se não será interrompido, porque você foi feito para isso. Mas se você se curvar ao representante de Kṛṣṇa e a Kṛṣṇa, você fica feliz. Teste isso. Você tem que se curvar. Se você não se curvar a Kṛṣṇa e ao seu representante, então, será forçado a se curvar perante outra coisa, māyā. Essa é a sua posição. Não pode estar livre em qualquer momento. Mas você vai se sentir ... Assim como uma criança, vinte e quatro horas está a curvar-se para os seus pais. Ela está feliz. Ela está feliz. A mãe diz: "Minha querida criança, por favor, desça, sente-se aqui". "Sim." Ela está feliz. Essa é a natureza. Simplesmente você precisa procurar onde deve se curvar, só isso. Isso é Kṛṣṇa. Não pode parar de se curvar, mas precisa ver onde deve se curvar. Isso é tudo. Se pensa artificialmente, "Não vou curvar-me a ninguém. Sou independente", então você sofre. Simplesmente tem que procurar o lugar apropriado onde deve se curvar. Isso é tudo. Tudo certo. Cantem.