PT/Prabhupada 0302 - As pessoas não estão dispostas a render-se



Lecture -- Seattle, October 2, 1968

Prabhupāda: Então, nós estamos a ler os Ensinamentos do Senhor Caitanya. Começamos a partir da nossa última reunião e leremos novamente. Você vai ler? Sim.

Tamāla Kṛṣṇa: Página vinte e nove, mas onde terminou o senhor de ler?

Prabhupāda: Leia em qualquer lugar, só isso. Sim.

Tamāla Kṛṣṇa: Ok. "No Bhagavad-gītā, somos informados de que a natureza constitucional da entidade individual é ser alma espiritual. Ela não é matéria. Portanto, como alma espiritual, ela é parte integrante da Alma Suprema, a Verdade Absoluta, a Personalidade de Deus. Também aprendemos que é dever da alma espiritual se render, pois, somente então ela poderá ser feliz. A última instrução do Bhagavad-gītā é que a alma espiritual deve se render completamente, perante a Alma Suprema, Kṛṣṇa, e dessa maneira realizar a felicidade. Aqui também o Senhor Caitanya está a responder às perguntas de Sanātana e repete a mesma verdade, mas sem lhe dar informações sobre a alma espiritual que já está descrita no Gītā. "

Prabhupāda: Sim. A questão é, qual é a posição constitucional da alma espiritual, isso é muito elaboradamente discutido no Śrīmad Bhagavad-gītā. Agora, a última instrução no Bhagavad-gītā, como Kṛṣṇa diz, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66). Ele instruiu a Arjuna todos os tipos de sistema de yoga, todo o tipo de processo ritualístico religioso, sacrifício e especulação filosófica, a posição constitucional deste corpo, posição constitucional da alma. Tudo Ele descreveu no Bhagavad-gītā. E finalmente Ele diz a Arjuna: "Meu querido Arjuna, porque você é meu amigo muito íntimo e querido, portanto, revelo-te a parte mais confidencial do conhecimento védico ". E o que é isso? "Você simplesmente se rende a Mim." Isso é tudo. As pessoas não estão inclinadas a se render; portanto, têm que aprender muitas coisas. Assim como uma criança, ela tem simplesmente um sentimento de rendição aos pais, e é feliz. Não há necessidade de aprender filosofia, como viver muito feliz. A criança é completamente dependente dos cuidados dos pais e é feliz. Filosofia simples. Mas porque avançamos na civilização, no conhecimento, portanto, queremos entender essa filosofia simples em tantos malabarismos de palavras. Isso é tudo. Então, se quer aprender a fazer malabarismos com palavras, esse movimento de consciência de Kṛṣṇa não está a faltar. Temos volumes de livros de filosofia. Mas se você aceitar esse processo simples, temos que ... Deus é grande e somos parte integrante; portanto, o meu dever é servir e render-me a Deus. Isso é tudo. Então Caitanya Mahāprabhu, sem discutir toda a posição constitucional, filosofia, conhecimento, e tantas outras coisas, sistema de yoga, Ele imediatamente começa a posição constitucional da entidade viva é servir ao todo supremo. Isso é ... Esse é o começo dos ensinamentos de Caitanya Mahāprabhu. Isso significa que onde os ensinamentos do Bhagavad-gītā terminaram, Caitanya Mahāprabhu começa a partir dessa posição.

Prabhupāda: Sim. Continue.

Tamāla Kṛṣṇa: "Ele começa no ponto em que Kṛṣṇa terminou a sua instrução. Os grandes devotos aceitam que o Senhor Caitanya é o próprio Kṛṣṇa, e a partir do ponto em que Ele terminou a sua instrução no Gītā, ele agora começa a sua instrução novamente para Sanātana. O Senhor disse a Sanātana: 'A sua posição constitucional é que você é pura alma vivente. Esse corpo material não é a identidade do seu Eu real, nem a sua mente é a sua identidade real, nem a sua inteligência, nem o falso ego é a verdadeira identidade do Eu. A sua identidade é que você é o eterno servo do Supremo Senhor Kṛṣṇa. '"

Prabhupāda: Agora, aqui estão alguns pontos importantes, na nossa auto-realização, aqueles que estão grosseiramente na plataforma material, eles pensam que, este corpo, "Eu sou este corpo". Eu sou esse corpo, corpo significa os sentidos. Portanto, a minha satisfação significa a satisfação dos sentidos - gratificação dos sentidos. Essa é a forma mais grosseira de auto-realização. Esse corpo também é Eu. O corpo é o Eu, a mente é o Eu e a alma também é o Eu. Eu, o sinónimo. O corpo, a mente e a alma, ambos são ... Três deles são chamados Eu. Agora, na fase mais grosseira da nossa vida, pensamos que esse corpo é o Eu. E num estágio mais subtil, pensamos que a mente e a inteligência são o Eu. Mas, na verdade, o Eu está além deste corpo, além dessa mente, além dessa inteligência. Essa é a posição. Aqueles que estão grosseiramente no conceito corporal de auto-realização são materialistas. E aqueles que estão no conceito de mente e inteligência são os filósofos e poetas. Eles estão a filosofar, ou nos dando alguma ideia em poesia, mas a sua conceção ainda está errada. Quando chega ao ponto da plataforma espiritual, é chamado serviço devocional. Isso está a ser explicado por Caitanya Mahāprabhu.